Sem Roteiro: Momentos macabros em séries de tevê


Olá, leitores! Recentemente eu estava conversando com meu irmão sobre assuntos corriqueiros e surgiu o tópico "séries" e ele me mandou um artigo sobre os polêmicos momentos que algumas celebres obras televisivas tiveram. Para minha surpresa (e tristeza também) fiquei chocado com muitos desfechos dados a séries que marcaram muito minha infância. Confiram o post, pois garanto que vão se surpreender tanto quanto eu.

Tom e Jerry 


Originalmente a história do gato e rato, feita por Gene Deitch,  tem trinta curtas, que não são tão famosos pela qualidade baixa, exibindo um áudio mal acabado e um sentimento à violência. Pediram a Deitch para fazer uma continuação para os trinta curtas conhecidos pelo público. Ele, desesperado para não perder o contrato, criou um chamado Tom's Basment (O Porão do Tom, em tradução livre).

O curta começava como os outros: Tom e Jerry na casa se perseguindo. O dono de Tom era um homem gordo e bravo de outros curtas de Gene. Na primeira cena ele aparece pisando no rabo do gato porque estava com raiva de vê-lo dormindo na porta do porão. Ele grita com Tom e diz pra ele nunca ir lá embaixo, então o felino sai correndo para a sala e a câmera continua focada na porta e Jerry é visto saindo da sua casinha. 

Logo em seguida Jerry provoca Tom para que o siga até a porta do porão e a cada ida lá o gato recebia um safanão do seu dono. A cada pancada o gato ficava mais desfigurado, com os olhos roxos e a perna quebrada. Tom implora para que Jerry pare de enche-lo, mas o ratinho o empurra em direção ao porão. 

O dono fica irritado de novo. Nesse momento a câmera dá um close na cara dele, que fica vermelha de irritação com Tom conforme ele grita. Jerry decidi, finalmente, ajudar o Tom e ataca o velho com uma faca. Depois disso os dois carregam o corpo até o porão e descobrem dezenas de cadáveres lá embaixo. Eles apertam as mãos, parece que os dois triunfaram juntos, mas a expressão do rosto do Jerry muda e ele diz "Não acredite", então ataca  Tom, matando-o e joga seu corpo no porão também. O final do episódio mostra o rato colocando uma placa de "Vende-se" no jardim da casa.

Esse final é um episódio perdido, pelo que consta em vários sites da internet, ou seja, ele pode existir e nunca ter sido exibido. Um outro desfecho que rola na internet é o da foto abaixo, no qual o Tom e Jerry se sentem desolados pela perda de suas parcerias e então sentam na linha do trem. Logo em seguida a tela fica preta e o efeito sonoro do trem chegando encerra o episódio.


A Família Dinossauro 

A Família Dinossauro também causou polêmica na década de 90 com seu final fora dos padrões.O último episódio da série mostra o derradeiro fim que uma espécie pode ser. A exibição foi vetada em alguns países, por ser considerada imprópria e cruel.

A fábrica de sucos "Isso é Assim" é responsável pela extinção dos besouros que era fundamental para o ecossistema para impedir o crescimento de uma videira. Dino, o paí da família Silva Sauro, tenta usar um pesticida para acabar com a videira, mas todo o ecossistema morre. 

Para desfazer o erro o dinossauro pensa em criar chuva para que a água faça florescer muitas e muitas plantas. Como? Despertando vulcões que iriam provocar "nuvens" (que com certeza não eram de chuva, mas eles não sabiam). O resultado é a terra totalmente encoberta por nuvens espessas de fumaça impedindo a entrada da luz do sol dando início à era do gelo e a extinção de todos os dinossauros.

No último momento do episódio o Baby pergunta para seu pai o que eles vão fazer, para onde vão se mudar, e Dino responde que não existe outro planeta para onde ir e que ali é a casa deles. Uma música fúnebre encerra o episódio.

                                  

O mais interessante nesse episódio é a crítica que está presente sobre como o homem vem levando sua "relação" com o planeta Terra, acabando com a natureza e tudo que está relacionado ao ecossistema.

