Sem Roteiro: Como ler mais?


Ler é um prazer, poder ler a maioria dos livros desejados em um único ano é melhor ainda. Mas a gente tem tanta tarefa: estudar, trabalhar, se alimentar, sair com os amigos... E como ficam as leituras? Como ler tanto em um curto espaço de tempo? Pois é,  a americana Nina Sankovitch leu 365 livros em um único ano. Desafio, não é? Essa maratona começou em 28 de outubro de 2008 e se engana quem pensa que ela só fazia isso. A dona de casa dividia seu tempo de leitura com o marido, trabalho e os filhos. 


A lista da americana foi grande e variou muito: de clássicos como Tostói até infantis e biografias de jogadores de tênis. A maioria dos livros eram de 200 a 300 páginas, mas nada que a impedisse de ler obras mais extensas. 

Nina teve que abandonar alguns costumes, como seu hobbie por jardinagem e ver as amigas com frequência. Para aumentar o ritmo ela parou de navegar sem rumo na internet, fazer compras desnecessárias e ler suas revistas favoritas.

A história da Nina é um exemplo que é possível ler ao menos um livro por semana - um desejo que muitos amantes da leitura têm. Mesmo depois de ter terminado sua meta, em 28 de outubro de 2009, ela não perdeu o ritmo. "Tenho dormido pouco e vou aproveitar os próximos dias para tirar o atraso”, diz. “Mas vou continuar a ler e voltar aos autores que eu mais gosto, como Tana French, Muriel Barbery e Philip Roth”.

Claro, não podemos nos abster de nossas vidas e mergulhar somente nos livros, pois existe muito o que viver, mas dá pra ler mais e usar nosso tempo melhor.

O Problema das Redes Sociais

Dizer que só vai entrar no Facebook ou Twitter para dar apenas uma olhadinha é roubada. Fuja desses inimigos. Quanto mais você ficar navegando sem rumo na internet como Nina fazia, menos tempo terá para ler. O jeito é reservar o tempo de leitura e desligar o notebook, celular ou qualquer aparelho que possa distrair muito fácil. 

Leia em qualquer lugar que estiver se for possível

Já parou pra pensar em quantos minutinhos do seu dia você tem livre? Seja no metrô, trem, ônibus, carro, fila de banco, no hospital, aproveite esse mínimos segundos que você tem, eles podem fazer diferença. Aqui em São Paulo, por exemplo, nós passamos muito tempo no transporte público, o que é horrível, mas é um precioso tempo para ler.

Leitura dinâmica

Já ouviu falar da leitura dinâmica? Algumas técnicas utilizadas são leituras de grupos de palavras, em vez da leitura palavra por palavra; alinhamento do texto de forma que facilite a "varredura" pelos olhos sem que estes necessitem se deslocar muito de um lado para o outro (texto em coluna estreita) e o salto de olho, por meio do qual o leitor estabelece pontos na linha de leitura nos quais faz a parada ocular (esta técnica é utilizada em livros de colunas largas). O cérebro responde de forma compatível aos estímulos que recebe. Se você durante anos, vem lendo lentamente, os estímulos vêm sendo enviados para o cérebro em baixa velocidade, e este responde de forma igualmente lenta.

Afinal, qual é o ritmo de leituras de vocês? Eu já consegui ler mais do que pensava esse ano e pretendo atingir a marca de setenta lidos até o dezembro.

Fonte: Época (texto adaptado)

17 comentários:

  1. Eu terei que abandonar um pouco as redes sociais para ler mais, porém, prefiro ler do que ficar na internet, rs.
    leituramagnifica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Redes Sociais e blogs sempre acabam com a minha vida de leitora rsrs. Eu não entendi muito bem o que é leitura dinâmica, mas vou pesquisar melhor para me aprofundar no assunto. Adorei o post, foi bem criativo e inspirador!

    Beijo,
    http://rosa-amarelo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Redes sociais sempre são um problema, mas consigo separar bem o meu tempo para leitura ^^ Te indiquei para uma tag lá no meu blog..beijos http://modosliterarios.blogspot.com.br/2013/09/tag-10-books.html

    ResponderExcluir
  4. Eu fico muito distraída nas redes sociais, eu tenho que estar a pelo menos três metros de distância do celular, e mesmo assim, quando ele apita avisando de uma notificação, não consigo descansar até saber o que é. Estou tentando largar este hábito, então acho que vou começar a ler com o celular desligado.
    Eu fiz um curso de leitura dinâmica este ano, e amei, apesar de não utilizar isto nas minhas leituras. Mas é realmente ideal quando estamos estudando para cursos, vestibulares, concursos, ou quando devemos ler algum livro indicado pela escola. Além de absorver bem as informações, lemos bem mais rápido. É maravilhoso, todos deveriam fazer.
    Post bem interessante.
    Beijos,
    Yasmin
    deitadosnagrama.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu li sobre essa mulher há um tempo. Mas ler um livro por dia é algo que não consigo, e meu bolso também não permite. Mas na verdade prefiro que a leitura dure no mínimo três dias, me faz sentir que aproveitei aquele livro ao máximo. Acho que já te falei sobre meu ritmo de leitura né? Mas acho que agora que estou terminando Harry Potter conseguirei ir pra três, ou talvez quatro, livros por mês. :)

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. MInha meta esse ano era de 30, já li 37 (contando livros que reli).

