A Garota Que Você Deixou Para Trás - Jojo Moyes

Título: A Garota Que Você Deixou Para Trás
Autora: Jojo Moyes
Páginas: 379
Editora: Intrínseca
Gênero: Romance

Durante a Primeira Guerra Mundial, o jovem pintor francês Édouard Lefèvre é obrigado a se separar de sua esposa, Sophie, para lutar no front. Vivendo com os irmãos e os sobrinhos em sua pequena cidade natal, agora ocupada pelos soldados alemães, Sophie apega-se às lembranças do marido admirando um retrato seu pintado por Édouard. Quando o quadro chama a atenção do novo comandante alemão, Sophie arrisca tudo — a família, a reputação e a vida — na esperança de rever Édouard, agora prisioneiro de guerra. Quase um século depois, na Londres dos anos 2000, a jovem viúva Liv Halston mora sozinha numa moderna casa com paredes de vidro. Ocupando lugar de destaque, um retrato de uma bela jovem, presente do seu marido pouco antes de sua morte prematura, a mantém ligada ao passado. Quando Liv finalmente parece disposta a voltar à vida, um encontro inesperado vai revelar o verdadeiro valor daquela pintura e sua tumultuada trajetória. Ao mergulhar na história da garota do quadro, Liv vê, mais uma vez, sua própria vida virar de cabeça para baixo. Tecido com habilidade, A garota que você deixou para trás alterna momentos tristes e alegres, sem descuidar dos meandros das grandes histórias de amor e da delicadeza dos finais felizes.

Duas mulheres separadas por um século de distância; duas histórias com uma forte ligação. Sophie Lefèvre, uma dama que vive no século XX, na Primeira Guerra Mundial, luta para suportar a distância que a separa do marido que está lutando pela França. Em Londres, 2006, Liv vive a perda do marido David e tenta, quase sem forças, ter uma rotina normal. Um século de diferença as separa, mas Liv tem algo que a une à história de luta e esperança de Sophie.

Quando li A última carta de amor fiquei apaixonado pela Jojo. Como eu era antes de você foi igualmente belo e tocante. O anúncio feito pela Intrínseca para o lançamento de A garota que você deixou para trás me deixou muito animado. A premissa do livro é ótima, mas o conteúdo é fraco demais e até agora me questiono onde está a técnica perfeita de escrita e estruturação que vi nos outras histórias de Moyes.

Em suas outras obras há uma presença forte de romances arrebatadores. Sim, me emocionei bastante com os dois livros citados acima. Só que me frustrei muito por não encontrar algo semelhante na história de Liv e Sophie. Liv tem um romance meia-boca com Paul. Faltou amor, falou química, faltou tudo. Foi muito forçado e me irritei profundamente. O casal se conhece, tem um momento íntimo, se separaram e no final o desfecho é dado aos dois de maneira pouco criativa. O romance foi superficial e muito mal trabalhado.

Sophie, a personagem do passado, tem também sua história digna de novela da tarde do SBT. Sua vida é contada a partir da desgraça que se abateu sobre a França na Primeira Guerra. Ok, até ai tudo certo. Quem leu "A última carta de amor" se lembra como Jojo intercalava bem duas tramas? Isso se perdeu. A autora usou umas partes, no máximo quatro, para contar o que houve com Sophie Lefèvre. Não senti aprofundamento. Foi tudo mecânico, superficial ao extremo. 

Para piorar tudo, o X da questão de A garota que você deixou para trás é muito, muito bobo. Pode ter sido falta de sensibilidade da minha parte? Não sei. A única certeza que tenho é que esse livro está longe de ser um romance. Os personagens do presente ficam focados em algo tão desnecessário que chega a dar nos nervos. Creio que a intenção de Jojo Moyes era mostrar a força que devemos ter para seguir em frente após uma perda, mas tudo foi ofuscado por diversos pontos negativos. O final não foi capaz de arrancar nem sequer um suspiro meu.

Essa foi a primeira decepção de 2014 e infelizmente com a romancista que eu mais aprecio. Quando vi várias resenhas negativas no Good Reads, preferi pensar que eram pessoas que não gostam do gênero. Me enganei. A garota que você deixou para trás não é bom. A capa muito semelhante ao último publicado pela Intrínseca pode ajudar nas vendas, mas a história não tem todo esse potencial.

9 comentários:

  1. Oiee

    Poxa que pena que você nao gostou do livro eu estava com muitas expectativas para ler agora com sua resenha me desanimou um pouco:(

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  2. Poxa! Adorei os dois primeiros livros da Jojo, muito triste saber que este não chegou a perfeição dos outros. Até desanimei de ler...

    http://leioimagino.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nossa Lucas, estou chocada! Está certo que não dei 5 estrelas para o livro, mas achei ele tão belo, delicado e profundo. Na verdade ele não é um romance, mas sim um drama. A Jojo foi fantástica nos relatos acerca da primeira guerra mundial, da dificuldade das mulheres e crianças que ficaram para trás, dos roubos e violações por parte dos alemães. O foco da história não foi o quadro nem a disputa do quadro, mas sim, a história de duas mulheres que mesmo separadas por anos lutam pela reconstrução das suas vidas da melhor forma que podem. Ele traz reflexões acerca de quem nós somos e em quem nos transformamos após violências, perdas e traumas e, principalmente, aborda a esperança e o otimismo que no fundo habita cada um de nós. De qualquer forma, é como você disse, talvez, por algum motivo, ele não tenha te tocado. Uma pena, porque acho a escrita da Jojo extraordinária, além do que os temas que ela aborda são sempre inusitados e ousados. Entendo perfeitamente a sua posição, só fico triste pelo ocorrido.. hehe Mas faz parte. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois achei que ela não foi feliz ao falar da Primeira Guerra. Não me emocionei nadinha com as descrições e situações dela :/
      Beijos, Mi.

      Excluir
  4. A capa é linda, mas eu não gosto muito de livros tristes, e ainda lendo a sua resenha, é certeza que eu não vou ler rsrs

    https://cheirinhodolivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Lucas! Podia ter comentado em qualquer postagem, mas quando vi sua resenha com duas estrelas, eu tive que conferir. Ainda não li nada da autora, e por incrível que pareça esse livro não me chama atenção ou me faz desejar comprá-lo. Gostei da sua resenha, demonstrando sinceridade, pois esse é um livro bastante desejado pelos leitores.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Ainda não li nada da autora, mas quero muito ler os dois títulos que você citou. Uma pena que esse tenha sido uma decepção.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu estou realmente muito surpresa, pois até eu esperava bastante desse livro, principalmente por que a autora é tão bem falada, mas vejo que infelizmente, um pouco da magia dela se perdeu. Talvez a autora não tenha conseguido o mesmo feito com esse livro, talvez era uma fase ruim dela, e é uma pena que A garota que você deixou para trás, tenha sido tão fraco.

    Beijos.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  8. Nossa esse post ficou super legal, adorei! Parabéns.
    Estou voltando a postar no blog, dá uma passadinha lá e confere! Beijos & Abraços!!!

    http://variedadesnews.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá :D
Espaço reservado para comentários.
Ofensas serão excluídas.
Tem um blog? Deixe o link no final do comentário.
Obrigado!