Fale! - Laurie Halse Anderson

Título: Fale!
Autora: Laurie Halse Anderson
Páginas: 248
EditoraValentina

“Fale sobre você... Queremos saber o que tem a dizer.” Desde o primeiro momento, quando começou a estudar no colégio Merryweather, Melinda sabia que isso não passava de uma mentira deslavada, uma típica farsa encenada para os calouros. Os poucos amigos que tinha, ela perdeu ou vai perder, acabou isolada e jogada para escanteio. O que não é de admirar, afinal, a garota ligou para a polícia, destruiu a tradicional festinha que os veteranos promovem para comemorar a chegada das férias e, de quebra, mandou vários colegas para a cadeia. E agora ninguém mais quer saber dela, nem ao menos lhe dirigem a palavra - insultos e deboches, sim - ou lhe dedicam alguns minutos de atenção, com duvidosas exceções. Com o passar dos dias, Melinda vai murchando como uma planta sem água e emudece. Está tão só e tão fragilizada que não tem mais forças para reagir. Finalmente encontra abrigo nas aulas de arte, e será por meio de seu projeto artístico que tentará retomar a vida e enfrentar seus demônios: o que, de fato, ocorreu naquela maldita festa?

O Silêncio. Melinda não fala muito, é retraída, sarcástica e sua convivência no colégio Merryweather não anda das melhores. Suas notas despencaram muito desde o último ano. Amigos? Melinda não sabe mais o que é isso, pois os que ela tinha, ou achava que tinha, acabaram se afastando após ela ter chamado a polícia numa festa em que todos estavam. Com o passar dos dias do novo período letivo, a jovem vai se retraindo, murchando como uma planta. Existe um motivo pra isso, mas a verdade está guardada a sete chaves. Nesse romance surpreendente, Laurie explora questões importantes sobre o cotidiano escolar de uma adolescente, seus medos e todos os problemas que surgem nessa fase da vida. 


"Também fui estuprada, violentada na sétima série,

no segundo ano, no verão depois da formatura,

numa festa

eu tinha 16

eu tinha 14

eu tinha 5, e ele fez isso durante três anos

eu amava o cara

nem conhecia o sujeito.

Ele era o irmão da minha melhor amiga,
O meu avô, o meu pai, o companheiro da minha mãe
o meu namorado
o meu primo
o meu técnico
eu me encontrei com ele naquela primeira noite, e -
quatro caras se revezaram, e - 
sou um garoto, isso aconteceu comigo, e - (...)"

Fale! é um livro excepcional. A história reúne todos os aspectos importantes que um jovem vive na adolescência: sexo, festa, amizades, escolhas... Tudo isso narrado sob o ponto de vista de uma garota nada popular que vem enfrentado sérios problemas psicológicos. Melinda é bem sarcástica, mas isso se deve ao fato de ela estar em uma fase depressiva e negar isso a si mesma. A menina tem só quinze anos e quando decidiu ir para uma festa, bebeu além da conta e foi violentada. A partir desse ocorrido vários problemas e inseguranças começaram a se desencadear na vida dela.

O título do livro, da adaptação cinematográfica (O Silêncio de Melinda) e o conteúdo da história casam perfeitamente um com o outro. É irônico ver o modo que a autora intitulou a obra, já que a protagonista não fala muito, apenas deseja isso. A maioria dos diálogos em que seria sua hora de falar Melinda apenas diz um "Eu:" precedido de um vazio. O mais interessante é que encontrei em mim um ouvido para a "voz" (quase nunca verbal) da menina. A narrativa cheia de metáforas, um pouco de sarcasmo e um ritmo bem rápido me fizeram apreciar muito a leitura. 


O universo adolescente é trabalho de maneira excelente e sem velações. Halse pegou o cerne das questões do colegial e mostrou-as sem medo. Com o decorrer da leitura percebi que, apesar de o tema central ser o problema com estupro, Fale! é um leque com inúmeras possibilidades de compreensão. A negligência dos pais é uma delas, que se limitam a não enxergar o problema da filha e só se preocupam com trabalho. A importância das tribos também é muito destacada, e claro, Melinda não se encaixou em nenhuma delas. 


De uma maneira simples e rápida, Laurie desenvolveu uma trama envolvente e inspiradora. Fale! não é um livro qualquer, é a voz de milhares de jovens ao redor do mundo que sofrem abusos físicos e psicológicos e têm medo de falar. Você, que pretende ler e viver essa história, encontrará uma personagem totalmente frágil, que através do silêncio fala muito mais do que se pode imaginar. É capaz que se sintam como eu me senti, como se fosse o único que pudesse a escutar o que Melinda tinha a dizer. 