    Apesar de eu fazê-las, não gosto muito de metas, ao menos não grandes, gosto de ler tranquila nos meus horários e locais favoritos (salvo algumas exceções), mesmo que signifique ler menos, porém me divertindo mais e absorvendo mais da história ^^

    Té mais...
    http://bmelo42.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Lucas! A história da Nina é realmente incrível. Não sei se você sabe, mas ela iniciou o projeto como uma maneira de superar a morte da irmã. Ela tem um blog e escreveu também um livro contando a história: O ano da leitura mágica. Comecei a ler, mas interrompi.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  8. Oi Lucas, adorei a matéria Nina é um exemplo para nós leitores, eu acho que não conseguiria ler tudo isso e olha que não tenho muitos compromissos, porém me sinto feliz com o tanto que leio. Eu não gosto de ficar contando, mas tem uma ferramenta agora no Skoob que marca o tanto de livros que já li, acho que chego em uns 60 até dezembro ou talvez menos, não sei, isso não é tão importante para mim. Mas é legal saber que podemos ler essa quantidade, antigamente eu não lia nem dez por ano.
    Abraços,
    Raquel.

    ResponderExcluir
  9. Ei Lucas, tudo bem?

    quanto tempo não passo por aqui. Curti o seu novo layout =D. Eu to sempre com meu livro na bolsa. Leio no ônibus, no metrô, na fila para comer, na fila do banco até andando na rua quando a parte está muito boa. Já perdi ponto e quase bati em poste por causa disso =P. Não teria pique para ler 365 livros porque gosto de ler no meu tempo e, muitas vezes, quando me apego ao livro, leio mais devagar de proposito, como uma maneira daquilo ali durar mais. Mas, sem dúvida, o projeto dela é muito legal.


    beijos
    Kel
    porumaboaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Hey querido!

    Nossa, eu leio muito, mas são tipo 2 (talves até 3) livros por semana, não um por dia! *O* queria eu!

    Eu leio em cada minutinho que tenho... Na fila, no ônibus, e principalmente antes de dormir (o que ás vezes é um problema porque não consigo largar). E quando eu digo o quanto de livros que leio, as pessoas acham que é tudo o que faço da vida, mas não. Eu acordo cedo pra estudar em casa, leio um pouco no horário do almoço, depois pego no curso de 14h ás 20h30, e aí leio mais a noite. O resto são momentos roubados. Eu não deixo de sair com amigas ou namorado nem nada disso. É questão de saber aproveitar o tempo, e esse post vai ajudar muitos outros a fazer isso. Adorei!

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá, adorei o poster *-* quero saber se você tem alguma dica pra quem ama ler mais tem que estudar pro vestibular ? Se tiver me diga por favor.

    ResponderExcluir
  12. Bom, como faço faculdade de Letras na UFMG eu leio o tempo todo, mais ou menos uns 20 livros por mês incluindo os que eu gosto. Leitura dinamica me ajudou demais, leio mais rapido e me foco melhor na leitura.

    ResponderExcluir
  13. Oi Lucas! Eu acho que o tempo que ficamos zapeando na net é o que mais atrasa as leituras, eu leio rápido e em horários definidos, foi uma maneira que encontrei de fazer as leituras fluírem. No caminho para o trabalho e uma hora antes de dormir, está dando certo. Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  14. Oi Lucas, realmente ler mais é um desafio e tanto para um mundo corrido como o qual vivemos, sem tempo de praticamente nada. Eu mesma já me vi em situações de ter que deixar coisas que gostava de fazer ou então acabar atrasando todos os meus afazeres para tentar ter mais tempo para ler. É complicado conciliar tudo. Mas também acho que com o tempo, quanto mais lemos, mais rápido lemos. Hoje já consigo ler de forma mais dinâmica, principalmente textos que não me prendem muito. Agora, não adianta, se estou lendo um livro que me fisgou de forma irremediável, mergulho de tal forma que divido meu tempo entre lê-lo e "viajar" na história.. hehe Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  15. Lucas (:
    Hoje em dia ler é realmente uma coisa e sempre que tiro um exemplar da bolsa em um espaço público tenho que escutar: "Como você consegue? Não tenho paciência...", aí eu respondo que amo ler e tals.
    Mas já leio de 4 a 6 livros por mês, o que para mim já é muito bom. Mas pretendo aumentar esse vício, rsrs...

    Adorei o post
    http://umsenhorpalhaco.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. O mês passado rendeu pra mim e esse mês está rendendo também. Já li 6 até agora. Acho que uma das coisa que aumentou a quantidade de livros lidos por mim foi ler no kindle.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Nossa, eu leio muito menos do que gostaria. E olha que eu tenho tempo... estou desempregada e passo muito tempo em casa. Principalmente porque os poucos amigos que eu tenho pouco dão notícia. Acho que eles estão trabalhando muito...
    O meu maior problema é o Facebook! Entro de manhã só pra dar uma olhadinha e quando vejo já são 5 da tarde... Mas mesmo com todos esses "problemas", já li 13 livros esse ano o que é bem acima da média pra maioria dos brasileiros. E não vou parar!

    Beijusss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá :D
Espaço reservado para comentários.
Ofensas serão excluídas.
Tem um blog? Deixe o link no final do comentário.
Obrigado!