Autora: Jojo Moyes
Páginas: 320
Editora: Intrínseca
Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Trabalha como garçonete num café, um emprego que não paga muito, mas ajuda nas despesas, e namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe. Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Tudo parece pequeno e sem graça para ele, que sabe exatamente como dar um fim a esse sentimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro. Como eu era antes de você é uma história de amor e uma história de família, mas acima de tudo é uma história sobre a coragem e o esforço necessários para retomar a vida quando tudo parece acabado.
Louisa tem uma vida bem comum e sem ambições. 26 anos, trabalha em uma lanchonete e namora Patrick, um personal trainer. Depois de ser demitida do trabalho, Lou se vê em uma situação delicada, já que a renda de sua família depende muito dela. Após uma breve procura, a jovem encontra um trabalho de cuidadora de um tetraplégico, Will Traynor. Will tinha uma vida agitada, com farras, mulheres e muita aventura, mas após um acidente de trânsito, sua vida mudou completamente e ele ficou preso a uma cadeira de rodas. Agora que Lou entrou em sua vida, Will pode enxergar uma centelha de esperança que no fundo existem razões para ele continuar a viver.
Jojo Moyes e seu talento para emocionar (suspiros). Assim que a Intrínseca anunciou que ia publicar o livro Me before you, já fiquei animado esperando, até que a capa e o título traduzido para Como eu era antes de você foram liberados e pulei de alegria. Desde o começo senti amaria essa história, que iria me emocionar e não seria decepcionado. Já que gostei muito de A última carta de amor, também publicado pela editora.
Will é muito mal-humorado. A tetraplegia mudou muito sua vida, e sua maneira enxergá-la também. Esse já é um ponto do livro que faz o leitor pensar e refletir muito. Ser tetraplégico não é simplesmente ficar imóvel do tórax para baixo, essa enfermidade envolve muitos outros fatores de risco. Jojo trabalhou tão bem essa questão que agora, após o término dessa leitura, eu afirmo que estou um pouco mais ciente de o que é ser um tetraplégico e qual a situação de vida de uma pessoa nesse estado.
A narração é na maior parte feita por Lou, mas há umas pequenas brechas para os outros personagens. E não é que isso emociona mais ainda? Alguns capítulos são feitos a partir do ponto de vista de outros, como a mãe de Will. Camilla, apesar de se mostrar uma mulher tão forte para Lou, exibiu sob seu ponto de vista toda vulnerabilidade de uma mãe diante de um problema tão grande. Chega até ser doloroso ler, mesmo sabendo que são fatos fictícios.
Como eu era antes de você explora da melhor maneira possível a deficiência de um homem, seus medos, suas inseguranças sobre o futuro e as dificuldades que ele deve enfrentar. Os personagens são muito humanos, e isso me ganhou muito. Lou é, acima de tudo, uma mulher forte que tenta de todos os jeitos fazer Will enxergar que a vida pode ser vivida, apesar das dificuldades. O sentimento que floresce entre eles não é nada forçado, é espontâneo e bonito; é possível. A relação dos dois despertou em mim uma visão diferente do que pode ser o amor, que ele não escolhe hora, lugar ou pessoas, simplesmente acontece. Fez me lembrar até de uma novela do Manoel Carlos, em que no final sempre havia depoimentos, e quando um homem relatou que era paraplégico e estava apaixonado, recebeu a resposta da mulher: "Quero um homem inteiro, não apenas pela metade".
Se você está a fim de se emocionar, se apaixonar e chorar por uma linda história, esse livro é um must read na sua estante.
Sabia que eu nunca tinha lido a sinopse? Só havia me apaixonado pela capa - que é muito linda!
ResponderExcluirMe interessei muuuuuuito por o livro depois da sua resenha e imagino como esse livro deve ser bom!
Cara.... fiquei assustado com essa resposta na novela do Manoel Carlos! kkk
Ótima resenha, friend!
Beijo!
