Sem Roteiro: Eu amo romances, e vocês?

A palavra "romance" já faz qualquer um suspirar, não é mesmo? Amores impossíveis, mocinhos de tirar o fôlego e aquelas situações que ficamos: Por favor, não faz isso se não o amor de vocês não vai dar certo! Esse gênero literário é capaz de arrancar lágrimas, sorrisos e emocionar qualquer um. 


Quando ouve-se a palavra "romance" logo de cara Nicholas Sparks nos vem a mente, concordam? Mas esse termo vem lá de trás, há muitos anos. Lembram-se das aulas chatas e necessárias de literatura? Pois bem, os autores daquela época do Romantismo tinham como características o individualismo, subjetivismo, e por aí vai. Só que hoje o tipo de romance que faz a cabeça dos leitores é outro, e esse é o foco do post. 


Podemos considerar os romances de bancas pioneiros do estilo. Quem não tem uma tia que adora os livros da coleção Sabrina? As histórias geralmente são curtas, com um desenvolvimento simples e sem muitos problemas impostos no desenvolvimento. O foco é centrado na paixão, no fogo e naquele amor proibido dos casais protagonistas. Desejos Ardentes foi o único romance de banca que li, e confesso: adorei. A trama era totalmente despretensiosa, com uma aventurazinha romântica entre um capataz e a filha de um fazendeiro. E o que mais ficou gravado em mim, mesmo depois de tantos anos, foram as cenas de amor entre os dois, que eram quentes sem chegar ao limite do exagero e mau gosto. E claro, não posso esquecer das capas, elas tiram o ar só de a gente olhar, não é? (risos). 


Romances eróticos também vêm fazendo a cabeça das mulheres atualmente. Há quem ame, há quem odeie. Selena Gomez com certeza deve ter gostado de Cinquenta Tons de Cinza, livro esse que deu o que falar ano passado. A trilogia lançada aqui no Brasil pela editora Intrínseca já rendeu 3,7 milhões de exemplares vendidos, e 70 milhões ao redor do mundo. Isso é, por exemplo, sete vezes a população da cidade de São Paulo. No metrô, no ônibus, no trem... em diversos lugares era possível ver alguém segurando  um livro da história de Ana e Mr. Grey. As experiências com a obra vão de ótimas a péssimas. Muitas mulheres se identificaram com Anastacia e morrem de amores pelo Christian, enquanto outras simplesmente detestaram a forma de escrita de E.L James e a construção dos protagonistas. Os homens, que em sua maioria varrem as bancas de jornais atrás de revistas pornográficas, criticaram leitoras pela tal escolha de gênero. Seria ciúme do poder de atração do Grey? 

Minha experiência com Cinquenta Tons de Cinza terminou muito antes de começar. Peguei emprestado de uma amiga e comecei a ler, precisava descobrir porque o sucesso desse livro. Parei na página cem, porque meus instintos falaram bem alto. A escrita, a cena de sexo entre os dois, nada daquilo me convenceu. Cinquenta Tons é na verdade uma versão mais apimentada dos romances de banca. Nos resta agora esperar para ver o que será do filme.


Nicholas Sparks, campeão de vendas, podre de rico e o recordista de adaptações cinematográficas. Uau, é de deixar de boca aberta, não é mesmo? O romancista estadunidense tem diversos títulos publicados. É visível que o autor usa de uma fórmula desde 1995, ano de sua primeira publicação, para dar vida a seus personagens. Doenças, amores impossíveis, um empasse na jornada dos personagens e uma possível morte no final. A Última Música foi o único título do autor que eu li, e posso me dar por satisfeito, sem necessidade nenhuma de me aventurar em algum além desse. A mesmice o atingiu e assim ele segue publicando livros e ganhando rios de dinheiro com adaptações. Jojo Moyes, que tem dois livros já publicados aqui no Brasil pela editora Intrínseca, está a anos luz na frente do Nicholas. Pelas duas experiências que tive, fica claro que a literatura dela é de primeira e existe inovação a cada história criada. Recomendo. 


Pode ser Nicholas Sparks, Nora Roberts, Jojo Moyes, romances de banca ou eróticos que fazem a imaginação devassa das mulheres se aguçar, o que importa é se deliciar com essas histórias de amores impossíveis que arrancam suspiros de todos nós. E você, também ama romances? 

*foto do livro da Jojo pelo blog Just-Carol. O post se refere apenas aos romances românticos :)




26 comentários:

  1. Aiiii eu amo romance demais... mas gosto mais de romance sobrenatural o que jamais deixa de ser romance rsrsrsr... Sou louca par ler livros do Nicholas Sparks, porque assisti todos os filmes dele adaptados rssrs. Espero um dia conseguir ler, uma vez que os romances sobrenaturais simplesmente me chama rsrrs Adorei o post e sua visão das coisas.. Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu não sou muito de romance, mas leio bastante Sparks, são bons livros para relaxar entre duas leituras mais, digamos, preferenciais e pesadas.

