Crítica: Cidade dos Ossos - Os Instrumentos Mortais

Lançamento: 21 de agosto de 2013
Dirigido por: Harald Zwart
Com: Lilly Collins, Jamie Campbell, Jonathan Rhys.
Gênero: Fantasia, ação, aventura
Nacionalidade: EUA, Alemanha
Duração: 2h 19
Clary Fray (Lilly Collins) presenciou um misterioso assassinato, mas ela não sabe o que fazer porque o corpo da vítima sumiu e parece que ninguém viu os envolvidos no crime. Para piorar a situação, sua mãe desapareceu sem deixar vestígios e agora ela precisa sair em busca dela em uma Nova Iorque diferente, repleta de demônios, magos, fadas, lobisomens, entre outros grupos igualmente fantásticos. Para ajudá-la, Fray conta com os amigos Simon (Robert Sheehan) e o caçador de demônios Jace Wayland (Jamie Campbell Bower), mas acaba se envolvendo também em uma complicada paixão.
Sucesso com o público jovem em seus livros, a série Os Instrumentos Mortais ganhou as telonas com a adaptação do primeiro volume, Cidade dos Ossos. Com direção de Harald Zwart, responsável também por O Agente Teen e Karatê Kid, a história criada por Cassandra Clare e adaptada esse ano para os cinemas tem tudo para conquistar mais de fãs e se tornar, possivelmente, o sucessor de Harry Potter em termos de sucesso.

Stephenie Meyer deixou uma lacuna com o fim da saga Crepúsculo, uma das não-melhores pra não dizer pior, adaptações feitas para o cinema. Dezesseis Luas tentou substituir os queridinhos vampiros brilhantes, mas não funcionou também. Cidade dos Ossos tem todas as chances para conseguir ser sucesso de bilheteria e agradar tanto jovens como adultos.

Por ser adaptação, o filme tem lá suas discrepâncias com o livro, mas todas as mudanças, adiantamento de fatos que só ocorrem apenas nos volumes sequentes da série, por exemplo, exemplificaram a preocupação do diretor em não agradar apenas os fãs de Cassandra Clare, mas também todos os expectadores que vão ter o primeiro contato com o mundo dos Caçadores de Sombras através das telonas. 

A atuação dos personagens condiz muito com a personalidade de cada um nos livros, mas não traz algo totalmente profundo. Jamie Campbell, por exemplo, carrega o ceticismo e a postura de bad boy do Jace; ele conseguiu incorporar e se colocar na pele do garoto, apesar de, às vezes, usar um humor um pouco forçado. Esse ponto é um tanto negativo, pois, as piadas prontas que foram retiradas do livro não acrescentam nada útil. Por outro lado, existe um ponto totalmente positivo: a protagonista não tem resquícios da fragilidade de protagonistas como Bella Swan. Lilly Collins incorporou Clary Fray de uma maneira que nos momentos propícios ela se mostrava "jovem" e confusa o bastante e em outros destemida o suficiente. 


A tentativa de adaptar é sempre perigosa em termos de perder a essência e desagradar os fãs. Cidade dos Ossos, felizmente, não se enquadra nessa categoria e todo o roteiro mostra o empenho de tornar o filme "comercial" suficiente. Do primeiro ao último minuto é notável, para quem leu, a mudança de vários acontecimentos do livro. Além disso, o final deixa claro que houve uma preocupação com o público alvo do filme e o quão os expectadores que não conhecem a história poderão sair satisfeitos da sala de cinema, sem lamentar o dinheiro gasto no ingresso.

Portanto, Cidade dos Ossos, primeiro filme da série Os Instrumentos Mortais, cumpre o que promete. Tem ação suficiente para entreter e mistérios para que o expectador não desgrude o olho da tela do cinema e perca alguma informação preciosa ou cena imprecindível para o bom entendimento do contexto. Existem alguns pontos que pecam, mas para quem leu, já saberá em que barco vai entrar.

Nota (4/5)

16 comentários:

  1. Olá! Que ótimo que gostou... Estou super curiosa!

    Abraços, Isabela.

    www.universodosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. LAYOUT DIVANDO!

    Lucs, você sabe o quanto eu admiro você e seu trabalho. Parabéns por esse projeto que deu super hiper mega certo hahaha

    Cidade dos Ossos é lindo, né? Assistirei na loucura do dia 21/08 presente em todos os cinemas hahaha
    Espero que ele atendas as expectativas de uma fã, mas - como você disse - ele conseguirá

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo novo layout, Lucas!
    O blog está lindo!
    Sobre o filme, você já sabe o que eu achei, né?!
    Diferentemente de você, achei a atuação do Jamie Campbell bem aquém do Jace! Não em convenceu nem de longe!
    Só preciso fazer um comentário. A Bella Swan não é uma personagem frágil. Ela só ficou assim graças à péssima atuação da Kristen nos filmes!
    Beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Camis! A perdição da série Crepúsculo foi uma adaptação péssima. A atuação da Kristen jogou tudo pelo ralo, literalmente. Eu gostei dos livros, pra ser sincero, adorei a leitura. Mas os filmes, sem chance.
      Beijos!