O livro é ótimo, super indico, é bem realista e mostra a realidade dos tetraplégicos. Realmente é uma leitura agradável e envolvente, você não irá querer largar o livro e vai criar um laço enorme com ele, ainda mais com essa capa linda <3
ExcluirNão sabia do que se tratava o livro e sua resenha me deixou encantada! Não li o outro livro da autora, mas sempre tive curiosidade. A editora caprichou nas duas capas publicadas dela acho ambas lindas e é impossível não se apaixonar pela arte. No início da sua resenha achei que o livro seria parecido com "Intocáveis", mas vi que eles são diferentes, apesar de passar uma mensagem de vida bem semelhante. Gostei bastante da resenha, parabéns.
ResponderExcluirAbraços,
Raquel - Viajando com Livros.
Um ótimo livro para um sorteio hein? hahahaha
ResponderExcluirQue lindo, fiquei super curiosa, preciso ler!
Tem postagem nova no blog, visita ?
http://coisasdedezoito.blogspot.com.br/
Livros de Drama <3
ResponderExcluirhttp://momentoliterario1.blogspot.com.br/
Oi Lucas :)
ResponderExcluirEu estou com medo de comprar esse livro, porque eu li a ultima carta de amor ( quer dizer abandonei ) porque achei a leitura super chata e ruim, mas pelo jeito da sua resenha acho que esse livro é diferente vou tentar apostar mais uma vez na Jojo, abraços !!
http://euvivolendo.blogspot.com.br/
Fiquei com muita vontade de ler... vou adicionar nos desejados.
ResponderExcluirEu acho que lembro dessa novela do Manoel Carlos. Por acaso não era Viver a Vida? Essa novela tinha a personagem Luciana, que era tetraplégica, se não me engano. Foi a melhor novela que já assisti.
Beijos,
Letícia
http://www.odomdaescrita.com.br/
Não conhecia esse livro mas me apaixonei logo de cara quando vi a capa. O nome também é muito fofo! hahaha Que bom que você deu 5 estrelas, talvez eu leia! *-*
ResponderExcluirBeijos.
Páginas na Estante
Canal no youtube
Estou precisando de um livro assim! Vi seus ótimos comentários no twitter a respeito do livro e eu já estava bastante curiosa, agora ao ler a resenha tenho certeza vou me encantar com essa estória. Gosto bastante de livros capazes de despertar grandes emoções no leitor *-*
ResponderExcluirBeijos!
Da Imaginação a Escrita
já ouvi falar muito desse livro.
ResponderExcluirQuero ler em breve.
Concerteza entrou para a lista de desejados
Dizem que este livro é muito bom, quero ler ele depois. Minha próxima compra será : A Culpa é das estrelas. Estou muito ansioso para ser esse livro.
ResponderExcluirhttp://likelivros.blogspot.com.br/
Já li um livro que tinha uma temática parecida, e só quem lê sobre pode entender parte do que os tetraplégicos sofrem... Sem contar que esse desejo de continuar vivo que alguns não possuem é a primeira barreira a ser quebrada, já que, se não tem vontade de viver, o que mais lhe resta?
ResponderExcluirComo eu ainda não tinha parado para ler a sinopse, não tinha ideia de que o livro tratava desse assunto... Depois de sua resenha super positiva, fiquei muito interessada! Por sinal, como sempre, ela está muito bem escrita! (Mas você já sabe disso) haha *o*
Parabéns :3
Beijos, inho!!
Poderia informar qual o outro livro com a mesma temática? O livro da Jojo é muito bom, estou tendo dificuldades em encontrar outro tão bom. Agradeço desde já.
ExcluirPoderia informar qual o outro livro com a mesma temática? O livro da Jojo é muito bom, estou tendo dificuldades em encontrar outro tão bom. Agradeço desde já.
ExcluirEstou querendo muito ler esse livro..
ResponderExcluirNossa a estória parece ser incrível.. O primeiro contato que tive com esse livro foi essa capa perfect, me apaixonei instantaneamente.. Quando conheci o enredo foi só pra coroar.. Minha vontade infinita de ler.