Alf, O Eteimoso

Se lembram do engraçado e Alf, o eteimoso? Então, ele também teve seu final trágico. Em um dos episódios da série um militar vai a casa da família que o E.T se abrigou e diz que se o encontrassem iam levá-lo e fazer coisas ruins com ele.

Eis que no último episódio da quarta temporada Alf está prestes a ir embora, pois uma nave com sobreviventes de seu planeta de origem o encontra aqui na terra. Mas um fato horrível acontece: os militares o capturam no último minuto e o prendem. Eles levam o Alf embora e sabe-se lá para fazer o que, já que a quinta temporada da série foi engavetada. Logo depois surgiu o filme O Projeto Alf, para mostrar o que aconteceu com o e.t. 

Punky, A levada da breca

A precoce Punky protagonizou nos anos 1980 um episódio digno de filmes de terror. Junto de seus amigos, a levada da breca resolve acampar na floresta. Eles não demoram muito para se perderem, claro. Alojados dentro de uma caverna, resolvem passar o tempo contando histórias de terror – mais especificamente, histórias de terror sobre crianças que se perdem na floresta e buscam abrigo em uma caverna. A metalinguagem é provavelmente um dos motivos que tornam o episódio um pouco mais perturbador: se você piscar na hora errada pode perder a importante informação de que os horrores prestes a serem vistos não estão, na verdade, acontecendo com a protagonista e seus amigos.

Um grupo de índios encontra os garotos e os informa que um espírito maldito habita a caverna e que Punky Brewster é a única que pode derrotá-lo. As crianças, sendo crianças, aceitam o desafio. Não demora muito para que todos os seus amigos desapareçam – e reapareçam apenas como cabeças (decapitadas?) na parede. A sequência de horror ainda inclui o pai adotivo de Punky decidindo abandonar as buscas pela garota e seu cachorrinho sendo transformado em um esqueleto. Por fim, ela consegue derrotar o espírito e descobrimos que tudo fazia parte da história contada pelos garotos. Mas, para manter a garotada aterrorizada por mais um tempo, este foi um episódio duplo – o que significa que tiveram que esperar uma semana para descobrir o que acontecia no final.

É isso. Vocês acompanhavam alguma série dessas na televisão e ficaram chocados também? Eu nunca tinha visto o episódio da Família Dinossauro e fiquei realmente triste com o desfecho deles, apesar de saber que a extinção da espécie foi inevitável. Abraços. 

**Errata: Tom e Jerry foi criada originalmente por William Hanna e Joseph Barbera. Gene foi responsável pela segunda geração.

18 comentários:

  1. Nossa esse post me deu arrepios! Eu já sabia sobre o episódio de Família Dinossauro mas esse do Tom e Jerry é bem tenso. Já ouvi falar também em histórias sobre o Bob Esponja.

    (desconstruindoaspalavras.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
  2. Oi Lucas.
    Acompanhei todas essas séries, mas não assisti a nenhum desses episódios sobre os quais você reveuesc. Fiquei super curiosa para assistir. O final de Família Dinossauro é bem angustiante mesmo. Ótimo post!

    Beijo.
    http://navirj.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Lembro de Família Dinossauro, eu adorava, e agora sabendo desse final, realmente é triste. Bem, é um desfecho inevitável, mas acho que em certas coisas, deixar o final em aberto e melhor. Mas em todo caso, Tom e Jerry superaram. Achei meio macabro o episódio, e não entendo pra que toda essa violência - em ambas versões do episódio. As novas temporadas - não sei se ainda fazem, mas a versão mais nova - eu prefiro elas, mas acho que é por ter crescido assistindo mais elas do que essas antigas. Enfim, post super legal. Gostaria de saber se outros desenhos e série possuem finais do tipo. Seria legal uma Parte 2 do post.

