Autoras: Lene Kaaberbol e Agnete Friis
Páginas: 250
Editora: Arqueiro
Classificação: +16
“Você adora salvar as pessoas, não é? Bem, aqui está a sua chance.” Mesmo sem entender o que sua amiga Karin quer dizer com isso, Nina atende seu pedido e vai até a estação ferroviária de Copenhague buscar uma mala no guarda-volumes. Dentro, encontra um menino de 3 anos nu e dopado, mas vivo. Chocada, Nina mal tem tempo de pensar no que fazer, pois um brutamontes furioso aparece atrás do garoto. Será que ela está diante de um caso de tráfico de crianças? Sem saber se deve confiar na polícia, ela foge com o menino e vai à procura de Karin, a única que pode esclarecer aquele absurdo. Quando descobre que a amiga foi brutalmente assassinada, Nina se dá conta de que sua vida está ameaçada e que o garoto também precisa ser salvo. Mas, para isso, é necessário descobrir quem ele é, de onde veio e por que está sendo caçado.
Após um pedido de Karin, Nina vai até uma estação pegar uma mala em um determinado armário indicado por sua amiga. O que ela não imaginava é que dentro da tal mala encontraria um menino com cerca de três anos, dopado e nu, mas vivo. Sem saber o que fazer, a enfermeira o carrega consigo. Mesmo desnorteada, Nina vai começar a obter respostas inimagináveis para origem do menino. sem a ajuda de Karin, já que ela está morta.
O Menino da Mala é o um livro policial com muitos personagens, enigmas e um enredo denso. O ritmo da leitura é bem frenético, e já no começo somos fisgados por um mistério que ronda um menino dentro de uma mala e uma mulher que o socorre. Por ser um livro relativamente curto, a narrativa é bem acelerada, com capítulos bem objetivos. As autoras se preocuparam em dar dinâmica aos fatos, sem se prender em mínimos detalhes, o que é muito positivo.
Por ter muitos personagens envolvidos, os capítulos, narrados em terceira pessoa, têm focos diferentes. Dessa forma, além de toda a trama estar envolta num enigma do desaparecimento, existe um certo aprofundamento em alguns personagens importantes. Não foi possível me afeiçoar a eles, exceto Nina e Sigita, mas a história de cada um é tratada de maneira particular, mostrando suas inseguranças e medos. Cada indivíduo tem sua importância e as autoras mostraram isso de forma perfeita, sem perder o foco.
O mais interessante é a questão do tráfico de crianças, tema central, ser abordado de maneira bem sutil. No decorrer da história foram inseridos alguns esclarecimentos sobre esse mundo obscuro e sórdido. E além disso, o desfecho surpreende, porque quando imaginei que o desaparecimento do garoto tinha um motivo, o rumo foi totalmente mudado, me pegando totalmente desprevenido. A única falta existente foi o que aconteceu com Sigita. Ela teve uma participação tão importante e seu final foi simplesmente ocultado.
Para uma estreia das duas autoras aqui no Brasil, O Menino da Mala é satisfatório. Reúne um mistério, críticas à sociedade negligente em relação ao tráfico de pessoas e uma narrativa que instiga o leitor a chegar logo no final. Por ser uma série, o último capítulo já deixa em aberto qual será a próxima aventura de Nina. A personagem principal é uma verdadeira heroína dos tempos modernos que conquistará muitos fãs, assim como Myron Bolitar, personagem de Harlan Coben. Portanto, se você adora um bom enredo policial, vai apreciar esse livro.
What's up, Lucs?
ResponderExcluirLivro bom é livro que consegue dar um nó na nossa cabeça.
Resenha excelente, como sempre, que me deixou curiosa... e eu odeio ficar curiosa. Só vou esperar virar o mês para poder comprar mais livros e esse, com certeza, estará na listinha!
Beijos
Lucas :)
ResponderExcluirEstou com o livro aqui em casa e estou doido para lê-lo. Será uma das próximas leituras. Bom, gostei do seu ponto de vista. Só estou mais curioso. haha
Abraços,
Igor Gouveia
diariodebordodeumleitor.com
(Espero seu comentário lá.)
Eu tenho vontade de dar um soco no Myron -- só dizendo e nao sei explicar o motivo.
ResponderExcluirAinda assim, estava interessada no livro só pela capa. Eu literalmente nao sabia nada sobre o livro, mas sinopse e resenha fizeram eu realmente ficar interessada por mais do que uma bela capa.
Té mais...
http://bmelo42.blogspot.com.br/
Eu não sei o que esperar desse livro, mesmo depois dessa resenha, nunca li um livro desse genero acredita? pois é...mais eu espero gostar!
ResponderExcluirgostei da sua resenha! Beijos
naylanaomi.blogspot.com
A sinopse por si já deixa os leitores curiosos ai vem vc e nos deixa mais curiosos ainda, vê se pode?!
ResponderExcluirNão sou muito fã de livros policiais, mas gosto de narrativas que não param nem um minuto, gostei da resenha e fiquei BEM curiosa para ler o livro.
bjo
Pah
dicalivro.blogspot.com
Lucas, você já leu? Que rápido, estava ansiosa aguardando alguma resenha, pois esse foi um dos lançamentos que mais me chamou atenção, mas não tinha ideia que se tratava de um livro nacional, que interessante. Beijos, Mi
ResponderExcluirwww.recantodami.com
Mas não é nacional.É o primeiro livro delas a serem publicados aqui rs
ExcluirFeliz em ler sua resenha porque estou de olho nesse livro desde que li a sinopse. Não sabia que é uma série, isso me desanimou um pouquinho...
