Balanço Literário de 2012



Olá, queridos leitores. Depois de um ano cheio de livros lidos, um blog criado e um novo mundo descoberto, decidi fazer uma espécie de balanço disso tudo. A ideia original, eu vi no blog da Flávia, Livros e Chocolate, e disse para ela que faria um também. Então, vamos lá?


O ano de 2012 foi cheio de conquistas. Primeiro, porque esse ano meu gosto por livros se firmou de uma vez, e segundo porque eu consegui criar um blog para partilhar essa paixão. Vou começar listando os 10 melhores livros que li esse ano, em um ranking.


10ª A Noz de Ouro
Considerações: Um livro juvenil que pode agradar aos adultos. Ele mescla uma aventura com muita magia, e personagens cativantes. Meu personagem favorito foi o corvo Camelin, que é rabugento e muito divertido. Livro no Skoob





9ª Água para Elefantes
Considerações: Tão apaixonante. Eu não sabia o que esperar desse livro, mas após o término da leitura, eu simplesmente fiquei emotivo e feliz com o final. O livro é criativo, bem feito e muito original. Palmas para Sara. Só não assisti o filme ainda, mas farei isso logo. Livro no Skoob



8ª Não conte para a Mamãe


Considerações: Sabe um livro que te faz sofrer de verdade? Foi esse para mim. O livro conta a história da própria autora, em autobiografia. Quando pequena ela sofreu muitos abusos do pai, e contou isso em detalhes nessa obra. Eu simplesmente sofri lendo esse livro e fiquei mal por uns dias pensando na vida dela, mas mesmo assim foi gratificante. O final do livro na verdade é um recomeço em sua vida, que foi sofrida dos seis anos até a maior idade. Se vocês querem uma história de luta e superação, devem lê-lo. Eu fui, segundo o Skoob, a segunda pessoa a marcar ele como lido. Livro no Skoob

7ª Sussurro




Considerações: Eu gostei muito do livro. A história de um anjo caído e de uma humana funcionou para mim. O universo meio sombrio criado pro Becca foi interessante. Apesar de ter sido ótimo livro, minha opinião caiu muito em sua continuação, Crescendo. Agora eu já comprei Finale, e espero para ler e ver qual o rumo que a história tomou. Livro no Skoob


6ª Sereia
Considerações: Eu não dava nada, nada por esse livro. Comprei por 9,90 no Submarino e me surpreendi. Apesar da protagonista não ser das melhores, o tema abordado é muito interessante, e a autora fez isso de maneira prazerosa para ser lida. Adorei descobrir mais sobre o universo das Sereias, e espero muito ler logo a continuação, Encanto. Livro no Skoob





5ª A Última Carta de Amor

Considerações: Ai Meu Deus (suspiros). Sabe o livro que você lê e sente desânimo de terminar? Foi assim com esse. Eu comprei por 10 reais e logo quis ler. Uma confusão é o começo, e isso vai se arrastando até o meio e me desanimei.  Graças a Deus eu continuei, pois esse foi o melhor romance que eu já vi.  A história é original, o casal protagonista tem uma proximidade enorme com a realidade, com as pessoas que nós podemos conhecer.  O final é surpreendente e a história tem um desfecho que deixa qualquer leitor feliz. Eu recomendo muito. 



4ª Morga, A Maga do Vento

Considerações: Quando eu paguei 32,00 nesse livro fiquei com medo do arrependimento. Ao começar a leitura pensei: “Me arrependi de ter pagado tanto nisso”. Estava enganado. Morga, A Maga do Vento é um livro muito bom, apesar da leitura confusa no começo. A história da garota com o poder de manipular o vento é cativante, e eu adorei-a em todos os sentidos. Esse livro foi a prova que não se deve abandonar uma leitura quando ela é difícil. Livro no Skoob



3ª Série Fadas

Considerações: Como eu amei essa série (suspiros). Eu li uma resenha apenas antes de comprar, mas não me arrependi. A narrativa é um show à parte, veloz sem deixar buracos e não entedia. O enredo é magnifico e autora criou um universo tão mágico e singular que eu amei de todas as maneiras. O David, namorado da Laurel, é um fofo e é o tipo de garoto que faz o leitor se apaixonar. Eu não imaginava que Fadas pudessem ser tão valentes como eu vi nesses livros. Uma mistura perfeita de magia, ação e romance. Asas no SkoobEncantos no SkoobIlusões no Skoob