Sou Bibliófila
Olá!
ResponderExcluirPor pouco meu nome não é igual ao da protagonista. Droguinha, rs
Já tinha visto esta capa do livro em alguns blogs, mas não com uma resenha. Gosto de livros que me faça refletir a respeito de um assunto, principalmente sobre a vida.
E claro, o amor sempre será uma das minhas leituras preferidas <3
E para tudo: se é "preferido". Agora sim, vou adiantar esta leitura :)
Lucas, te indiquei a uma tag. Espero que goste :)
http://luizando.blogspot.com.br/2013/05/tag-quais-sao-teu-habitos-de-leitura.html
Beijos, Lu
Lucas,
ResponderExcluiré fato que eu estou começando a me interessar pela literatura romântica, por influência da minha namorada, que ama de paixão os livros do Nicholas Sparks e recentemente leu A Culpa é das Estrelas, de John Green, que trata de um tema parecido com esse que você resenhou.
Estou percebendo o quanto os autores têm focado nesse tema do amor verdadeiro, aquele que não depende de aparências e nem de outros fatores, mas sim do que a pessoa é de verdade!
Achei muito interessante e com certeza vou indicar pra minha namorada. Está na minha lista de possíveis leituras!
Ah! E esse tipo de narrativa me chama muito a atenção: O ponto de vista de outros personagens, e não só o do personagem principal.
Parabéns pelo blog e pelas resenhas!
Estarei sempre por aqui!
Eu ainda não li nada da Jojo ;/
ResponderExcluirMas sempre vejo resenhas ótimas.
Eu confesso que quando o livro foi lançamento eu me interessei primeiramente ela capa que é linda, e nem procurei saber sobre o que o livro tratava. Gostei bastante da sinopse e a resenha só me deixou mais curiosa ainda. Quero tanto conhecer o Will *o*
Aposto que o livro deve ser uma lição de vida e emocionante.
Beijos.
Oie, quando vi a capa desse livro logo me apaixonei, fiquei encantada com sua resenha, e com toda certeza se tiver oportunidade para comprar vou ler esse livro !!
ResponderExcluirGosto de livros de romance mas que nos acrescentem um algo a mais, uma lição de vida e já vi que com Lou e Will não vou me arrepender !!
beijos
Raíssa Lis
Flor de Lis - http://florderaissalis.blogspot.com.br/
Oi Lucas! Desde que vi pela primeira vez já imaginava que este livro era bom, mas depois de ler sua resenha minha curiosidade ficou ainda mais aguçada. A história parece ser bem emocionante e eu nunca li nada dessa autora, acho que esse será o primeiro. Ótima resenha!
ResponderExcluirKivia
www.cabanadoslivros.com.br
Eu nem li nada dessa autora ainda, mas tenho vontade pq parece que os personagens são assim, parecidos com pessoas que a gente conhece na vida real, nada fantasiosos e extraordinarios. É bom ler livros que deixa a gente refletindo sobre comportamentos alheios e até o nosso próprio. Não acho que a vida deva acabar por causa de uma tragédia. É só a pessoa ter vontade e ter algo em que acredite, e se tiver alguém pra ajudar a fazer o sujeito enxergar isso, melhor.
ResponderExcluirTb achei essa capa tão linda *o*
Quero ler <3
Bjuuuxxxx
Nossa, não conhecia essa autora!!! Fiquei muito interessada pelo livro... Adoro esse tipo de leitura!!
ResponderExcluirÉ impressionante como tem livros que mudam nossa visão sobre a vida não é mesmo?
Adorei o blog!! Parabéns!!! Com certeza estarei sempre aqui!