    Também gosto de Nora Roberts, mas geralmente não gosto muito das partes mais românticas dos livros dela (acho que só teve um casal dela que realmente torci), e isso que eu acho genial dela, pois ela junta bem os estilo policial com romântico sem ficar maçante nenhum dos dois.

    É engraçado que o primeiro livro sem ser infanto-juvenil que li foi um romance e tenho ele até hoje todo acabadinha aqui. Um linha nacional chamado É Tarde Para Saber.

    Cinquenta Tons, admito que realmente nao me chama atenção, ouvi falar do livro logo antes de fazer sucesso e me falaram bem por alto a ponto de eu nem sequer saber que era erótico - coisa que agora é a primeira coisa que falam dele - e logo ali não me interessou e nada do que li dele até o momento me fez mudar de opinião


    Té mais...
    http://bmelo42.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. eu li dois livros do Nicholas Sparks e gostei, queria ler outros, já que sempre gosto dos filmes dele também. Eu sei que ele usa muitos clichês, mas gosto mesmo assim e.e
    e é o único desses aí que eu li =/
    mas também adoro romances

    ResponderExcluir
  4. Também adoro um romance rs. Mas realmente, Nicholas Sparks não me impressionou e minha experiência foi bem curta.
    Nem comecei a ler Cinquenta tons, e pelo o que você falou, meus motivos estavam certos haha
    Adorei Jojo Moyes também! Acho que ela merecia muito mais destaque, pelo nível dos livros.
    Adorei o post (: Bjs
    bussoladepapel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Confesso que nunca fui fã de romances.. esse é um gênero que nunca me atraiu, principalmente os clichês.. mas ultimamente tenho dado chance a eles e tenho me surpreendido positivamente. Estive até em uma fase meio chorona que só queria ler romances, vai entender. Lucas, sobre o Cinquenta Tons, sei que você tem total direito de dar a sua opinião assim como eu e que não precisamos concordar em nada, mas se você nem conseguiu terminar o primeiro livro, talvez tenha se precipitado nas impressões que teve sobre a obra. Acho difícil opinar sobre a história sem ter lido a trilogia. Por mais que tenha muitas cenas de sexo explícito o que para mim são dispensáveis, essa foi uma das histórias de amor mais lindas que já li.. porque os obstáculos que o CG tem que transpor para ficar com a Ana e ser digno do amor dela são lindos! Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  6. Não tenho vergonha nenhuma em dizer que adoro ler romances. No entanto, gosto de romances com dramas bem construídos (nada de Nicholas Sparks), com personagens ricos em detalhes e de personalidade forte. Gosto de romances que me façam suspirar. Literalmente.

    Adorei o post!

    ResponderExcluir
  7. Amo Romances, adoro os livros de Nicholas Sparks e ODEIO 50 Tons, assim como você só li até a página 100, depois de tanta enrolação esperava uma cena de sexo que me fizesse subir pelas paredes mas na verdade encontri algo extremamente broxante. Já ouvi falar de Jojo Moyes mas nunca li um livro dele, quem sabe no futuro?
    Super abraço, Victor Rosa
    encantosparalelos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Além de amar romances, sou uma própria romântica mesmo, assim como minha mãe! rs Ela mesma, antigamente, se aventurou bastante em romances de banca - que ela guarda até hoje, talvez leia algum dia de novo - mas, no meu caso, gosto mesmo é dos romances juvenis. Tá, eu li Um Porto Seguro do Nicholas Sparks e amei, apesar de um pouco clichê - mas, pera, eu AMO clichês <3 -, mas, no geral, sou mais fã dos romances da Paula Pimenta, hehe. <3
    Beijos...

    ♥ Sammysacional.blogspot.com ♥
    ♥ Dandoumadeescritora.blogspot.com ♥

    ResponderExcluir
  9. E eu que pensava que era o único romântico da blogosfera literária... Cara, eu amo romances. O melhor livro que já li até hoje é Um dia - David Nicholls e, bem, como não amar Em e Dex, Dex e Em?! Quem me dera uma história como a deles...

    ResponderExcluir
  10. Gosto de romances mas nada muito meloso ou erótico. O único de Nicholas Sparks que li foi Querido John, até que gostei. 50 Tons não me atraiu de forma alguma. Mas ainda quero ler algo da Jojo. :)

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Cara, sou suspeita para falar, mas amo romances. Já li dois do Nicholas e estes viraram os meus favoritos.
    Nunca li um romance de banca, mas tenho interesse.
    Beijo!
    docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Sou muito suspeito para falar, porque AMO romances! Todos que me conhecem, sabem muito bem disso. Leio romances de banca, Nicholas Sparks, só não li nenhum livro da Jojo Moyes ainda, mas tenho "A Última Carta de Amor", publicado pela intrínseca também.
    Li "50 Tons..." e detestei. Escrita pobre, mocinha estúpida e desprezível , e um mocinho neurótico e sem sanidade mental. Não entendo como há mulheres que gostam. rs
    Gostei muito do post! E sim, se tiver oportunidade, leia "Querido John". Foi o melhor livro do Sparks que li até então e acredito que nenhum outro o superará. (:
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  13. Oi,

    muito legal o post, adorei! Eu gosto muito de romances, mas não quando são muito clichês... Nunca li nada do Sparks, mas ele parece não fazer muito meu estilo de romance... Já li romances eróticos e, apesar de ter gostado, não são meus favoritos!