2ª Belle


Considerações: Belle, meu livro favorito de 2012. O livro que conta a história de uma menina inocente que é obrigada a ser tornar uma prostituta em 1910 é cativante. Ele é um pouco erótico sem ser vulgar. Quando eu comecei a ler logo me identifiquei com a narrativa, que não fica enrolando em coisa desnecessária, são quinhentas e sessenta páginas muito bem aproveitadas. A personagem principal é perfeita, forte, corajosa e inspiradora. Eu indiquei um livro para uma amiga que amou, e olha que ela nunca leu nenhum livro. Prova de que Belle é um ótimo livro. Eu sinto saudades da história, por isso pretendo reler ele daqui a um ano. Livro no Skoob
 1ª Antes de Dormir

Considerações: Esse livro é maravilhoso, e muito bem construído. A história conta a vida de Christine Lucas, que um dia acorda sem saber onde está. Ela é amnésica e descobre isso quando seu suposto marido, Ben, conta que um acidente ocorreu anos atrás e ela perdeu a capacidade de reter lembranças novas. Porém, com a ajuda do Dr. Nash, ela descobre que tem um diário e escreve nele toda noite para se lembrar da própria vida. A primeira frase que ela lê no seu próprio diário é “Não confie em Ben”. A partir disso, eu fiquei preso no livro e não consegui mais largar. A história deixa tantas pontas soltas, que eu mesmo fiquei bancando o detetive. Nas últimas 100 páginas meu coração começou a bater tão rápido em meio a tantas revelações, que eu jamais pensei que isso aconteceria lendo um livro. Por mais “n” motivos, ele se tornou meu melhor livro lido em 2012. O autor, S J Watson escreveu a obra após frequentar um curso de “como escrever um romance”. Deu muito certo (risos). Os direitos já foram vendidos para uma produtora e o livro vai se tornar um filme, possivelmente com a Nicole Kidman no papel principal. Imaginem minha ansiedade. Livro no Skoob

Para saberem mais sobre os livros, adicionem no Skoob e leiam as resenhas já postadas aqui no blog.


O pior livro esse ano.


Considerações: Midnighters foi um livro que eu não gostei. Não achei a história legal, na verdade, achei sem noção demais. Quando paguei 10 reais nele na Bienal, pensei que iria me arrepender, e me arrependi mesmo, até porque poderia ter trazido O Atlas Esmeralda no lugar. Uma história que não desceu, não me fez ficar animado. Eu achei tão sem noção o universo, os acontecimentos, os personagens. Rex, isso é nome que se dê para pessoa? Nunca vi coisa mais ridícula. Leiam, e talvez se arrependam tanto quanto eu. A sinopse é atraente, o livro não. 


Criação do blog:
Depois de visitar a Bienal por apenas um motivo, comprar o livro Ilusões, da Série Fadas, eu descobri que era um blog que eu queria ter. Lá eu vi vários blogueiros, recebi marca páginas de vários deles e peguei o endereço de vários blogs, e eu desejei muito fazer parte da blogosfera literária. Cheguei em casa e comecei a colocar tudo em prática, e foi difícil a ponto de eu querer desistir. Após tanta dificuldade eu consegui, e queria agradecer muito à Nai, do Vício em Páginas. Ela me incentivou, me ajudou com uns detalhes do blog e foi oficialmente o primeiro membro do blog. Obrigado, Nai, de coração. Estou chegando ao quinto mês do blog, e pretendo continuar com ele por muito e muito tempo.

Em 2013:
Agora o término do ensino médio, eu pretendo me preparar muito para o Enem no final desse ano, então terei que trabalhar, estudar e cuidar do blog.  Com a compreensão de vocês, farei o que puder pra sempre atualizar o blog com as novidades, resenhas e opiniões. Pretendo interagir mais com vocês em vídeo, mas não sei se a vergonha permitirá (risos). Espero que vocês, leitores de verdade, continuem visitando o blog esse ano que chega, e que eu conquiste mais e mais leitores. 


Agradecimentos especiais para as seguintes pessoas:
Primeiro, a Nai pela grande ajuda com o blog. Kay, obrigado por entrar nessa comigo. Flávia, obrigado pelos papos, dicas, e muitas ideias trocadas sobre o universo literário, que continuemos assim em 2013. Irinia, querida parceira, obrigado por tudo. Obrigado aos leitores fiéis, como a Brunna (My Favorite Book), a Gi (Jeito Inedito) e tantos outros blogueiros que contribuem para o crescimento do blog. É isso, obrigado a todos vocês. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá :D
Espaço reservado para comentários.
Ofensas serão excluídas.
Tem um blog? Deixe o link no final do comentário.
Obrigado!