ResponderExcluirBeijos, Entre Aspas
É uma série da enfermeira, mas esse livro tem um final fechado e o que ocorrerá no próximo é totalmente distinto.
ExcluirÓtima resenha, Lucas! Estou com muita vontade de ler esse livro, a sinopse me deixou bastante instigada. Mas é bom ver que é um bom investimento. :)
ResponderExcluirAbraço!
http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/
Oi Lucas!
ResponderExcluirEu quase solicitei esse livro com a Arqueiro, se soube que a história era tão massa assim, eu teria optado por ele, é bem o estilo que amo e o ritimo rápido e envolvente me chamou a atenção! Ai, ai, eu devia mesmo tê-lo pedido u.u.
Beijos.
Da Imaginação a Escrita
Eu tentei ganhar o kit, mas não consegui. Achei a capa dele linda e a estória parece ser viciante. Gostei muito da sua resenha, adoro livros assim.
ResponderExcluirBeijos <3
comoumrefugio.blogspot.com.br/
Quando vi o lançamento me interessei por esse livro, achei que ia gostar. E pelo jeito vou mesmo pois reúne tudo o que eu gosto em um livro. Eu gosto muito do Myron e fiquei feliz em saber que tem uma personagem no mesmo estilo.
ResponderExcluirhttp://blogprefacio.blogspot.com.br/
Uau o livro deve deixar de cabelo em pé rsrs bom saber que é brasileiro não sabia...
ResponderExcluirBeijos
http://livrosechocolatequente.blogspot.com.br/
Lucas, quando existem muitos personagens na trama, é realmente muito difícil se afeiçoar. Não sei se isso é bom ou ruim, por causa de todo esse tráfico e tal. Imagina como livro iria afetar se fosse ainda mais "sentimental"?
ResponderExcluirAinda quero lê-lo. Vamos ver no que vai dar.
Um beijo,
Luara - Estante Vertical
Oi, você foi tagueado pra responder a TAG: Identificação Literária.
ResponderExcluirhttp://www.garotasliterais.com/2013/07/artigo-literal-tag-identificacao.html
Oi Lucas! Gosto muito de policiais, e este aqui me deixou bem intrigada. Uma coisa que já percebi, na maioria destes livros, é que não conseguimos ser cativados pelos personagens, mas isso não me incomoda, até porque nestes livros eu sempre admiro a inteligência do investigador, não sua simpatia. Bjos!!
ResponderExcluirCida
Moonlight Books
Ah, eu achei legal esse lance dos personagens, me lembrou a série Skins, conhece? Cada episódio é em torno de um personagem. E a capa desse livro é linda! Beijos ;*
ResponderExcluirhttp://noseubolsoo.blogspot.com.br
Juro que estava interessado pela capa e não fazia ideia da trama do livro. Depois da resenha eu nem sei o que sinto mais, rárá.
ResponderExcluirQuero ou não quero ler? Oh, dúvida cruel...
Abraço!
http://umsenhorpalhaco.blogspot.com
Oi,
ResponderExcluirAh quero mt ler esse livro. Parece o tipo do livro que deixa qualquer um viciado :D
Bjs!
Viciados Pela Leitura
Lucas parabéns a resenha ficou ótima nao fazia idéia do assunto abordado nesse livro.
ResponderExcluirDesde a novela Salve Jorge esse tema de trafico humano vem sendo mais divulgado e tem chamado minha atenção. Li Cruzando o caminho do sol a pouco e também temos esse tema abordado lá. Um absurdo!!!!
Nao sabia que era uma série, obrigada pela dica e informações.
Parabéns seu blog esta cada dia mais lindo!!!!
Leituras, vida e paixões!!!!
Estou concluindo a leitura de O Menino da Mala e com a sua resenha fiquei com medo do que vai acontecer com a Sigita :s
ResponderExcluirAté então estou gostando bastante da leitura, principalmente da Nina, que é uma personagem muito bem construída. Mas como você disse, apenas as duas personagens conseguem manter uma relação bacana com o leitor. Não sei se apenas comigo, mas eu também tenho mais curiosidade em saber o que vai acontecer do que o que motivou, se é que você entende :x
Vou concluir amanhã. Espero não me decepcionar.
Parabéns pela resenha!
Abraços!
Ricardo - www.blogovershock.com.br
Sério que é um livro policial? Não li a sinopse inicialmente, mas olhando a capa eu pensei que seria uma história sobre algum menino que viaja por vários lugares e algo assim, mas que premissa incrível. Sério! Acho que livros assim deveriam ser melhor trabalhados, afinal explicar um crime é difícil. Mas você destacou em sua resenha que as autoras souberam conduzir a história e que foi um ótimo livro, acho que esse pode ser exceção a esse meu pensamento. Parabéns pela resenha. - Felipe (A Hora do Livro)
ResponderExcluirOlá
ResponderExcluirSuper intrigante o enredo desse livro. Fiquei interessado para ler. Gosto de histórias policiais e essa parece ser daquelas de tirar o fôlego. Ótima resenha. Abraço!
http://ymaia.blogspot.com.br/