    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Eu amo romances, são maravilhosos. Claro que nem sempre o livro agrada, mas... E não tenho um autor que leio todos os livros, só mesmo Nicholas Sparks, ele é demais.

    Beijos,
    Mand - Outbreaks.

    ResponderExcluir
  15. Oie!

    Sobre os romances de banca, confesso envergonhada que tinha preconceito. Eu me deixei levar por opiniões alheias e achava que era só fogo e pegação sabe? Até que peguei um pra ler. ADOREI! Eu não sabia o que tava perdendo...

    Cinquenta tons de cinza eu não gostei. Tentei ler Luxuria também, outra decepção. Acho que vou desistir dos eróticos!

    Nora Roberts nunca li (eu sei, vergonha!); mas amo Nicholas e Jojo!

    Beijokas
    escolhasliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Adoro romances! Sou fã da Trilogia 50 Tons e aceito quando dizem que não gostam... O Nicholas tem uma escrita única e envolvente. O sucesso que ele faz é merecido.

    Beijos,
    http://caheoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Amo romances, e sim, eu AMO os livros do Nicholas Sparks, sou muito fã desse cara. Quando eu penso em romance eu penso nos livros dele!
    Adorei seu post, Lucas ;)

    Beijos!
    http://viajantesdaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Sou fã de romances, uma escritora que tenho me encantando ultimamente é Lucinda Riley..ela desenvolve um romance sempre com fatos históricos e envolvendo várias famílias. ADOROO, mas sou fã de Nicholas tbm, ainda n tive oportunidade de ler JOJO ;S

    ResponderExcluir
  19. Sou uma romântica assumida e de fato impossível não lembrar do Nicholas <3 Eu nem sei como já tive vontade de ler 50 tons, já me decepcionei antes mesmo de ter lido. hahah Quero muito ler este livro da Jojo *-* a capa é linda e a estória parece ser incrível.

    Beijos,
    http://comoumrefugio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. EU adoro romances. Amo os de banca, os da Nora (que já foram de banca também), os do Nicholas... Eu só não tive expericencia com 50 tons ainda. Não sei se vou gostar, mas vou arrumar um tempinho pra ler.
    O que eu gosto nos romances é essa capacidade de nos fazer suspirar e acreditar no amor, sabe? Ai ai ai sou suspeita. rs

    www.reticenciando.com

    ResponderExcluir
  21. Olhe não gostei desse negocio de "tia", eu tenho um monte de livros tipo Sabrina, Julia, Bianca hehehhehee. Adoro livros de romance, Sejam os tipo Nicholas, que eu amo, ou de época, ou os mais engraçados, não tem como não gostar. Não chega a ser meu gênero favorito, mas gosto de intercalar os livros que eu leio com um romance. Agora Cinquenta tons sem comentários, até hoje não entendi o tanto que vendeu.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Me permiti ler Nicholas Sparks, tinha - ou tenho - um certo preconceito com ele... o livro ainda está no começo, vamos ver se as coisas mudam.

    Adoro Nora Roberts, li alguns livro dela.

    Abraços.

    Uma dose de palavras.
    http://uma-dose-de-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Como você sabe eu adoro romances, romance leve, médio, erótico, qualquer coisa. É praticamente impossível eu detestar algum. Como você sabe eu adoro cinquenta tons ;) Eu por mim adorei a narrativa, o enredo e etc. Acho que devemos levar em consideração que E.L James não é escritora profissional, ela era escritora de fan fic né. Adorei o post Lu, tá perfeito como sempre.
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Oi Lucas!

    Romance não como não gostar! Eu simplesmente adoro, não é meu estilo favorito, mas aprecio muito! Acredita que ainda não li os livros do Nicholas? Tenho dois aqui me esperando para ler, eu espero gostar do estilo do autor! Agora romance de banca, eu gosto mais dos históricos, pois dá uma sensação mais mágica na minha opinião, pois podemos nos transportar para outra época, rsrs.

    Beijos.

    Da Imaginação a Escrita

    ResponderExcluir
  25. Eu já não gosto muito de romances não :o
    Prefiro os policiais, suspense, são sempre meus preferidos.
    Ou gosto de dramas, daqueles que nos fazem chorar bastante.

    Agora, romances de banca, eu já curto, vai entender, acho o estilo é bem diferente e eles remetem algo gostoso de ler, não explicar.
    Beijos no coração.

    www.intheskyblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Meo, você escreve MUITO bem, esse post está MUITO legal. Quero voltar para ler com outro ponto de vbista. E legal você ter resgatado esses romances tipo "Sabrina", antigos mas acho que estão voltando a moda sabia? =)
    Beijos

    ResponderExcluir

Olá :D
Espaço reservado para comentários.
Ofensas serão excluídas.
Tem um blog? Deixe o link no final do comentário.
Obrigado!