Resenha: Inferno



Busca e encontrarás! Essa é a mensagem da bela senhora de cabelos prateados. Diante dela estende-se um mar de corpos agonizantes, alguns enterrados de cabeça para baixo até a cintura – uma cena bizarra, dantesca. Langdon tenta fazer contato, perguntar quem é ela, o que deve procurar... Mas então ele acorda. Desmemoriado, ferido, a milhares de quilômetros de casa. E de posse de um objeto muito misterioso: um minitubo de metal, com lacre biométrico e o ícone de risco biológico gravado na lateral. Decidido a não abrir o tubo, que pode conter algum material muito perigoso, o renomado simbologista entra em contato com o consulado, em busca de ajuda. Mas algo inesperado acontece: o governo de seu próprio país manda alguém matá-lo. Quando já não sabe mais o que fazer, Langdon encontra a primeira pista que o ajudará a descobrir o que está acontecendo: a imagem do Mapa do Inferno, de Botticelli, uma famosa obra de arte inspirada no Inferno, de Dante Alighieri. Na companhia de Sienna Brooks, uma jovem médica superdotada, ele parte numa jornada alucinante pela Itália, até um dos lugares mais fantásticos do mundo. Dessa vez Robert Langdon precisa usar sua grande habilidade como simbologista para salvar a própria vida e conter uma ameaça que pode destruir toda a humanidade.

Depois de acordar numa cama de hospital, Robert Langdon se vê confuso. Ele não se lembra como foi parar ali e nem porquê. Após despertar, fica sabendo através da médica Sienna Brooks que chegou ali baleado e repetindo a frase "very sorry" sem parar. A partir daí começa uma perseguição a Langdon e sua mais nova recente amiga. Robert não sabe bem o motivo, mas um fato é certo: ele está com um objeto e o governo americano o quer. Muita ação, suspense e emoção estão presentes em Inferno.

Sabe quando a expectativa de leitura está lá nas alturas e não é atendida? Pois é, foi assim que me senti com Inferno. Não, esse livro não é ruim. O problema foi que de alguma forma, a história não foi tão original quanto eu esperava. 

A narrativa é em terceira pessoa, mas sai um pouco do básico que conheço, e isso foi positivo. São capítulos bem curtos fragmentados em partes para termos uma visão mais ampla do que acontece sob a visão de vários personagens ao mesmo tempo. Gostei muito disso. A leitura flui mais facilmente quando não somos pegos por extensos capítulos que não levam a nada.

A pesquisa muito bem aprofundada de Dan e sua esposa para compor a história foi muito importante. O autor tratou de forma inteligente e interessante a obra O Inferno de Dante, que deu origem ao nome do livro. Isso foi realmente crucial para eu entender quão talentoso Dan Brown é. As explicações sobre as pinturas dos séculos passados feitas por artistas de renome foram minuciosas, o que agregaram até certo valou cultural sobre mim. E o mais legal de tudo isso é que a partir dessa obra, O Inferno de Dante, a história ganhou uma projeção de fim dos tempos. Gostei dessa característica, e depois de uma pesquisa sobre o assunto tudo ficou ainda mais claro. 

Meu lado crítico gostou do livro, o lado pessoal não. Não tive oportunidade de ler nenhum livro do mesmo  autor além desse, mas mesmo só tendo assistido aos filmes inspirados nas outras obras dele e conversado com pessoas que já leram outros títulos, é evidente: Dan Brown caiu na mesmice. Sempre existe uma conspiração, o governo perseguindo Landgon, a religião envolvida, grandes obras de arte e por aí vai. Sinto que o autor, depois de descobrir qual era o estilo de livro que poderia vender milhões e milhões, simplesmente decidiu ficar nisso e não arriscar mais nada. Inferno é um livro excelente, com reviravoltas, final surpreendente e emoção do começo ao fim. Creio que se ele inovar num próximo lançamento, esquecer o Robert Langdon como protagonista e pensar num outro enredo e pano de fundo, com certeza lerei, caso contrário, vou esperar para que ele tenha um impeto de criatividade para criar histórias diferentes. 
Titulo: Inferno
Autor: Dan Brown
Páginas: 450
Editora: Arqueiro

28 comentários:

  1. Estou louca por esse livro!
    Parece ser maravilhoso, como TODOS os do Dan Brown haha
    Beijos
    http://entree-virgulas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Estou lendo. Estou quase na metade do livro e por enquanto estou gostando... Depois conto o que achei!

    victoria-diz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Adoro o autor e estou lendo Anjos e Demônios agora. Tenho que concordar, em todos os livros dele sempre tem as mesmas coisas sendo abordadas. Mesmo assim continuo gostando, o cara escreve tão bem <3 Estou louca para ler esse livro! Só não li a resenha por completo para não saber muita coisa da história.

