Resenha: Legend

Título: Legend
Autora: Marie Lu
Páginas: 250
Editora: Prumo
Classificação+12

A Verdade Se Tornará Lenda - Ambientado na cidade de Los Angeles em 2130 D.C., na atual República da América, conta a história de um rapaz – o criminoso mais procurado do país – e de uma jovem – a pupila mais promissora da República –, cujos caminhos se cruzam quando o irmão desta é assassinado e a ela cabe a tarefa de capturar o responsável pelo crime. No entanto, a verdade que os dois desvendarão se tornará uma lenda. O que outrora foi o oeste dos Estados Unidos é agora o lar da República, uma nação eternamente em guerra com seus vizinhos. Nascida em uma família de elite em um dos mais ricos setores da República, June é uma garota prodígio de 15 anos que está sendo preparada para o sucesso nos mais altos círculos militares da República. Nascido nas favelas, Day, de 15 anos, é o criminoso mais procurado do país; porém, suas motivações parecem não ser tão mal-intencionadas assim. De mundos diferentes, June e Day não têm motivos para se cruzarem – até o dia em que o irmão de June, Metias, é assassinado e Day se torna o principal suspeito. Preso num grande jogo de gato e rato, Day luta pela sobrevivência da sua família, enquanto June procura vingar a morte de Metias. Mas, em uma chocante reviravolta, os dois descobrem a verdade sobre o que realmente os uniu e sobre até onde seu país irá para manter seus segredos.


Em uma Los Angeles futurista, uma praga se instalou. Anualmente milhares de pessoas morrem, e algumas sobrevivem com a ajuda da cura oferecida pelo governo. Além dos mistérios sobre a praga, o país vive em constante conflito com os revoltosos Patriotas e as Colônias. Ao completar 10 anos, toda criança é submetida a uma “Prova” que designará seu futuro de acordo com suas notas. Day não passou na prova, assim como tantos outros jovens. O garoto de apenas 15 anos vive nas ruas, vivendo como pode para proteger sua família do governo. Em Legend os leitores encontrarão um cenário apocalíptico muito bem construído, um pouco de romance e uma história de tirar o fôlego. 

Legend segue a mesma linha de distopia de outros livros que muitos leitores conhecem. Um futuro distante em que um governo está totalmente no controle da sociedade e existe uma parcela de rebeldes que não querem ou não se conformam com a situação em que se encontram. O que agrada na história de Marie Lu é a inexistência de um romance meloso e a ação que está presente na trama.

A narração é feita por ambos, Day e June. Dessa maneira conseguimos encontrar um pouco da personalidade de ambos. June é uma prodígio, que passou na prova com nota máxima. Day é o rebelde que é caçado pelo governo. O mais interessante é que por fora os dois personagens se mostram muito duros e irrelevantes quanto aos sentimentos do outro, mas o sentimento que ambos nutrem entre si se mostra muito bonito, e claro, não caem no romance clichê. 

O destaque do livro é com certeza a ausência de uma história de amor envolvendo a trama. Marie Lu foi feliz em se concentrar no cenário e os acontecimentos poupando o leitor de descrições ensossas de cenas de beijos e blá blá blá. Tem um beijo aqui e ali, mas nada muito excessivo. As cenas de luta, brutais diga-se de passagem, são muito bem descritas e me fizeram torcer para Day. Aguardo ansiosamente a continuação e espero mais respostas sobre as inúmeras questões que ficaram abertas. 

14 comentários:

  1. Ai to louca para ler esse livro *-*
    Só não gostei que não tem romance. Eu por mim teria romance em todos os livros. hahahaha.
    Quero ver agora sua resenha de procura-se um marido.

    ResponderExcluir
  2. Como sempre, resenha bem escrita! rsrs Eu fico um pé atrás com distopias... particularmente, não sou a maior das fãs, haha. Mas a história me pareceu legal... apesar do fato de que personagens fracos tornam qualquer leitura não muito aprazível.
    Acha mesmo que vai virar filme?


    Beijos, inho!