*** 

Fale! foi publicado há mais de dez anos e chegou ao Brasil somente esse ano. O livro conta com um filme lançado em 2004, com a atuação de Kristen Stewart no papel de Melinda. A edição da Editora Valentina traz alguns extras: entrevista, guia de discussão, dados sobre abusos sexuais e estupros. Apesar de ter finalizado a leitura, ainda não a terminei de fato. Vou pegar as questões que foram sugeridas para discussão e respondê-las com calma. Esse livro é mais que recomendável para ser lido por alunos do ensino fundamental ao médio. E aos pais também, porque nunca imaginamos, mas tais situações exploradas nessa obra fictícia podem estar acontecendo perto sem que percebamos. 




25 comentários:

  1. Apesar dos vários elogios, não sei se é um livro que eu leria. Talvez por ele já vir com uma função didática, não sei. Mas se aparecer na minha frente acabo lendo.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oie :)

    Nossa cara estou louco para ler esse livro, eu acho que vou amar Garotas de Vidro já está aqui na fila e estou empolgado, abraços !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  3. Quero muito ler esse livro, até mesmo porque, falam muito bem dele - e é uma das apostas da Editora Valentina que caprichou na edição. A capa ficou bem simples mas totalmente agradável e minha vontade de ler esse livro só aumenta. Sua resenha foi a primeira que eu li do livro e acho que agora estou mais seguro para adquirir na Bienal :D

    Abraços, Joshua Guimarães
    Blog Pensamentos do Joshua - pensamentosdojoshua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Adorei, um livro pequeno com uma boa história, quero muito ler!

    Adorei sua resenha!




    Estandy Books - A Estante Da Andy

    ResponderExcluir
  5. Quando li a sinopse desse livro já imaginava que seria ótimo, sem contar que adorei a capa que a Valentina fez *-*

    Esse é um dos raros casos em que gostaria de ver o filme antes de ler o livro. Talvez seja o título kk maluquice né?

    Mas espero ler em breve ^^ Até porque estou num momento em que tenho gostado de livros com um "tantinho" de drama. Terminei de ler "A culpa é das estrelas" e comecei "Extraordinário" :) Comprei também "As vantagens de ser invisível" mas quem sabe "Fale" não será uma das minhas próximas leituras?

    (desconstruindoaspalavras.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
  6. Olá Lucas, eu conheço a autora pelo livro 'garotas de vidro' e nunca vi o filme ou conhecia essa obra. Por já conhecer a narrativa de Laurie e a mesma trazer algo tão polêmico (como ela costuma fazer) devo dar uma chance a essa história. Adoro temas adolescentes mas que ao mesmo tempo sejam impactantes. Abraço.

    De Frente com os Livros

    ResponderExcluir
  7. ouvi poucos comentários deste livro, e até então não sabia da existência do filme
    parece ser um tema bem forte, mas gostei e fiquei bem interessada
    só esta capa que não está me agradando muito :(
    pelo comentário do Clóvis aqui em cima, acabei de descobrir que a autora é a mesma de Garotas de Vidro, e fiquei mais curiosa ainda! Garotas de Vidro é um dos meus livros favoritos, então já sei mais ou menos o que esperar de Fale! *-*

    ResponderExcluir
  8. Amei a resenha. Acho muito importante os livros que tratam sobre o ambiente escolar, um local em que devíamos nos sentir protegidos e devia ser o primeiro lugar para nos ambientarmos socialmente e que muitas das vezes é nosso pior pesadelo. Fiquei louca de vontade de ler o livro. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Lucas!

    Ótima resenha como sempre. Vi esse filme já faz um bom tempo e a sensação ao assistir é a mesma que você falou ao ler, parece que somos os únicos a ouvir Melinda. Apesar de já ter visto o filme, estou curiosa com o livro, pois adorei a narrativa da autora em Garotas de Vidro que é um ótimo livro.

    Beijos

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu li esse livro já faz tanto tempo, é um conteúdo pesado mas reflexivo e é bom saber que a editora disponibiliza um material extra.

    bjos
    Pah
    dicalivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Lucas!
    Ainda não conhecia o livro, mas ele não chamou muito a minha atenção.
    Vi que está lendo "Never Sky". Eu amei o livro. Espero que esteja gostando.

