Alma? - Gail Carriger


Título: Alma?
Autora: Gail Carriger
Páginas: 308
Editora: Valentina
Classificação: +12
Alexia Tarabotti enfrenta uma série de atribulações sociais, quiproquós e saias justas (embora compridíssimas) em plena sociedade vitoriana. Em primeiro lugar, ela não tem alma. Em segundo, é solteirona e filha de italiano. Em terceiro, acaba sendo atacada sem a menor educação por um vampiro, o que foge a todas as regras de etiqueta. E agora? Pelo visto, tudo vai de mal a pior, pois a srta. Tarabotti mata sem querer o vampiro ― ocasião em que a Rainha Vitória envia o assustador Lorde Maccon (temperamental, bagunceiro, lindo de morrer e lobisomem) para investigar o ocorrido.Com vampiros inesperados aparecendo e os esperados desaparecendo, todos parecem achar que a srta. Tarabotti é a responsável. Será que ela conseguirá descobrir o que realmente está acontecendo na alta sociedade londrina? Será que seu dom de sem alma para anular poderes sobrenaturais acabará se revelando útil ou apenas constrangedor? No fim das contas, quem é o verdadeiro inimigo, e... será que vai ter torta de melado?

Alexia Tarabotti (ou só srta. Tarabotti) mora em Londres, onde humanos e seres sobrenaturais vivem em paz. Ela é preternatural: ao tocar em um ser sobrenatural, consegue anular seus poderes. Tudo isso porque Alexia não tem alma, já os seres sobrenaturais tem em excesso. Sendo tão rara, a srta. Tarabotti corre grande perigo. Com o desaparecimento inexplicável de vampiros e lobisomens na cidade, a moça começa a investigar o que está havendo e um perigo maior se esconde por trás de tais acontecimentos. Com a companhia do sedutor lobisomem, Lorde Maccon, dono de um sex appeal incrível, Alexia embarcará numa grande aventura, recheada de perigosos, descobertas e um amor até então desconhecido.

Alma? é o tipo de livro que ao olhar capa e sinopse o leitor pode presumir: Vampiros e lobisomens? Assunto mais que batido. E é verdade. Tais seres sobrenaturais já estão saturados no mundo literário e cinematográfico. E não é que, felizmente, Gail, apesar do tema clichê, conseguiu criar uma história parcialmente original e muito bem feita? O clima vitoriano já é um ponto positivo, com aquelas roupas pomposas, damas e cavalheiros da alta sociedade londrina do século XIX. Soma-se isso com personagens muito bem construídos, uma narrativa fluida, e um casal de tirar o fôlego e pronto, teremos o primeiro volume da série O Protetorado da Sombrinha.

A srta. Tarabotti é uma personagem louvável. Sarcástica, ácida e inteligente, tudo na medida certa. Em pouco mais de trezentas páginas, a autora conseguiu trabalhar a personalidade de cada personagem muito bem, sem perder o fio da meada do enredo. O Lorde Maccon, por exemplo, é encantador. O amor que surge entre ambos não é infundado, como nas histórias que a garota entra na escola nova, vê o cara bonito, se apaixona perdidamente. O sentimento que um nutre pelo outro é muito mais que isso, já que se conhecem há anos. E ainda há uma pitada de humor nas cenas mais quentes, conseguindo até arrancar algumas risadas de quem lê. Destaque também para o Lorde Akeldama, um vampiro que, pelo meu entendimento, é gay. É ótimo ver que cada vez mais personagens assim são colocados nos livros a fim de quebrar tabus e preconceitos.

Inserir um romance numa história sobrenatural quase sempre é um problema. Isto se deve ao fato de o autor acabar de perdendo na criação da protagonista, trazendo sempre aquela menina cheia de inseguranças e que entediam o leitor. Alexia e Lorde Maccon não são assim. É prazeroso ver como a relação deles é madura e natural, sem aquele amor à primeira vista que existem em livros teens. A ênfase que Gail deu no romance foi a quase mesma dada para o enredo, deixando tudo melhor ainda. O mistério que permeia a história não é tão tangível, mas instiga, sim, o leitor a ir até o fim para descobrir mais e mais.

Alma? é tudo que eu não esperei. Me surpreendi com o livro, pois pensava que não me agradaria. O steampunk presente lembra muito os filmes no estilo Sherlok Holmes. A única ressalva é sobre o final, que foi muito bem enlaçado, então existe uma dúvida sobre o que Gail trará na continuação. No mais, recomendo muito a leitura para quem quer sair da zona de conforto em estilo literário, pois a aventura de Alexia Tarabotti é incrível. 




# A série O Protetorado da Sombrinha conta com cinco livros. Em tradução livre os outros volumes terão possivelmente os seguintes títulos: Imutável, Inocente, Inoportuna, Sem Coração. 

