Cidade das Cinzas #2 - Cassandra Clare

Título: Cidade das Cinzas - Os Instrumentos Mortais
Autora: Casandra Clare
Páginas: 404
Editora: Galera Record

Clary Fray só queria que sua vida voltasse ao normal. Mas o que é “normal” quando você é uma Caçadora de Sombras assassina de demônios, sua mãe está em um coma magicamente induzido e você de repente descobre que criaturas como lobisomens, vampiros e fadas realmente existem? Se Clary deixasse o mundo dos Caçadores de Sombras para trás, isso significaria mais tempo com o melhor amigo, Simon, que está se tornando mais do que só isso. Mas o mundo dos Caçadores não está disposto a abrir mão de Clary — especialmente o belo e irritante Jace, que por acaso ela descobriu ser seu irmão. E a única chance de salvar a mãe dos dois parece ser encontrar o perverso ex-Caçador de Sombras Valentim, que com certeza é louco, mau... e também o pai de Clary e Jace. Para complicar ainda mais, alguém na cidade de Nova York está matando jovens do Submundo. Será que Valentim está por trás dessas mortes? E se sim, qual é o seu objetivo? Quando o segundo dos Instrumentos Mortais, a Espada da Alma, é roubada, a aterrorizante Inquisidora chega ao Instituto para investigar — e suas suspeitas caem diretamente sobre Jace. Como Clary pode impedir os planos malignos de Valentim se Jace está disposto a trair tudo aquilo em que acredita para ajudar o pai? Nessa sequência de tirar o fôlego da série Os Instrumentos Mortais, Cassandra Clare atrai os leitores de volta para o lado mais obscuro do submundo de Nova York, onde amar nunca é seguro e o poder se torna a mais mortal das tentações.
Cidade das Cinzas é o segundo volume da série Os Instrumentos Mortais. Nesse livro Clary e Jace estão vivendo um conflito entre si, já que descobriram que são irmãos. A chegada da Inquisidora abala um pouco as estruturas do Instituto, uma vez que ela está acusando Jace de mentir para a Clave sobre seu pai, Valentim. Com esse impasse, Jace fica mais distante de Clary e Simon vê o caminho aberto para ter uma relação maior do que simples amizade com a garota.

É ótimo enganar-se positivamente com um livro ou série. Me sinto assim com Os Instrumentos Mortais, porque antes de iniciar a leitura da série, vi comentários negativos e comparações com outras série que me deixaram com o pé atrás. Felizmente, minha opinião mostrou-se totalmente contrária, mas ainda acho que Cassandra Clare tem muito a melhorar.

Tratar de homossexualidade é sempre um tabu, um assunto pouco tratado. Mostrar uma relação entre dois homens, mesmo que de uma maneira discreta, já faz a autora ganhar pontos positivos. O melhor é que Magnus, um feiticeiro pra lá de carismático, rouba a cena e ofusca os outros personagens com suas falas geniais e tiradas sarcásticas. Acredito que ele terá um maior crescimento na série, assim como Alec, que faz seu "par".

O grande agravante que me fez não considerar o livro ótimo é o incesto. Clare quis polêmica e conseguiu. O problema é que parece tudo um tanto doentio: Clary sabe que Jace é seu irmão e vice-versa, mas ambos continuam a se desejar. Isso é estranho e não me agradou nem um pouco, até porque é previsível o que vai acontecer nos volumes sequentes.

A narrativa continua igual, sem muito aprofundamento e com metáforas bem rasas. Só que dessa vez consegui mascarar esse ponto da história porque é impossível lagar o livro um instante sequer. A descrição das cenas de ação peca um pouco pela falta de detalhes, mas não é um impedimento para compreender e torcer pelos mocinhos da trama, inclusive Jace, que está mais bad boy e convencido do que em Cidade dos Ossos.

Não me considero um shadowhunter, mas minha opinião mudou muito depois de ter um pré-conceito sobre a história sem ao menos conhecer. É a melhor série do mundo? Não, outras me conquistaram mais. Como entretenimento descompromissado funciona? Sim, muito. Espero ansiosamente o desenrolar dessa saga e me aventurar pelas Peças Infernais, também escrita por Cassandra Clare.