Beijos
http://minhavidacomlivros.blogspot.com.br/
Ainda não consegui ler A ultima carta de amor hehehehe. Mas vou ler esse mês. Eu vi você comentar outro dia no face de uma pessoa que tinha soltado uns spoiler sobre esse livro. Nossa imagine receber uma resposta do tipo. E o pior é que acontece, pios eu conheço uma mulher que pediu o divorcio depois que o marido teve uma doença e as funções sexuais não funcionavam mais.
ResponderExcluirhttp://blogprefacio.blogspot.com.br/
Quero muito esse livro mais é difícil de achar aqui na minha cidade :C
ResponderExcluirAdorei o blog já estou seguindo !
Eu fiz uma enquete no meu blog, pode votar lá ? ^^
http://saiibamais.blogspot.com.br/2013/05/eu-tenho-uma-pergunta-para-voces.html
Fan page :
http://www.facebook.com/pages/Blog-Saiba-Mais/525443870833855
Ahhhh, eu quero muito ler. Já queria antes, depois da sua resenha quero mais ainda! Ainda não terminei A última carta de amor, mas estou gostando bastante até agora.
ResponderExcluirBeijos, Entre Aspas
Já conhecia o livro! Sua resenha aumentou a minha vontade de ler!
ResponderExcluirBeijos, Ariane ! www.diariodostreze.blogspot.com
Oi Lucas!
ResponderExcluirAinda não tinha lido praticamente nada sobre esse livro. Só conecia de capa e nome mesmo. rs
Mas confesso que adorei sua resenha. O livro parece ser muito bom. Com uma narrativa encantadora.
BjO
http://www.the-sook.blogspot.com.br/
Oi Lucas! Acabei este livro agorinha, e achei muito emocionante. Sua realidade me atingiu de tal forma que fiquei desnorteada, chorei nas últimas páginas e até agora estou inconformada como a vida pode ser cruel as vezes. Um livro excelente, verdadeiro, você falou exatamente o que vemos em cada linha da trama. Bjos!!!
ResponderExcluirQue bom que gostaste do livro, e até favoritou. hahaha
ResponderExcluirAdoro livros que tratam da realidade, da natureza de tal forma verdadeira. Sua resenha ficou linda.
Beijos <3
http://clicandolivros.blogspot.com.br/
Ola, não conhecia este livro. Comecei a gostar só de
ResponderExcluirler a sinopse. Quando lia sua resenha, a cada paragrafo
me apaixonava por este livro. Adoreii sua escrita.
bjs
http://loveebookss.blogspot.com.br/
Não conhecia esse livro ainda... Interessante a resenha *o*
ResponderExcluirSeguindo aqui :D
Participe do nosso sorteio ;)
Diamante Negro
Ótima resenha!
ResponderExcluirUm livro que todos deviam ler pelo que percebi.
beijo
http://melanciapink.blogspot.com.br/
To curiosa para ler este livro!!!!
ResponderExcluirTo seguindo seu blog bjinhos!!!
Dani Casquet livrosajaneladaimaginacao.blogspot.com
Fiquei curiosa para ler o livro. Realmente pareceu emocionante.
ResponderExcluirTé mais...
http://bmelo42.blogspot.com.br/
Nossa quando eu vi que esse livro seria lançado, pra dizer a verdade naõ estava tão empolgada. Mas se o livro mereceu 5 estrelinhas é porque é muito bom! Acho que estou precisando de algo assim, pra me ajudar a acreditar no amor de novo rs sério, Garota Exemplar me traumatizou kk
ResponderExcluirDesculpe a demora para retribuir a visita, a faculdade está me matando.
(desconstruindoaspalavras.blogspot.com.br)
Nossa, deu para sentir que você amou o livro, e não foi só pela qualificação não... deu p sentir a emoção na sua resenha. Tema interessante e casal interessante. Acho que é mais uma daquelas histórias de amor e superação! Vale a pena conferir! ;DDDD
ResponderExcluirbjokas e parabéns pela ótima resenha!
Roberta Sheyler
http://sonhosliterario.blogspot.com.br/
Oi Lucas!
ResponderExcluirAMEI a resenha!