29 comentários:

  1. Do jeito que você falou o livro parece ser realmente ótimo! Nunca li nada de steampunk e também acho que me tiraria da minha zona de conforto literária, mas quem sabe não vale à pena arriscar! Nunca li nada de lobisomens, só de vampiros, enfim, fiquei bem interessado no livro!
    Ótimo post!
    Abraços,
    Gabriel

    http://letrasdepijamas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu achei fantástica essa mistura de temas e gêneros feitas nesse livro. Sua resenha me deixou ainda mais curiosa para lê-lo. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  3. Acho que o motivo de nunca ter dado atenção ao livro foi a capa. Não sou fã dela, mas como não se deve julgar um livro pela capa, talvez me surpreenda também como pareceu ser surpreendido. Fora que o tempo em que a história acontece é totalmente atrativo, não acha? Parabéns pela resenha. - Felipe (A Hora do Livro)

    ResponderExcluir
  4. nossa, adorei essa capa *-* Pela sua resenha parece ser um livro muito bom e ainda se passa em Londres, realmente deve ser bom haha

    beijos! http://meuvicioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Lucas!

    Ótima resenha, como sempre. Seus argumentos me convenceram que, apesar da saturação do tema, o livro vale a pena. Adorei a ambientação do livro, pois acho um charme a época vitoriana. Também gostei muito do romance e já fiquei instigada. A capa está linda.

    Beijos

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Sua resenha me convenceu de que vale a pena ler, mas ainda tenho minhas dúvidas. Vampiros e lobisomens já me cansaram um pouco, ainda mais depois de ler o Garota Tempestade que é da mesma editora. O que acho interessante nessa trama é ela se passar no século XIX, isso desperta a minha curiosidade.

    Beijos, Raquel.
    Viajando com Livros.

    ResponderExcluir
  7. Ainda estou em duvida a respeito desse livro. Apesar de só ler resenhas positivas sobre ele, não me chamou muito a atenção. Quem sabe em uma promoção eu compro, mas no momento eu não quero.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu preciso desse livro!

    Capotei de rir aqui já na sinopse (torta de melado?). E com a sua resenha realmente acho que vou gostar. Especialmente por ter um romance bem trabalhado, me irrita muito aqueles amores "te-amo-eternamente-porque-trocamos-um-olhar", acabo não crendo neles.

    Té mais...
    http://bmelo42.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Há alguns dias li a sinopse de Alma?, e o enredo me pareceu original e interessante. Sim, apesar de ser uma história com vampiros e lobisomens. Estou com trauma deles! E sua resenha me mostrou que não vou me arrepender de lê-lo. :)

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Lucas! Gail conseguiu mesmo trabalhar um tema batido de forma única, o casal convence, o romance diverte, é quente sem ser vulgar e ainda temos todo o mistério do enredo que dá um clima muito interessante. Lorde Akeldama foi o plus, que vampiro estiloso.
    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  11. Lucas esse é meu sonho de consumo literário no momento(estou esperando baixar um pouco o preço, ele é bem salgadinho), estou encantada com a história, e minha maior curiosidade é entender como seres humanos convivem bem com os vampiros e lobisomens, e entender o porque de 'Protetorado da Sombrinha'.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  12. Aiii que coisa linda, dá vontade de bater palmas pra sua resenha *-*
    Ao ver a capa e a proposta eu também tinha ficado com pé atrás. Realmente as criaturas sobrenaturais especialmente vampiros e lobisomens já estão ficando meio batidas demais nas histórias. E agora tem essa coisa de zumbis e fim do mundo. Enfim, é bom encontrar um livro diferente, que consiga surpreender mesmo com um tema desses. Ah, e eu adoroooo essa capa!

    (desconstruindoaspalavras.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
  13. Oi Lucas,
    Eu sempre quis ler esse livro, desde que ele foi lançado por aqui. Mas até agora eu tinha evitado ler qualquer resenha. Li a sua e fiquei com mais vontade ainda. Eu sou apaixonado por esse visual steampunk. Eu fiquei com o pé atrás por se tratar de vampiros e lobisomens, mas pelo que você descreveu o fato deles serem o que são não tem tanta importância em si, poderia sem fadas ou quaisquer outros seres sobrenaturais. É legal quando o autor consegue ir além do rótulo do seu personagem.
    A única coisa que me desanimou foi o fato de ser uma série de 05 livros, eu gosto mais das trilogias, rsrs... Isso porque são muitas séries para acompanhar. Mas acho que vou dar uma chance para essa sim.