19 comentários:

  1. Pelo que parece o livro aborda muitos temas polêmicos, não é mesmo? Estou muito curiosa para começar a leitura da saga, mas como são vários livros, vou deixar para as férias, quando meu tempo ficará mais tranquilo. Ótima resenha!

    Abraços, Isabela.

    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Lucas, li sua resenha com muito cuidado porque ainda não li o primeiro livro. Sempre ouvi falar tanto dessa série, é claro que quero ler, mas nunca bateu aquelaaa curiosidade a ponto de realmente me fazer ler. Sabe como é, tem sempre tantos livros bons que acabam nos seduzindo neh.. hehe Ótima resenha. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  3. Muitos falam disso de Clare ter uma escrita muito superficial, mas, quer saber?, eu gosto. COmo você disse é um livro difícil de largar, e nem sempre precisamos de uma mensagem maior, às vezes só precisamos nos prender no livro ali, no momento.

    Gosto muito dessa primeira trilogia, Cidade de Vidro foi praticamente perfeito o final (praticamente porque tem um lance que eu não faço ideia do que queria que acontecesse então não sei se gostei ou não do que aconteceu). Mas o quarto livro foi muito desnecessário, deu uma estragada bonita, já tô como quinto aqui e sem a menor vontade de ler.

    Té mais...
    http://bmelo42.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oiee, tudo bem ?

    Já ouvi falar muito dessa série eu acho a capa linda e estou com vontade de ler mas no momento estou evitando séries pois fico aguardando ansiosamente cada livro sair e isso definitivamente não faz bem ao meu coração rssr

    Beijos

    http://livrosechocolatequente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Estou louco para começar a ler essa série. Comprei o primeiro livro ontem e não vejo a hora de comprar os outros hahhah

    Abraços
    www.booksever.blogspot.com

    Ps. Seguindo o blog - adorei!

    ResponderExcluir
  6. Estou ansiosa pra conferir a saga, mas também apenas como entretenimento. Só descobri a tratava de incesto ontem, e realmente me chocou um pouco. Mas confesso se os irmãos realmente tiverem um relacionamento posso desistir da franquia. :/

    Também quero conferir essa outra saga da autora, mas nem sei por qual começar. [rs]

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi flor!

    Eu adoro essa série, uma das minhas favoritas! Eu dei nota 5 ao livro la no Skoob, mas tenho que concordar com voce que essa parte do incesto realmente é esquisita e nojenta até. Tipo, sempre foi obvio pra mim pelo menos que eles nao sao realmente irmaos, mas no livro eles tinham a confirmaçao disso. Entao por mais que continuassem querendo se pegar, eles tinham que se controlar! Mas enfim a serie é otima e sempre recomendo a todos. Resenha maravilhosa!

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Primeiro vou falar do layout. Gostei, mas gostava do outro também hehehehhe. Eu comecei esse livro com muita raiva da autora com esse negocio deles serem irmãos. Realmente não é um dos melhores livros do mundo, mas é bom, muito bom se comparado a muitos "sucessos" que tem ai no mercado. Não sei se você já leu o próximo, mas ele tem meio que um final da serie.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Lucas!

    Sou apaixonada por esta série, estou finalizando agora o terceiro livro e me preparando para o próximo! E hoje vou ver o filme Cidade dos Ossos *-*

    Adoreeei sua resenha! Eu também tinha lido comentários negativos antes de ler o livro, e fiquei bem contente quando o livro foi muito melhor do que eu esperava.

    Beijos,
    Carol - http://hconcours.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi,

    Sou super suspeita para falar de algum livro da Cassandra, pois sou super fã. :D

    Bjs!