Já tinha curiosidade em ler esse livro, mas agora triplicou. Eu sempre me empolgo com histórias mais fortes e essa tem tudo para me agradar.
Sua resenha ficou extremamente linda, parabéns!
Beijos
http://www.coisasdemeninasarteiras.blogspot.com.br/
Quero muito ler esse livro porque simplesmente me apaixonei pelo livro A Última Carta de Amor da Jojo Moyes. Ele conseguiu me emocionar de tal forma que só poderia desejar mais livros da autora. Assim como você fiquei muito feliz de saber sobre o lançamento, espero poder adquiri-lo logo.
ResponderExcluirConfesso que até ler a sua resenha nem sabia ao certo sobre o que se tratava a história, nunca li nenhum livro que trouxesse um foco na tetraplegia. Parabéns pela resenha, está excelente!
Beijo:*
Naty.
Gostei desse livro parece ser emocionante, vc tem lido vários livros assim hein? Gostei do tema desse, achei até um pouco clichê mas com certeza ela deve passar muito mais.
ResponderExcluirBeijos
Livros... Eu quero ler sempre
Eu não sabia que era essa a história.
ResponderExcluirMe apaixonei pelo livro por causa da capa (como sempre acontece).
Mas adorei a sinopse e a sua resenha.
Beijos
Isa
www.passaporteliterario.com
Oi Lucas,
ResponderExcluirEu quero muito ler esse livro. Adoro livros emocionantes e esse parece ser um desses. A história me chamou muito a atenção e sua resenha está ótima. Eu quero!!!!!
bjs
http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/
Ain, Lu, para! Assim você faz eu ir correndo agora pra um livraria e adquirir um exemplar desse livro *----* Já estava louca por ele (só por causa da capa) e, agora, com essa sua resenha, sinto uma necessidade enorme de tê-lo em minhas mãos! Eu quero me emocionaaaaarrrrrrr
ResponderExcluirBrunna Carolinne - My Favorite Book - @MFBook
myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br
Oi Lucas, olha eu por aqui.. perfeita resenha, muito bem escrita. Uma das coisas que mais gostei do livro foi esse toque de realidade. Nunca tinha parado para pensar nas reais dificuldades de um tetraplégico e em todos os tipos de limitações e enfermidades que permeiam a vida deles. Muito tocante. Esse livro é uma grande lição de vida. Beijão, Mi
ResponderExcluirwww.recantodami.com
Já me emocionei na resenha, imagina na hora que eu ler o livro?
ResponderExcluirA Jojo tem essa capacidade de nos deixar envolvidos com as histórias. Estou super curiosa para ler esse livro, sinto que não vou me decepcionar.
Parabéns pela resenha :)
Bjinhuxxxx
Eu li e Divulgo
http://euliedivulgo.blogspot.com.br
Eu realmente lerei esse livro, vamos ver se gostarei tanto quanto você!
ResponderExcluirGosto de histórias humanas!
Ana.
http://umlivroenadamais.blogspot.com.br/
Oi,Lucas!
ResponderExcluirQuando comecei a ler a resenha pensei imediatamente nos roteiros de Maneco...kkkk
Sério! Eu pirei nesse livro assim que ele foi divulgado. O título é lindo e a história parece mais fofa ainda. Tem um enredo bem legal. E se você disse que é excelente eu confio!
Excelente resenha...como sempre!
Bjs!
Zilda
http://www.cacholaliteraria.com.br
Oi Lucas!
ResponderExcluirNooooooooooooooossa que resenha é essa garoto?
Fiquei com muita vontade de ler o livro (: Ainda não li nada da Jojo, mas estou pensando em começar agora! hehehe
Beijos!
http://verbologiapink.blogspot.com.br/
Oi Lucas, tudo bom?
ResponderExcluirEu adorei sua resenha, confesso que pela sinopse eu não me empolguei com o livro, mas sua resenha me fez repensar! Gostei muito do enredo!