    Beijos
    Ademar Júnior
    http://coolturalblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  14. amei seu blog e estou seguindo com certeza beijos
    adorotechica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Acho a capa linda, estou muito ansiosa para ler esse livro. *-*
    Editora Valentina está arrasando nos lançamentos. < 3
    bjs
    apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Necessito desse livro! De cara já me apaixonei. Adorei a resenha, o blog e tudo. Seguindo.
    cronicasdeumlunatico.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Lucas!
    Eu comecei a ler Alma? mas a leitura não engrenou. Tentei sair das primeiras páginas, mas cadê que eu consegui ir além? :(
    Espero que mais pra frente eu consiga recomeçar a leitura e quem sabe curtir tanto quanto você.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  18. Adorei a resenha :) Depois da explosão de romances adolescentes água com açúcar, têm sido bastante difícil encontrar boas tramas sobrenaturais por aí. Mas Alma? (que já tem muito humor só na sinopse) parece ser uma alternativa perfeitamente viável, sobretudo com o elemento steampunk, que só recentemente conseguiu uma atenção forte da mídia. Posso afirmar que o livro está em minha lista de desejos!

    Beijos!
    Clara
    labsandtags.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Estou tão curiosa a respeito desse livro, acho que vai ser uma das minhas próximas aquisições.
    Não estou numa vibe muito sobrenatural, mas sua resenha me deixou bem curiosa :)

    Beijos,
    www.segredosentreamigas.com/

    ResponderExcluir
  20. Oi!
    Havia lido poucas resenha do livro, mas ainda não tinha ficado conquistada por ele.
    Agora, depois de ler sua resenha, já estou colocando ele nos meus desejados lá do skoob. rs

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi Lucas!
    Adorei a resenha de Alma?, super bem escrita e deu pra entender um pouco mais da história, inclusive fiquei até mais interessada do que já estava.
    Confesso que sou dessas que quando vejo uma capa que eu não gosto muito, já acho que não vá gostar muito do livro, e foi isso o que aconteceu com Alma?, eu só consegui me interessar de verdade depois de ler muitas resenhas.
    Quando li na sinopse que envolvia vampiros e lobisomens eu achei que fosse mais uma história sobrenatural como outras, mas já vi que é o oposto... em uma época diferente, com uma personagem principal interessante, com personalidade, e um romance natural, sem ser aquela coisa forçada de amor a primeira vista que sempre tem em livros com o tema sobrenatural! Acho que se eu ler vou curtir demais também!

    Beijos.
    Vícios em Três.

    ResponderExcluir
  22. Tem saido bastante coisa sobre esse livro. Mas por mais que a grande maioria das criticas tenha sido positiva, ele nao me atraiu tanto sabe? Nao é do tipo que quero correr pra livraria e comprar. Vai ficar pra depois! Mas a resenha está otima!

    Beijokas
    escolhasliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Alma é um dos meu desejos e eu me interessei por este livro de cara. A capa é linda e a história parece muito bem feita.
    Adorei sua resenha.
    Beijo

    ResponderExcluir
  24. Oiee

    Como sempre suas resenhas muito boas ... :D

    Adoro livros assim e amei a capa do livro quero muito ler.

    Beijos

    livrosechocolatequente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Que capa maravilhosa, já gostei começando por ela. Depois de ler a sua resenha e ver que a personagem principal tem como caracteristica ser sarcarstica, nossa, só aumentou minha vontade de ler o livro.
    Adorei a idéia da garota não ter alma, super interessante.

    Beijão
    Sun Rises Here

    ResponderExcluir
  26. Londres, ai deus, era pra onde eu iria se a CAPES não tivesse feito merda, mas tudo bem, vamos a resenha.

    Confesso que pensei nos seres sobrenaturais e deu uma preguicinha, nunca fui muito apegado, sabe. Livros com meninas que entendiam o leitor, então, vishe, quero distância (mentira que a Katniss me deixa entediado mas eu terminei de ler jogos vorazes mesmo assim). No mais, só leria o livro porque você falou muito bem dele.

    Um abraço.
    http://oepitafio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Esse livro foi uma surpresa muito agradável. Tinha certo receio em relação a leitura, mas a leitura foi muito mais interessante do que poderia esperar, por isso posso dizer que é um grande destaque do ano até então.
    Concordo com cada uma das suas palavras e já estou aguardando ansiosamente pelo próximo livro.

    Abraços!
    Ricardo - www.blogovershock.com.br

    ResponderExcluir
  28. Oi Lucas!

    Ganhei esse livro em uma promoção em um blog (e acho que chegou em meu novo endereço), e não vejo a hora de ler! O estilo é bem diferente do que estou acostumada, e tenho muita curiosidade para lê-lo, espero não me decepcionar.

    Beijos.

    Da Imaginação a Escrita

    ResponderExcluir
  29. Opa, ponto de vista interessante este seu. Estou curiosa pra ver mais sobre o tal steampunk :}

    Bjs

    Raquel
    www.pipocamusical.com.br

    ResponderExcluir

Olá :D
Espaço reservado para comentários.
Ofensas serão excluídas.
Tem um blog? Deixe o link no final do comentário.
Obrigado!