    Um beijo, Karine Braschi.
    Geek de Batom. (@geekdebatom)

    ResponderExcluir
  4. O único livro que li do autor foi Código da Vinci e gostei bastante, depois ao ler as sinopses dos outros livros dele tive a mesma percepção: o autor caiu na mesmice, e acabei não dando chance a novas leituras. Mas Inferno já está aqui, e pretendo ler dessa vez.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  5. Oi Lucas :)

    Como sempre ótima resenha, quero muito ler uma obra do Dan Brown não vejo a hora de descobrir porque os livros dele causam tanto falatório, abraços !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Sua resenha está ótima, gostei de ver, mal lançou o livro e você já leu e resenhou.
    Não gosto do Dan Brown, mas tem uma resenha de um livro dele no meu blog ( Feita por um amigo ) Ele pra mim é como Paulo Coelho: Antes de conhecer já odiava!
    Abraço, www.likelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Sou fã incondicional de Dan Brown, e estou esperando meu livro chegar pela Submarino! Ouvi maravilhas do livro, muitos inclusive disseram que virou o queridinho do autor. Eu ja tava super curiosa, e ainda leio sua resenha! OMG preciso! HUAHUAHUAHAU

    Um beijo
    escolhasliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Que tudo! Você já leu Inferno! OMG

    Nunca li Dan, estou com o ponto de impacto - dizem que é bom - aqui e estou louco para ler!
    Esse livro parece ser bem bacana. O lançamento dele ao redor do mundo foi muito show - tipo simultaneamente né?! - adorei essa divulgação.

    Adorei sua resenha,
    '' Meu lado crítico gostou do livro, o lado pessoal não. ''
    MORTO! KKKK'' Comigo acontece o contrário na maioria das vezes.

    Abraço amigo ;)
    > http://apanhadordelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. não gosto muito de livros em 3° pessoa, mas gosto de livros com capítulos curtos :P
    é, deu pra perceber a formula de livros que ele usa: religião, governo, conspiração..... :S
    não intendi se você mais gostou ou mas odio o livro hahaha

    ResponderExcluir
  10. Oi Lucas. Estou lendo Inferno tb, na verdade estou no começo ainda. Gosto mto dos livros do Dan Brown e espero não me decepcionar, até agora estou adorando.

    ResponderExcluir
  11. Agora após sua resenha que me lembrei das outras obras do autor, nunca li nada dele e acho que não iria gostar se o lesse. Não sei, sua resenha me agradou, mas não o livro. Quem sabe um dia leia algo dele.

    Abraços,
    Raquel.

    ResponderExcluir
  12. Não tenho interesse em ler esse livro,
    devo ser uma das poucas pessoas do mundo que pensam assim, mas não curto muito a escrita do autor, na verdade acho ele um gênio que desenvolve enredos surpreendentes e admiro a criatividade dele, porém não gosto como ele aborda o tema religião em seus livros, por isso simplesmente prefiro não ler os livros.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oieee

    Eu to muito curiosa para ler o livro dele, por enquanto ainda não enjoei de Langdon e não tenho certeza se o autor vai conseguir se desligar dele.

    Beijos

    Andressa
    http://livrosechocolatequente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Quero ler pois gosto do estilo do autor. Tem alguns autores que são assim mesmo, sempre escrevem sobre as mesmas coisas, veja por exemplo Nicholas Sparks com seus romances trágicos e Emily Giffin com as traições. É bem isso que você falou, deu certo e vendeu bem eles continuam com a mesma formula. Mas mesmo assim são atores que eu amo e até gosto disso pois quando quero ler algo de um determinado estilo já procuro o autor que eu sei que escreve aquilo.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Depois do incrível comentário em meu blog, fico até um pouco envergonhado de vir aqui, mas quando li que a resenha seria do livro do Dan Brown, não pude fugir. Brincadeira, eu estava ansioso para aparecer aqui de novo. Nunca li nenhum livro do Dan Brown, embora tenha visto algumas adaptações de seus livros para o cinema e ter achado genial, além de também ter O Segredo Perdido (algo assim, não me recordo ao certo) e não tenha lido. O autor é mega valorizado e acho que isso que faz qualquer livro dele já ser esperado cheio de expectativas. Que pena que seu lado pessoal não tenha gostado, mas pelo menos o livro não é ruim. Boa resenha! - Felipe (A Hora do Livro)

    ResponderExcluir
  16. Oi Lucas!