E achei super legal você ter postado no final a notinha sobre tetraplegia. Realmente é algo muito ruim, e muitas pessoas nem ao menos sabem.
Tem promoção e post novo no blog
endless-poem.blogspot.com.br
Beijão
Adoro romances assim, que nos prendem da primeira à última página e ainda nos descolam um livro favorito! Já queria ler Me Before You em inglês, e agora que saiu no Brasil mal posso esperar!
ResponderExcluirAbraço,
Vinícius - Livros e Rabiscos
Não conhecia o livro, porém, estou adicionando-o no Skoob agora mesmo, porque me chamou MUITO a atenção. O tema é bem inovador, e tenho certeza que a estória é incrível!
ResponderExcluirBeijos
Mariana | http://www.semquerermeintrometer.com/
Deu-me vontade de lê-lo! :)
ResponderExcluirQuero muito ler esse livro!
ResponderExcluirAinda não li os outros livros da autora, mas esse em especial me chamou a atenção por abordar um assunto novo e ao mesmo tempo velho, e acho que vou gostar bastante!
Sei, pelos comentários que já tinha lido antes e agora, pela sua resenha, que eu realmente vou chorar durante a leitura!
Já estou com ele aqui em mãos e pretendo começar a ler em breve!
Abraços,
Letícia - Literature Diary
Quero muito ler esse livro! Li A Última Carta de Amor e adorei haha
ResponderExcluirBeijos
Adorei a sua resenha. Amei o fato de você ler e procurar tirar informações, acho que todos leitores deveriam ser assim. Deveriam ir atrás das informações e refletirem mais sobre o que leem.
ResponderExcluirAdorei o que ouvi falar do livro e estou com vontade de ler agora.
Beijos.
http://vivianpitanca.blogspot.com.br/
Oi Lucas!
ResponderExcluirQue resenha linda! Bem que você comentou para dar uma olhada! rs
sério, sua resenha está ótima, nunca li nada da autora, tenho vontade de ler "A última carta de amor" mas sempre estou adiando a compra!
Espero poder ler em breve esse livro, a capa está linda, parece ser uma história muito emocionante e reflexiva! Lembro dessa novela, e sempre me emocionava com os depoimentos das pessoas!
Beijos,Tahis.
lovesbooksandcupcakes.blogspot.com
oIEE!!
ResponderExcluirDaqui a poucos minutinhos tem selinho para você no meu blog, da uma passadinha la para conferir.
palavrapequenas.blogspot.com.br/
Você tocou no meu ponto fraco: novela do Manoel Carlos e este depoimento específico. Eu lembro nitidamente dele e me emocionou muito (aliás, quase todos os depoimentos de Páginas da Vida me emocionaram).
ResponderExcluirVocê já tinha me falado o quanto este livro era ótimo e emocionante, mas eu tinha um certo trauma elas resenhas que li do primeiro livro (que só melhorava no final e tal), mas, cara, deve ser lindo demais!
Ainda não o tenho, só o A Última Carta de Amor - mas vou dar um jeitinho de encaixá-lo na minha listinha <3
Beijos!
Ah... Como eu quero ler esse livro. :3
ResponderExcluirindiquei selinho para você lá no blog.
http://garotaeseuslivros.blogspot.com.br/2013/05/tag-e-selinho.html
Beijos.
Vixê li outra resenha desse livro não lembro onde.
ResponderExcluirTenho certeza que esse livro é bem emocionante e toca fundo na gente.
Também estive procurando sobre este assunto, e encontrei um site muito bom com um conteúdo excelente. Com vídeo aulas grátis de como ganhar dinheiro online. www.webpodium.com.br
ResponderExcluirAinda estou me recuperar da depressão depois de terminado esse livro. Engraçado como alguns livro mexem com a gente além do imaginado. Estou tentando lembrar que é apenas ficção, mas não está fácil me distanciar dos personagens. Li esse em um dia e já comecei o próximo para ver se serve de consolo rs.
ResponderExcluir