Cidade dos Ossos #1 - Cassandra Clare


Título: Cidade Dos Ossos
Autora: Cassandra Clare
Páginas: 460
Editora: Galera Record
Classificação+12

Um mundo oculto está prestes a ser revelado... Quando a jovem Clary decide ir para Nova York se divertir numa discoteca, ela nuca poderia imaginar que testemunharia um assassinato - muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece no ar e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer... Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria.


Finalmente li esse bendito livro. Depois de empurrar a leitura por meses e meses não tive como adiar mais, já que o filme está logo aí e não quero perder a oportunidade de vê-lo nos cinemas. Hoje não será uma resenha propriamente dita, e sim uma impressão, sem se atentar a resumo do livro e coisas que a maioria já sabe. 

A personagem principal não é odiável (milagres acontecem). Depois de presenciar o assassinato do garoto na boate Pandemônio, ela vai para o Instituto na companhia de Alec, Isabelle e Jace. A partir daí o mistério começa a surgir e criar uma atmosfera de suspense em torno do livro.

A narrativa da Cassandra Clare não é algo excepcional. Em diversos momentos me perguntei onde ela achou metáforas como "Aquilo doía, como morder com um dente quebrado". Oi? Existem outras semelhantes a essa, o que acabou por empobrecer um pouco a narrativa. 

O mais engraçado foi que o Jace se acha demais e imaginei, no decorrer da leitura, o ator que o fará no filme (que é bem "exótico", diga-se de passagem). Uma das falas de Clary foi "Você não acha que modéstia é um traço atraente?", e ele respondeu "Isso é coisa de gente feia". Confesso que cai na gargalhada quando li isso. O Jace do livro não fazia ideia de quem seria o Jace dos cinemas. hehe

Comparar é inevitável, já que essa série surgiu através de fics de Harry Potter. O universo é semelhante e remete muito ao que a JK criou. Apesar de não ter lido a saga do bruxinho, pude comparar apenas tendo assistido aos filmes. Os trouxas de HP se tornaram mundanos no mundo de Cassandra e até mesmo o fogo esverdeado da história de Harry é encontrado nesse livro, mesmo que não desempenhando a mesma função.

Cidade Dos Ossos não é surpreendente, mas proporciona uma boa leitura. Me diverti com a personalidade de alguns personagens, creio que a série não traz algo totalmente original e, sim, uma releitura do que já existe no mundo da literatura. Agora é ver o filme e me aventurar nos próximos livros.

17 comentários:

  1. Eu estou um pouco de dúvida se leio essa saga ou não. E pela sua resenha, tive a impressão de que não fará mal se eu deixá-la passar. Não fazia ideia de que tinha surgido com fan-fics de Harry Potter. Estou lendo a saga de Rowlings pela primeira vez, estou atualmente no 5º livro.É uma excepcional, mas confesso ter medo de fan-fics. :/

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. OOOOOOOOOOOOi, passei para avisar que eu te marquei em uma tag no meu blog, corre la para dar uma olhada: http://eaimarry.blogspot.com.br/2013/07/tag-sete-pecados-capitais-da-leitura.html
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá Lucas!
    Menina eu ri com essa sua "resenha"! Coitado do Jace do livro!
    Assim que comecei a ler, me perdia na leitura e ficava me perguntando sobre a narrativa! Sem dúvida, logo no inicio eu já tinha percebido certa "semelhança" com o mundo de Harry Potter e confesso que isso não me animou, estava procurando uma leitura diferente e me deparo com isso!! Estou curiosa com o filme e com a continuação da série, apesar de não estar tãão animada assim!!

    Beijinhos,
    lovesbooksandcupcakes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. "Isso é coisa de gente feia" o ator não é lá muito bonito rsrsr ah se o pobre Jace do livro soubesse o que o esperava nas telas do cinema garanto que ele não teria concordado nadinha com essa adaptação.
    Eu li o livro lá na época do lançamento, e sabe a confusão que teve no evento hj por causa das edições? então, meu primeiro volume já era o mais pobrinho... :`(
    bjos
    Pah
    dicalivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. esculto muitas resenhas positivas desse livro estou ansioso para ler
    http://livroazuis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oie :)

    Aleluuuia alguém não adorooou esse livro hahahaha, cara acredita que eu não sabia que era uma fic de Hp ? tem o pó de fluor u.uu !!!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu gosto muito dessa saga. E achei o final bem surpreendente (digo, se fosse uma novela mexicana ou nacional, totalmente esperado, mas pra livro americano...). Pois é, aquele ator que escolheram pro Jace é horroroso.

    Té mais...
    http://bmelo42.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Lucas, adorei a resenha!
    Já li a Cidade dos Ossos e confesso que ficou um pouco a desejar, não foi um dos meus livros favoritos, mas também não pode ser considerado horrível hehehe(pessoa exigente aqui '-')

    Beeijo,
    http://osnarnianos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Quero ver esse filme antes de ler o livro (não sei porque mas gosto de fazer isso... rsrs). Até hoje eu também não li nenhum livro da Cassandra Clare. (Apesar de ser muito apaixonada pelas capas. Elas são muito lindas! quero todos da coleção!).
    O trailer só filme me interessou. Agora é só esperar! ^^

    Beijussss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu comprei esses livros pela capa. E não me arrependi. Não é excepcional, mas gostei bastante da leitura. Sem falar no Jace, que me apaixonei por ele hehehehe

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. li o livro logo que lançou e não gostei muito não :S
    estou curiosa para ver o filme, tomara que me agrade :P

    ResponderExcluir
  12. Não sou fã de anjos, mas preciso ler logo esses livros da Cassandra. Todo mundo fala, todo mundo lê e eu fico boiando, haha.

    Beijos,
    www.segredosentreamigas.com/

    ResponderExcluir
  13. Como não rir lendo a resenha? Tadinho do Jamie hahaha' Só vim a saber que era fanfic de Harry Potter depois de ter lido o livro então não captei muitas semelhanças. Gosto bastante da série, ansiosa pelo filme <3

    Ótima resenha!

    Beijo:*
    Naty.

    ResponderExcluir
  14. Tenho que ler este livro, para acompanhar
    o filme. Espero não me arrepender. Adorei a resenha.
    Ansioso pelo filme?

    bjs

    Love Books

    ResponderExcluir
  15. Já li este livro e confesso que gostei muuuito.
    Nao foi o melhor que já li, mas eu gostei de vários personagens e de o enredo ser totalmente original :D
    Beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Ai não! Eu não gostei desse livro ;/
    Sei lá eu vou continuar a ler porque todo mundo fala que depois ele melhora. Mas sinceramente só gostei da narrativa da autora, mas o enredo é lerdo demais e o final foi uma tosqueira, apesar de saber que o final é totalmente uma mentira.
    Beijos,

    Lendo & Esmaltando

    ResponderExcluir
  17. Estou com uma voltade imensa de ler esse livro e tomara que eu goste dele. Tenho que lê-lo antes de o filme sair nos cinemas.:)

    http://www.garotasliterais.com/

    ResponderExcluir

Olá :D
Espaço reservado para comentários.
Ofensas serão excluídas.
Tem um blog? Deixe o link no final do comentário.
Obrigado!