      Excluir
  4. Oi Lucas!

    Eu terminei de ler o livro na semana passada e estou muito curiosa pela adaptação. Já ouvi vários elogios aor Robert, que interpreta Simon. Apesar de no livro não ter gostado muito dele. Gostei muito do trailer e estou ansiosa.

    Beijos

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu sou fã de "Cidade dos Ossos" desde 2010. Amo os livros da Cassandra (li todos que já foram lançados lá fora) e TMI é uma série incrível, que melhora muito desde o primeiro livro.

    Sei que, por ser adaptação, terá várias coisas diferentes do livro, coisas que são necessárias para que o filme seja bom para os não-fãs também; estou preparada para isso.

    Terei a oportunidade de assistir ao filme hoje! \o/ Gostei bastante da sua crítica. A atuação do Robbie foi boa? Creio que tenha sido a melhor do filme, pelo que pude ver pelos trailers...

    Ah, e o layout está maravilhoso! Adorei!!! Parabéns.


    Beijos,
    Amanda Melanie - Literatura em Série

    ResponderExcluir
  6. Ainda não li o livro, mas minha mulher já e gostou muito. Tá doida pra ir ver no cinema, mas tá com receio de não terem feito uma boa adaptação. Pelo que você disse trabalharam até direitinho. E o novo layout ficou muito bom, só senti falta do bonequinho que já era tão característico do blog. Abração!

    www.cabanadoslivros.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Lucas!

    Primeira vez que comento aqui, e felizmente é sobre um assunto que gosto muito, bom, tenho acompanhado as críticas que vem saindo sobre "Cidade dos Ossos" e todas elas sempre se parecem em opiniões, o que posso dizer é vou assistir esse filme no sábado estou criando muitos expectativas, que espero eu que sejam preenchidas, bom acompanho as noticias e trailers desde o inicio e posso falar que até agora não gostei da escolha de Jamie Campbell como Jace, sinceramente espero estar enganada, Já a Lilly Collins acho a Clary em pessoa! Fiquei satisfeita com a classificação do filme sinto que diferentemente de "Dezesseis Luas" não vou gastar o dinheiro do ingresso a toa.

    Finalizando estou com muitas expectativas, e espero conseguir diferenciar o livro do filme. Para não ficar julgando demais... tenho fé que a bilheteria seja ótima assim já garantimos várias continuações (yn).

    Beijos;
    http://voudarumalida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi... parabéns pelo novo layout!
    Eu quero assistir o filme, mas vou esperar um pouquinho.
    Sempre diferenciam uma coisa ou outra, só achei estranho pegarem algumas coisas de outros livros.. tipo o que vão fazer na sequencia? encher linguiça?! rsrs
    Bjos

    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  9. Estou louca pra assistir esse filme logo. Espero ama-lo também. Sem contar que esse filme tem uns atores na qual eu admiro muito! hehe

    PS: O blog está lindo, adorei o novo layout ;)

    Beijos! ♥
    http://viajantesdaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu sou muito cética com adaptações, e com esse ator do Jace então, fala sério. É claro que a aparência não é o mais importante para interpretar um personagem, mas esse aí foi exagerado...

    Adoro o livro, mas não pretendo ver o filme. Gostei da sua resenha, como você soube falar tanto de forma filme, como de forma adaptação ^^

    (O topo do blog mudou. Gostei ^^ )

    Té mais...
    http://bmelo42.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi, Lucas! Bom ver que apesar dos pesares a adaptação de Cidade dos Ossos te agradou. Mas já decidi que só verei o filme depois de ler o livro.

    Ah, adorei o novo layout! *-*

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Lucas,
    Ainda não li nenhum livro da série. Talvez por isso eu não tenha me animado muito para assistir ao filme.
    Mas acho que em breve vou me arriscar com o primeiro volume.
    Gostei do seu texto, deu a impressão que vale a pena assistir.
    Beijos
    Ademar Júnior
    Cooltural

    ResponderExcluir
  13. Ansioso demais pra ver esse filme! Irei essa semana o/

    http://recodificado.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Que bom que você gostou. Eu ainda não vi nem o filme, nem li os livros. Mas tenho curiosidade. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  15. Heeey!

    Desculpa o sumiço, mas estou de volta! Com a falta de tempo, era ou publicar direito no meu blog ou comentar no dos outros haha.

    To lendo tudo quanto é critica que encontro do filme, e fico mais feliz a cada uma que leio. Parece que fizeram um otimo trabalho! Eu verei amanha. Tinha minhas duvidas porque odiei a escolha do Jamie para Jace e tenho cisma com a Lily, entao tenho medo dessas implicancias prejudicarem minha opiniao sobre o filme, afinal, sao os dois que mais aparecem! Espero que nao viu...

    Beijooos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá :D
Espaço reservado para comentários.
Ofensas serão excluídas.
Tem um blog? Deixe o link no final do comentário.
Obrigado!