Sem Roteiro: Editoração


Oi, galera. Hoje trouxe um pouco a respeito da carreira que quero seguir. Espero que vocês gostem.

Eu, como bookahoolic assumida, passei por diferentes escolhas de carreira durante minha vida acadêmica. Já quis ser professora, jogadora profissional, nutricionista, presidente, enfim... uma escolha mais nada a ver do que a outra. E foi aí que eu comecei a pensar: o que eu poderia fazer para, finalmente, escolher uma profissão? Todos que palestram para jovens dizem que devemos escolher algo que gostamos. E o que eu mais gosto de fazer é ler. Então, o que?, iria virar leitora profissional? Não. Jornalismo, então? Não... Bom, eu gosto de livros, por quê não trabalhar com isso? Sim! Trabalharei com livros. Foi então que comecei a pesquisar e percebi que existe um mundo de possibilidades dentro de uma editora. 


Por meio da carreira de editoração, percebi que seria responsável pelo segundo processo mais importante da produção de um livro. O primeiro sendo a escrita e o segundo a preparação desse material para ser distribuído ao público. 

Segundo o site InfoEscola, 
o trabalho de um editor consiste em adaptar textos jornalísticos, publicitários ou técnicos à base mais adequada – vídeo, DVD, livro, site – e neste formato lançá-lo ou propagá-lo em um determinado transmissor midiático. Editorar é, portanto, administrar o processo de divulgação das obras de natureza periódica e as eventuais, tais como literatura, revistas, cadernos, panfletos, entre outros. Atualmente o trabalho editorial engloba igualmente todo tipo de impressos e objetos eletrônicos, por exemplo, CDs, fitas, websites e CD-Roms.
O editor lida com os aspectos temáticos e formais de uma obra, desde a escolha do original até a recepção do produto final pelo leitor. Assim, unem-se neste esforço editores de arte e de texto (seleção de originais e trabalho na diagramação), designers gráficos (projeto de capa e interior), webdesigners (divulgação pelas redes sociais), revisores, tradutores, profissionais de marketing e produtores (uma editora ganhando vida) que examinam criteriosamente se o lançamento deste produto é realmente apropriado para o mercado e o contexto que se têm em vista, além de escolherem a melhor maneira de divulgá-lo.

Existem três faculdades que oferecem o curso no Brasil: 
  • Universidade de São Paulo com Editoração da Escola de Comunicações e Artes;
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro e Anhembi Morumbi com Produção Editorial.
Devido à baixa quantidade de alunos formados nesse curso e a alta oferta de trabalho no mercado editorial, muitos trabalhos editoriais acabam sendo feitos por profissionais graduados em outros cursos, como jornalismo, biblioteconomia, design gráfico, publicidade, letras, etc. Porém, as editoras já estão sendo mais exigentes e empregando profissionais formados em Editoração ou Produção Editorial. Pois o perfil de um profissional da área é mais específico, é indispensável que ele apresente uma boa formação cultural e intelectual, amplo conhecimento geral, além de revelar uma grande paixão pela leitura e pela escrita, pois ele se ocupará essencialmente do texto, seu principal instrumento de trabalho.

E convenhamos, o que não falta em nós é uma "grande paixão" pelos livros. Então, está aqui a minha singela contribuição para aqueles que ainda podem estar indecisos ou que queriam saber mais sobre esse curso tão lindo. Para quem estiver interessado, recentemente foram lançadas as relações aluno/vaga do vestibular da FUVEST 2014 e Editoração chegou à 20 alunos por vaga, com 15 vagas oferecidas... São poucas por ser um curso que exige laboratórios científicos e a ECA não tem fama de ser bem tratada. Mas o que nós não fazemos por amor?

No entanto, a concorrência pode diminuir, pois existem profissionais com uma maior inclinação para o setor gráfico. Ou seja, eles podem optar pela elaboração de páginas na Internet, pelo trabalho de criação visual em livros infantis, ou pela produção de capas, por exemplo. Outro espaço promissor é o de marketing editorial, no qual o trabalhador reflete se as condições do mercado são apropriadas para a recepção de uma obra, se ela é ou não passível de ser vendida em um determinado contexto, se há público para ela, como inserir este produto no mercado, além de traçar planos para sua publicidade e venda.

Resumidamente, editorar é fazer isso que eu acabei de fazer (só que não): escolher originais e trabalhá-los para atender às expectativas de um público específico. 

Fonte I
Fonte II
Fonte III

8 comentários:

  1. Iza, conhecia pouco sobre essa profissão, mas sem dúvida é super interessante! Adorei o post...

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  2. Flor, você escolheu uma carreira maravilhosa. Que sonho trabalhar com livros! *--* espero que você tenha muito sucesso!

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Muito bom! Não sabia a maioria das coisas que você colocou no post sobre essa profissão. Adorei. Se não amasse tanto fotografia eu até seguiria editoração...

    BLOG: NAHBOA?!
    FANPAGE: NAHBOA?!
    TWITTER: NAHBOA?!

    ResponderExcluir
  4. Ai, que sonho! Ótima escolha! Vai fundo!

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post, bem informativo. E me fez pensar um pouco sobre o que fazer da minha vida.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Cara, que bom que você descobriu o que quer fazer. Eu demorei muito pra descobrir o que quero fazer dentro da área de Letras. Tradução literária :D
    Boa sorte com o futuro e LOVE BOOKS

    ResponderExcluir
  7. Oi Iza, simplesmente amei seu post, depois de muito pensar, também adoraria poder fazer produção editorial e trabalhar com o que mais amo, livros. Pena que o foco todo desta área resume-se ao pólo RJ-SP, e eu estou muito longe, não tenho condições de me mudar e investir numa faculdade numa dessas cidades. Se tivesse onde moro, não pensaria duas vezes. Boa sorte na sua carreira. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Flor, adorei esse post, muto esclarecedor, a um tempo já vinha pensando em trabalhar no meio de livros, já que não me vejo em outra coisa, já pensei em ser bibliotecária, já tentei trabalhar em uma livraria enfim, tudo para ficar perto dos livros!
    Estou doida para começar a minha faculdade em letras, quero trabalhar como tradutora e tal! Adorei saber mais sobre essa área da editoração! Parabéns pelo post!!

    Beijos,
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br/2013/11/resenha-eu-alex-cross-james-patterson.html

    ResponderExcluir

Olá :D
Espaço reservado para comentários.
Ofensas serão excluídas.
Tem um blog? Deixe o link no final do comentário.
Obrigado!