Resenha: Finale



Título: Finale
Autora: Becca Fitzpatrick
Páginas: 304
Editora: Intrínseca
Avaliação: 5/5
Sinopse: Nora e Patch pensavam que seus problemas tinham ficado para trás. Hank estava morto, e seu desejo de vingança não precisava ser levado adiante. Na ausência do Mão Negra, porém, Nora foi forçada a se tornar líder do exército nefilim, e era seu dever terminar o que o pai começara — o que, essencialmente, significava destruir a raça dos anjos caídos. Destruir Patch. Nora nunca deixaria isso acontecer, então ela e Patch bolam um plano: os dois farão com que todo mundo acredite que não estão mais juntos, manipulando, dessa forma, seus respectivos grupos. Nora pretende convencer os nefilins de que a luta contra os anjos caídos é um erro, e Patch tentará descobrir tudo o que puder sobre o lado oposto. O objetivo deles é encerrar a guerra antes mesmo que ela venha a eclodir. Mas até mesmo os melhores planos podem dar errado. Quando as linhas do combate são finalmente traçadas, Nora e Patch precisam encarar suas diferenças ancestrais e decidir entre ignorá-las ou deixá-las destruir o amor pelo qual sempre lutaram.

A cereja do bolo? A chuva de ouro? Um grand “Finale”? Não sei como classificar, mas posso garantir que o desfecho da série Hush Hush, superou minhas expectativas.

Ao ler os três primeiros livros da série eu fiquei meio chateado com os caminhos em que a trama era levada. Ler Sussurro foi uma delicia, mas meu êxtase acabou quando li Crescendo. Porém, Finale foi um livro que veio para salvar a série, na minha humilde opinião. Esse livro conteve todos os ingredientes possíveis para um desfecho digno, desde lutas eletrizantes até mistérios que só são revelados perto do fim.

É essencial que eu fale especialmente sobre a Nora. Gente, que mudança repentina foi essa na protagonista? Ela foi de chata, insegura, inconsequente e tantos outros adjetivos negativos para uma mulher decidida, forte e inteligente.  Se nos outros livros eu morri de raiva das atitudes dela, nesse eu vibrei de satisfação.  Se tornar uma nefilim fez com que a personagem fosse atribuída com muitas qualidades. Eu adorei essa transformação nela, e fiquei pensando: “Por que essa Nora não existiu em todos os livros?”.

Becca manteve e intensificou o que ela soube fazer de melhor na série: o mistério. A intensidade dos fatos deixou tudo melhor ainda. O universo que ela criou é muito interessante, mas também acho que é semelhante à Crepúsculo. Não sei, mas algumas situações em Finale me fizeram lembrar Amanhecer. Isso não é ruim, é apenas uma comparação positiva.

O enredo em si ficou muito bem escrito, com várias reviravoltas e segredos que são revelados ao longo da trama. Um novo personagem foi adicionado e desempenhara um papel muito importante. Parece clichê, mas Becca fez um livro que prende mesmo o leitor, porque em todo o momento, desde o primeiro capítulo, acontecem fatos que desencadeiam outros fatos, que me fizeram não querer parar de ler. Em nenhum momento eu posso dizer que o livro foi tedioso. Todas as trezentas e três páginas foram muito bem aproveitadas.

Como um todo, eu dou quatro estrelas para série. Não são livros que trazem uma lição de vida, uma reflexão ou nada disso, mas é um entretenimento que vale muito. Eu adorei ler a série, e espero muito pelos filmes. Vou sentir saudades dos personagens cativantes com Vee e Scott, e até mesmo das burradas da Nora e da sedução de Patch. 


Gostou da resenha? Deixei um comentário com o link do seu blog para eu retribuir a visitinha. Beijos, abraços e até a próxima! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá :D
Espaço reservado para comentários.
Ofensas serão excluídas.
Tem um blog? Deixe o link no final do comentário.
Obrigado!