    Viciados Pela Leitura



    ResponderExcluir
  11. Oi Lucas!
    Só li o primeiro livro e adorei os elementos sobrenaturais e o romance, mas o final me deixou profundamente incomodada pelos mesmos motivos que você citou! Quando falo isso para outras pessoas, alguns me lembram que eles não são irmãos de verdade, mas o problema é que eles não sabem disso e continuam flertando! .-.
    Espero que eu não me decepcione com essa série porque, se não fosse por esse probleminha do incesto, eu não teria críticas para ela!
    Beijos, Lis.
    ourbooksontheshelf.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Já li e vi muito sobre essa série, mas ainda não me conquistou para que eu leia, são tantos ótimos livros, é difícil definir nossas prioridades.
    Abraços.

    Blog DuLapa - www.dulapa.com.br

    ResponderExcluir
  13. Salve, salve, Lucas!
    Cassandra é uma autora incrível para mim, afinal, sou apaixonado e completamente fissurado pela narrativa dela. Concordo com os pontos que você abordou, eu pensava exatamente a mesma coisa antes de ler "Cidade de Vidro", um livro que tem como plano de fundo uma batalha maravilhosamente descrita por Clare, creio que você irá gostar muito mais do que o primeiro. Ótima resenha!

    Um abraço, http://umleitoramais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Lucas, adorei o novo template do seu blog! Voce que fez??
    Parabens, ficou simples e de otimo gosto!
    sobre a resenha...
    estou loouca pra continuar essa serie, mas acho que vou ter q ler o primeiro livro de novo antes de ler o segundo, pq já li faz tanto tempo que nao me lembro mais de tudo :/
    beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Adorei a sua resenha Lucas... e compreendi seu ponto de vista e respeito... realmente essa não é a maior série do mundo... porque eu ainda amo demais outras duas séries... Mas eu amei a leitura... e acho que a Cassandra não tem o que melhorar... achei o livro detalhado o que não me fez parar de ler nem por um segundo... A questão de Jace e Clary serem irmãos continuarem se desejando, foi um ponto forte sim, mas para causar polemica na verdade essa parte eu também não curti muito, mas enfim nem tudo é tão perfeito rsrsrs. Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Ah Lucas, obrigada pela dicas e apoio sobre a falta de criatividade, rs!
    Na postagem que você tinha comentado, eu ainda não tinha pintado os cabelos. Sim, ele tinha umas mexinhas, mas nada oficialmente pintado. Agora sim está pintado. Se quiser dar uma conferida, só ir lá no blog ^^

    Adorei a sua resenha.
    Confesso que li "por alto", uma vez que quero MUITO ler o primeiro AINDA. Pois é, rs!

    ♥ Beijos, Lu
    http://luizando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oie, tudo bem?
    Desculpe a demora para retribuir a visita, mas estamos sem tempo, infelizmente ;/
    Confesso que quando eu li a parte do 'feiticeiro que rouba a cena com suas falas geniais e sarcásticas' eu lembrei do Tyrion Lannister, o anão de Game of Thrones, que acaba, também, roubando a cena e conquistando o carinho dos fãs. rs
    beijos

    http://osnarnianos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Eu não me animei o suficiente com o primeiro livro para ler o segundo, algo nele me desagradou muito e me deixou com um pé atrás para continuar a ler, mas após ver tantas resenhas positivas ponderei a minha opinião e estou querendo ver o filme para ver se dou uma segunda chance a série. Assim como você disse também li série que me empolgaram mais e quero ler o Peças Infernais que parece ser um pouco melhor que Instrumentos Mortais.
    Abraços,
    Raquel - Viajando com Livros.

    ResponderExcluir
  19. Oi Lucas,
    Eu ainda não li nenhum livro dessa série, mas confesso que a cada dia me sinto mais motivado.
    Primeiro por causa do filme, já que eu queria ler o livro antes de assistir ao filme.
    E agora lendo sua resenha (a única que eu li sobre esse livro até agora) fiquei curioso, principalmente por causa do personagem Maguns, rsrsrs
    Abraço
    Cooltural

    ResponderExcluir

Olá :D
Espaço reservado para comentários.
Ofensas serão excluídas.
Tem um blog? Deixe o link no final do comentário.
Obrigado!