[RESENHA] Antes de dormir



Título: Antes de Dormir
Autor: SJ Watson
Páginas: 400
Avaliação: 5/5
Editora: Record
Sinopse: Todas as manhãs, Christine acorda sem saber onde está. Suas memórias desaparecem todas as vezes que ela dorme. Seu marido, Ben, é um estranho. Todos os dias ele tem de recontar a vida deles e o misterioso acidente que tornou Christine uma amnésica. Encorajada por um médico, ela começa a escrever um diário para ajudá-la a reconstruir suas memórias mas acaba descobrindo que a única pessoa em quem confia talvez esteja contando apenas parte da história.




Olá pessoal, hoje trago pra vocês a resenha de “Antes de Dormir”. Esse livro com certeza se tornou um dos meus favoritos. No dia 11.08.12 que compareci na Bienal do Livro recebi uma indicação dele por uma funcionária simpática do estande da Record e o comprei logo duas semanas depois. Simplesmente devorei a leitura em 3 dias. Enfim, vamos à resenha.

Imagina só acordar todos os dias sem saber onde está ou quem dorme ao seu lado. Essa é a vida de Christine Lucas.


Volto para o quarto. Ainda tenho a foto na mão - aquela na qual estou com o homem que acordei - , e a seguro na minha frente.” (pág 14)

Christine precisa todo dia descobrir quem é o homem ao seu lado, o que houve com a sua vida, por que ela não se lembra de nada. Ben, seu marido, se encarrega disso todas as manhãs. Ele sempre conta sobre o casamento dos dois, o acidente que a deixou assim, e outras coisas.


“Algo mais foi acrescentado. Algo inesperado, aterrorizante. Mais aterrorizante do que qualquer coisa que eu vi hoje. Ali, sob o meu nome, em caneta preta e letras maiúsculas, estão quatro palavras:


NÃO CONFIE EM BEN


Não há nada que eu possa fazer a não ser virar a página. Começo a ler minha história” (pag 43)


O trecho acima se refere ao fim da primeira parte do livro, que é o “hoje”. Logo depois se inicia a parte do diário dela. Com o auxílio do Dr. Nash, Chrissy começa a escrever um diário toda noite. Ele liga pela manhã, avisa que ela tem um diário e ela começa a ler. Isso se dá dia após dia. É assim que ela começa a desvendar sua história, o mistério que ronda sua vida. Eu vi comentários que isso podia se tornar repetitivo e o livro chato, mas isso não ocorreu. O autor não fez com que a falta de memória da personagem e ela ter que lembrar-se todo dia da sua vida tornasse o livro monótono. 


Eu fui lendo ele com uma facilidade e atenção incrível. S J se mostrou tão inteligente na criação dessa estória. Uma verdadeira obra prima. Tentei a todo o momento desvendar junto com a protagonista os mistérios de toda sua vida, o que havia a deixado amnésica. Criei hipóteses, desconfiei de alguns personagens. Capítulo por capítulo eu comecei a juntar os pedaços de sua vida, e quando chegou ao fim do livro vi que eu estava certo em alguns pontos.


Ben, um personagem totalmente difícil de compreender. Se eu representasse um gráfico com os graus de confiança que eu tinha nele, iria oscilar do 0 ao 10 a todo momento. S J Watson foi capaz de fazer com que hora eu desconfiasse de Ben, hora confiasse nele, e assim a leitura foi se estendendo.


Christine, a protagonista. Posso dizer com absoluta segurança que vivi a história junto com ela. No começo do livro eu achei que ela seria uma pessoa fraca, que eu iria sentir pena dela. Até que não. Chris se mostrou inteligente em vários momentos, forte em outros. Me impressionei com essa capacidade, já que supondo que ela acordasse às seis da manhã e fosse dormir por volta da meia-noite, ela tinha cerca de vinte horas pra assimilar o que havia ocorrido com sua memória, quem era o homem ao lado na cama, o que Dr. Nash estava fazendo com ela. Christine tinha garra e vontade de vencer seu problema, mesmo sabendo em momentos, que isso poderia não ser possível. Porém, ela mostrou uma força que devemos nos espelhar. Saber que sempre há uma possibilidade, uma saída.


“Preciso melhorar. Não consigo me imaginar seguindo desse jeito por muito tempo. Eu sei que vou dormir esta noite e que amanhã irei acordar novamente sem saber de nada, e o mesmo no dia seguinte, e depois dele, para sempre. Não consigo imaginar isso. Não consigo enfrentar isso. Isso não é vida, é apenas uma existência, saltar de um momento para outro sem ter ideia do passado, sem planos para o futuro. É como penso que deve ser a vida dos animais. É pior que eu nem mesmo sei o que não sei. Pode haver muitas coisas me aguardando para me ferir. Coisas sobre as quais jamais sonhei.” (pág 222)


Não existe muita semelhança com o filme Como se fosse a primeira vez (2004), ao não ser pelo fato da amnésia. No filme, Lucy leva uma vida pacata e está presa naquele domingo. Nesse livro, Christine vive dia após dia, sabendo disso, mesmo não se lembrando de nada. Ao contrário de Lucy, que tem todos a sua volta para tentarem a fazer o máximo feliz, Christine não tem ninguém.


Em certos momentos ela tinha flashs do seu passado e a partir dai que, nós leitores, vamos interligando as coisas. Eu mesmo em alguns momentos parei a leitura, fiquei olhando pro nada e pensando: “Uau, isso agora está fazendo mais sentido. Esse fato se interliga com aquele fato que eu vi lá no começo.” O livro está tão longe de ser um romance. Caracterizo ele mais como um livro policial mesmo, com muito suspense e adrenalina.


O final? Não posso falar, mas garanto que a leitura fica melhor. Pra mim foi a partir da página 337. Sim, exatamente ai meu coração começou a acelerar e eu comecei a ficar nervoso com os fatos. Nessas páginas finais tudo é revelado e, só ai pude ver o quão inteligente é o livro. Aquele livro que faz você se colocar na pele de um detetive (risos). Torcia pra tudo dar certo pra essa personagem tão cativante, tão forte. Eu lia, lia e lia, e ficava mais apreensivo a cada momento. Me senti como numa montanha-russa. E quando chegou o final, pensei: “Ah, mas acabou? Não acredito”

Eu indico com absoluta certeza esse livro. Ele é de um suspense enorme, que faz o leitor ficar ofegante com a leitura.
Adaptação para o cinema

Variety divulgou que Nicole Kidman encontra-se atualmente em conversações para protagonizar a adaptação do livro de S. J. Watson: Antes de Dormir. Não existem datas divulgadas ainda. Porém, fiquei animado com essa notícia. Sou fã dos filmes da Nicole, que é uma atriz excepcional. Li o livro já imaginando o filme com ela protagonizando. 


Bem, é isso. Aproveitem a leitura e comentem o post ! Abraços !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá :D
Espaço reservado para comentários.
Ofensas serão excluídas.
Tem um blog? Deixe o link no final do comentário.
Obrigado!