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Louco, louquinho pera ler esse livro. Sério!
    A resenha ficou perfeita e só me fez desejá-lo mais, rárá...
    Abraços!

    http://umsenhorpalhaco.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Lucas.
    Fale! parece ser uma história bem profunda, eu ainda não conhecia o livro, mas fiquei bem curiosa.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  14. PUTA QUE PARIU! OK. Desculpa o palavrao, mas depois de ler sua resenha eu só pude dizer isso. Meu Deus que livro intenso, e olha que só li a resenha ainda!
    Estou cada vez mais ansiosa pra receber emu fale! logo!
    Amei sua resenha, Lucas!! Parabens!
    Beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá, é a segunda resenha que leio,
    e pôde perceber que é um livro
    bem especial, a capa é bem chamativa,
    espero ler um dia. Adorei a resenha,
    bjs

    Love Books

    ResponderExcluir
  16. Oi, Lucas!

    Minha amiga vai me dar Garotas de Vidro, livro que a Laurie publicou pela Novo Conceito. Estou muito ansiosa para conferir a escrita da autora e particularmente aprecio a temática que ela aborda em suas obras.

    Ótima resenha!

    Beijos,

    Natalia Leal
    http://www.paginas-encantadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Acho interessante quando um autor trabalha um tema, como a adolescência ("aparentemente" comum) sob uma nova ótica. Nunca tinha ouvido falar de "Fale!" (o trocadilho não foi de propósito :P), mas me interessei bastante pela sinopse e pelo modo como a autora parece utilizar os assuntos, tornando-os tudo, menos corriqueiros.

    Beijos!
    Clara
    labsandtags.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Oi! Este livro é bacana porque apesar do assunto "comum" (adolescência)é trazido por um ponto de vista diferente. Afinal, quem melhor para mostrar como realmente as coisas são do que alguém que assisti tudo de camarote?
    Beijos!

    http://blogtanaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Eu preciso ler este livro, Lucas!
    Quando eu soube que o livro havia sido censurado em não sei qual país, fiquei instigada - sei lá, imaginei que ele fosse MUITO forte, mas pelo que vc falou, até pela indicação, ele aborda temas fortes mas de uma forma que pode ser bom para qualquer idade (e até didático).

    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Oi Lucas,
    Eu já tinha lido sua resenha antes, mas só agora vim comentar. Então, como eu mesmo já te disse, fiquei extremamente curioso para ler esse livro primeiro pelo tema tão denso, e segundo por ser da Laurie Halse Anderson, de quem nós já resenhamos o Garotas de Vidro.
    Me parece que a autora tem predileção por temas tão fortes que envolvem a adolescência. Esse aí vai entrar para a lista, e tem que ser pra breve pois também fiquei curioso pelo filme.
    Beijos
    Ademar Júnior
    Cooltural

    ResponderExcluir
  21. A Laurie tem a capacidade de trazer temas polêmicos do mundo dos jovens de uma forma incrível! Já li Garotas de Vidro e putz, que livro é aquele?! Agora, sabendo mais sobre Fale! pela sua resenha eu só posso dizer que quero ele para ontem! e anotei o filme também.. depois quero ter a possibilidade de assistir - apesar de já saber que se a Kristen ficar com aquelas caras e bocas dela o filme já perdeu metade dos pontos. rs
    Enfim, gostei muito da resenha. o primeiro quote me deixou arrepiada!
    Fale! Entrou para a minha lista de prioridades =)

    Beeijos, Dreeh.
    Livros e tudo que há de bom

    ResponderExcluir
  22. Algo me diz que este livro será um dos meus favoritos do ano. Li alguns comentários a respeito da capa ser feia e tal, mas acredito que isso não deva ser levado em consideração tendo em vista a magnitude desta narrativa. Espero o quanto antes ler o livro.
    Bjs!
    Zilda - Cachola Literária

    ResponderExcluir
  23. Assisti ao filme hoje e, até então, não sabia que o livro era da Laurie. Li Garotas de Vidro há pouco tempo e, meu deus, que livro é aquele?! É o tipo de livro que te deixa pensando por dias. Espero o mesmo tipo de narrativa em Fale! Já estou fazendo meu pedido na Saraiva. Sua resenha ficou excelente. Beijos.

    Ah, quem ainda não viu o filme por causa da Kristen, não perca tempo: assista. O filme é muito bom e Kristen realmente surpreende (melhor atuação dela, na minha opinião).

    ResponderExcluir
  24. Estou lendo e estou amando. Até agora concordo com tudo que li por aqui...


    Abraços, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir

Olá :D
Espaço reservado para comentários.
Ofensas serão excluídas.
Tem um blog? Deixe o link no final do comentário.
Obrigado!