    Gostei muito de tudo que abordou em sua resenha e sua sinceridade em apontar os pontos negativos e positivos da história. Acho que tem livros que temos mesmo esse sentimento, um lado nosso adora, mas outro ainda resiste. Gosto desse tipo de narrativa e estou curiosa com o livro,vamos ver se tenho a mesma opinião que você.

    Beijos

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi, Lucas.
    Eu sou apaixonada pelos livros do Dan Brown. Este e o Símbolo Perdido são os que faltam para ler dele.
    Adoro a inteligência, o suspense, enfim tudo que ele escreve. =D
    Ótima resenha.

    http://feliciity-unjourdepluie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi Lucas!
    Eu adoro Dan Brown e estou bem ansiosa para ler Inferno. Aquele suspense, os mistérios sempre tão inteligentes...eu acabo devorando o livro super rápido!
    Uma pena seu lado pessoal não ter gostado do livro. =/ Infelizmente os livros dele seguem aquela mesma fórmula, mas eu acho isso bem legal! rs
    Beijos
    http://coisasdemeninasarteiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi Lucas,
    Eu li anjos e demônios e O código da vinci e adorei os dois. Eu gosto do estilo da narrativa de Brown e da fórmula dele rs
    Já estou com o livro em mãos, vou lê-lo em breve.
    bjs

    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi Lucas!
    Ai sou super fã do Dan Brown! Já li os outros livros com o personagem Robert Landon e adorei!
    Concordo um pouco Dan caiu na mesmice, sempre envolvendo religião, mas eu adoro quando tem isso. Estou doida para ler esse livro, parece ser muito bom!! Ótima resenha!!

    beijinhos,
    lovesbooksandcupcakes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Oi Lucas, tudo bem?

    Eu ainda não li nada de Dan Brown, mas meu namorado já leu a maioria deles e concorda com você no quesito "cair na mesmisse".

    Confesso que estou muito curiosa pra ler esse autor e estou pensando em começar por Inferno, já que a sua resenha me deixou bastante curiosa quanto ao enredo.

    Tenho esse mesmo problema que você quanto a expectativas: fico animada nas alturas para o lançamento de um livro e, quando finalmente eu o leio, acabo me decepcionando. Triste vida essa, mas enfim, fazer o que não?

    Ótima resenha, como sempre^^
    Beeijinhos
    http://estoriasdacarter.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Eu ate que gosto dos livros do Dan Brown, por mais que todos sejam iguais ahahahaha
    Eu acho que não sabia que o personagem era o Langdon de novo, pelo menos não to lembrada
    Mas quero ler, claro!
    Adorei a resenha!

    Bjuxx

    ResponderExcluir
  23. Aaai Aaai...
    Dan Brown é um divo neh?
    Já uns 2 livros dele somente, mas fiquei apaixonada pelos 2, e nao consegui desgrudar deles enquanto nao terminei xD
    acho q o Inferno é mais do que necessário na minha estante!
    beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Só li um livro do Dan, gostaria de ler esse.
    bjs!
    palavrapequenas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Ahahaha adorei seu comentário do livro!

    Deixei de ler Dan Brown justamente por isso querido! Tudo sempre igual, mesmo assim não deixa de ter suas emoções.

    Referente a livro de vampiros! Leia André Vianco!

    Beijos

    Livros... Quero ler sempre

    ResponderExcluir
  26. Comprei o livro hoje \0/ parece ser ótimo, jaja vou ler. Pelo menos o Código da Vinci ficou show :D
    Gostei do blog, muito bom. Parabéns.

    ResponderExcluir
  27. Todo autor tem um estilo repetitivo e Dan Brown tem o dele.
    Acho um pouco insano requer um "ímpeto de criatividade" do autor, como se ele não tivesse.
    Criar uma conspiração e deixar você balançado é um grande ímpeto de criatividade! E as situações que ele cria são muito bem boladas.
    Concordo contigo quando você diz que ele se repete, mas o negócio do Dan Brown não é inovar na fórmula de suas histórias, mas sim nas sua essência. E ele consegue isso com maestria.
    Já li os 5 livros publicados por ele, agora lerei Inferno.

    ResponderExcluir
  28. Oi adorei sua resenha!.. muito obrigado...me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?
    busca.livrariasaraiva.com.br/saraiva/Reverso
    www.buqui.com.br/ebook/reverso-604408.html

    ResponderExcluir

Olá :D
Espaço reservado para comentários.
Ofensas serão excluídas.
Tem um blog? Deixe o link no final do comentário.
Obrigado!