[RESENHA] O Inverno das Fadas



Título: O inverno das Fadas
Autora: Carolina Munhóz
Páginas: 304
Editora: LeYa (Selo Fantasy) 
Avaliação:4/5
Sinopse: Sophia é uma Leanan Sídhe, uma fada-amante, considerada musa para humanos talentosos. Ela é capaz de seduzir e inspirar um homem a escrever um best-seller ou criar uma canção para se tornar um hit mundial. A fada dá o poder para que a pessoa se torne uma estrela, um verdadeiro ícone, ao mesmo tempo em que se aproveita da energia do escolhido para alimentar-se. Causando loucura. E MORTE.





Olá gente, essa resenha eu devia ter feito há muito tempo, mas só agora que ela está saindo. Dia 11.08.12 eu conheci a autora, fofa, amigável e simpática, Carolina Munhóz, na Bienal do Livro SP. Eu simplesmente amei o papo que tive com ela. Falamos sobre o livro e sobre os futuros projetos dela. Eu me tornei seu fã, por sua simplicidade como pessoa e carinho com seus leitores.


O inverno das Fadas é o segundo livro da autora, que sucede A Fada. Eu não conhecia nada dela, e por acaso vi o livro na livraria e me apaixonei pela capa, que é de longe uma capa muito bem trabalhada.


Quando vemos o assunto fadas em algum lugar, automaticamente cria-se aquela imagem de lindas mulheres com asas que soltam um brilho quando saem voando. Carolina nos apresentou nesse livro um mundo bem diferente do que estávamos acostumados. Eu achei isso atraente na sinopse, já que antes eu apenas pensava em fadas como seres bons.


Sophia Coldheart então escolhe Willian para ser sua próxima vitima. Um jovem bonito, que trabalha com seu pai num sebo. Ele é uma nova presa, mas ela não sabia qual sentimento iria ser despertado.


“Só poderia estar maluco. Por que tanto sonhava com aquele ser iluminado de cabelos dourados? No início, achava que era só ilusão. Depois de um tempo, percebeu que começava a acreditar que a fada pudesse existir”. (pág 29)


A autora pesquisou bastante pra criar o enredo do livro. Segundo ela, no nosso breve papo na Bienal, houve uma longa pesquisa sobre a mitologia e lendas para escrevê-lo. Eu tinha acabado de ler o livro A Noz de Ouro, de Catherine Cooper, e por coincidência, uma mesma lenda era utilizada nos dois livros. Quando comentei sobre isso com ela, fui informado que essa é uma lenda que as pessoas acreditam lá em Keswick, Inglaterra.


O livro é um romance bem diferente, me atraiu bastante.  Se tratando das cenas de sexo, eu as achei bem descritas. Pude imaginar todas com uma precisão incrível. O Globo: ”É um tipo de literatura fantástica com muito sexo e muita morte”. Bom, em minha opinião, não é nada disso. Não é um romance “água com açúcar”, é sexy e envolvente. O livro não tem apenas sexualidade, e sim toda uma estória que o envolve. Outros personagens nos são apresentados, e desempenham papel fundamental na trama.


Em sua linguagem, Carolina não optou por muitas acrobacias. A leitura é prazerosa por sua facilidade na compreensão. E cada capítulo tem um título de uma música de um cantor famoso.A autora fez muitas menções ao universo pop. Por exemplo, suas vítimas passadas são descritas no livro, e prestando bastante atenção, conseguimos associá-las aos grandes nomes da música pop atual. Tenho certeza que a Carolina é fã de algum desses cantores.


Sophia foi uma personagem que me deixou um pouco desconfiado. Eu achei que ela queria mesmo a morte de Willian. Sabe aquela pessoa que sabemos que devemos estar longe, mas queremos estar perto ao mesmo tempo? Assim se baseou a relação deles. Se ela não sugasse a energia vital dele, morreria. Por isso surgiu algumas dúvidas em relação à sinceridade do sentimento dela.

No nosso encontro na Bienal consegui o autógrafo no meu exemplar. Falei também sobre o final do livro, e ela me disse que optou por mais finais até escolher esse. Eu achei o final pertinente, mas eu optaria por outro (por isso classifiquei com 4 estrelas). Ela aceitou totalmente minha opinião, e se mostrou muito amável.
“Eu não consigo imaginar como uma pessoa ‘comum’ acompanharia minha vida. Eu respiro literatura fantástica 24 horas por dia e não é todo mundo que gosta”. Carolina Munhóz.

Fica a dica para que vocês acompanhem a jornada de Sophia e Willian atrás do amor verdadeiro, entre um humano e uma Fada. É isso, abraços, e não deixem de comentar !

3 comentários:

  1. Já está na minha lista mental de vou ler há tempo! A lista está tão grande que vou ter que abduzir umas vidas para conseguir ler todos os livros que quero xD
    Mas sem duvida alguma, tanto a história, quanto a capa do livro chamam bastante atenção!
    Beijos,
    Sabrina do www.allstarejeans.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Aaah eu também vi esse livro na livraria e amei a capa! Também não conhecia a autora e agora quero muito ler eles!
    Parabéns pelo blog!
    Beijos!
    overdose-de-ideias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. O livro é a continuação de A Fada ou só estão relacionados pelo fato da escritora ser a mesma? Curti muito sua resenha e o tema do livro (estão surgindo vários livros sobre fadas, ein? haha). Espero encontrá-lo nas livrarias =)
    Beijinho :*

    ResponderExcluir

Olá :D
Espaço reservado para comentários.
Ofensas serão excluídas.
Tem um blog? Deixe o link no final do comentário.
Obrigado!