    ResponderExcluir
  3. Olá!!
    Eu não gostava muito de distopias, ainda mais depois que li Destino, mas agora estou mudando de opinião, gostei da tua resenha, parece um bom livro. Me agradaria mais se tivesse um romance, mas mesmo assim me despertou interesse.
    Beijos
    Lara - Magia Literária

    ResponderExcluir
  4. Quero ler Legend e fiquei até contente em saber que não tem romance no livro. Adoro romances, mas acho que não combina com distopia, o único livro distópico que tem romance que eu li e que achei legal e que combinou foi A seleção, inclusive foi um dos melhores livros que li esse ano, recomendo.

    Beijokas Luh!

    Blog da Mylloka

    ResponderExcluir
  5. Oi,Lucas!
    Tudo bem?


    Essa é minha primeira visita ao blog e estou adorando tudo por aqui. Eu ainda não li o livro, mas tenho muita curiosidade. Só o fato da narrativa não focar exclusivamente no romance entre os personagens, ele me atrai. Isso é um ponto que não me agrada muito em narrativas distópicas, assim como nos livros sobrenaturais. Os autores acabam se perdendo no meu do caminho.
    Gostei muito do seu blog. O layout é muito legal!
    Já estou seguindo o blog e curti sua página no Face para acompanhar suas atualizações.
    Gostaria de convidá-lo a conhecer meu blog também. Se você curtir pode segui-lo também. Ficarei feliz com sua visita!
    Volto a lhe visitar novamente.
    Bjs e bom fim de semana!
    @ZildaPeixoto
    http://www.cacholaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  6. Ola, quero muito ler este livro, mas fico receosa de ler e não gostar,

    mas tenho lido resenhas otimas, acho que conpensar ler.

    Adorei sua resenha, obgda pela visita.

    bjs

    http://loveebookss.blogspot.com.br/2013/02/resenha-valente-oscar-2013.html

    ResponderExcluir
  7. Penso muito em ler esse livro, mas toda vez que olho a capa perco um pouco o interesse, já que ela não me atrai nem um pouco! Mas sua resenha me surpreendeu, uma outra pessoa já me disse que o livro é muito bom, mas sabe quando uma opinião apenas não basta?! Acho que agora posso pegar o livro para ler, apesar de já estar um pouca cansada de livros do mesmo gênero.


    Abraços,
    Raquel.

    ResponderExcluir
  8. Sempre confundo esse livro e o Divergente. Eu quero ler, pois gosto muito de distopias. Que bom que não tem romance nesse para atrapalhar hehehehe. A capa é muito legal.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Estão falando muito bem desse livro... Antes eu não tinha vontade de ler, mas há pouco tempo me deu vontade de ler.

    Beijos,
    Mandi - Book and Cupcake.

    ResponderExcluir
  10. Olá Lucas!!

    Nossa é tanto livro distópico que eu não sei por onde começar, depois que li Jogos Vorazes fico com um medo de achar algumas coisas parecidas e tal!
    Mas, estou com muita vontade de ler esse livro, sua resenha me motivou! Eu adorei a capa, achei muito linda e bem feita! Essa coisa de romance pra mim tanto faz não me incomodo muito não!! Adorei sua resenha, e espero ler esse ano ainda!!

    Beijão
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. AAAAAAAH AMEI ESSE LIVRO!
    Day é td de bome Legend é um dos meus favoritos, nao dá pra ficar sem hahaha
    pena q vc nao gostou tanto
    beeijos
    parabens pela sua resenha!!
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Adorei a resenha,fiquei curiosa para ler.

    ResponderExcluir
  13. http://minha-vida-em.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Lucas, ótima resenha. Sabe que eu ainda não li nenhuma desta destopias, mas estou curiosa. Como você salientou, essa parece se concentrar mais nos conflitos e eu achei interessante. Gostei muito da resenha.

    Beijos Fran Borges

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/2013/02/resenha-um-olhar-de-amor-bella-andre.html

    ResponderExcluir

Olá :D
Espaço reservado para comentários.
Ofensas serão excluídas.
Tem um blog? Deixe o link no final do comentário.
Obrigado!