    Abraços, Joshua Guimarães
    Blog Pensamentos do Joshua - pensamentosdojoshua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Gente, que sinistro. Sempre vi Tom e Jerry, mesmo com aquelas brigas todas, uma história sobre amizade. Como é macabro o Jerry daquele primeiro final. É a história do segundo é triste demais.

    flyingwhisper.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. A gente é tão costumado a ver séries atuais que nem se lembra que no passado (Pelo menos no meu caso) assistíamos fora da ordem e nem paramos para pensar o que aconteceu no fim dessas temporadas. Não sabia de nenhum desses desfechos narrados por você. Adora a 'levada da breca', família dinossauros e Tom e Jerry. ^^ Ótimo post. Grande Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Dessas a única que nunca assisti foi Punky, e me lembro muito pouco de A Família Dinossauro pois eu era muito pequena. ALF realmente não teve 5ª temporada, mas teve um filme chamado Projeto ALF que mostra o que aconteceu depois que o Exército o pegou. Já Tom & Jerry, a série foi criada por William Hanna e Joseph Barbera que foram responsáveis pela animação de 1940 a 1958. Gene Deitch foi responsável apenas pela segunda geração, de 1960 a 1962. Que é essa que falou e que não é bem aceita. Aqui no Brasil o mais vemos é a série original e a terceira geração, produzida por Chuck Jones de 1963 a 1967. Mas o post ficou ótimo, as vezes esquecemos de ver o "outro lado" das produções.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Uau, que tenso o do Tom e Jerry... O ep. que você falou da linha do trem eu até lembro, mas minha mente juvenil nunca se ligou que podia significar a morte deles. E sei lá, desenho eu nunca pensei num final, tipo, obviamente há um episódio que é o último, mas eu nunca pensei em qual seria ou se há um desfecho para história (já que cada episódio é uma história própria)

    O da família dinossauro eu já conhecia, nunca vi o episódio todo, mas conhecia a história, e não acho tão sinistra quanto o do perdido do TeJ, porque a família sempre tentou trazer alguma crítica mesmo, e achei que, apesar de triste, foi um episódio com uma boa ideia.

    Do Alf também não sabia, aliás, nunca ouvi falar nem do filme.

    Apenas essa última série que vc falou que eu não conheço (ouvi falar, mas nem sei do que se trata realmente)

    Adorei o post,

    Té mais...

    ResponderExcluir
  8. Nossa :O sabia do Alf, mas nunca pensaria essas coisas em Tom&Jerry e Familia Dinossauros... Essa último eu nem assisti...

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Nossa muito macabro esses episódios. Eu assisti todas essas series e não conhecia esses finais terríveis. Certas coisas é melhor nem saber rsrsrs
    O único que ouvi falar que o final era péssimo foi Caverna do Dragão, mas o episódio nunca foi ao ar, pelo que sei.
    Ótimo post.
    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir
  10. Nossa, nunca tinha ouvido sobre esses finais macabros o_O
    Eu queria saber sobre o último episódio da Caverna do Dragão, hehe
    Tem post novo no blog, "Mito x Verdade" e, dessa vez, é sobre fadas! Confere lá!
    beijos

    http://osnarnianos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Que horror Lucas, estou chocada! Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  12. Desconhecia o final de todos! Chocada!

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  13. Essa do Tom & Jerry, eu já sabia e realmente é macábro.
    O final da Família Dinossauro é um dos mais válidos e realistas que tem, né? Quase 20 anos atrás, alguém teve peito o suficiente de mostrar o que estava errado (e continua errado).
    Alf também é realista, apesar de triste. Humanos não saberiam lidar com um ser de outro planeta de forma amigável.
    Eu não gostava muito da Punk, achava ela bem diferente de mim em tudo e preferia não assistir, nem sabia desse episódio.
    Adorei o post Lu, afinal toda série infantil traz algo macábro ou fora do esperado pra crianças. Acredito que usam para transmitir uma mensagem subliminar aos adultos.

    Beijos
    Fernanda - Leitora Incomum

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Mais do que espanto, o post me causou mesmo foi nostalgia, rsrs...
    Essas eram séries que eu assistia religiosamente quando criança, com exceção da Punky que eu não curtia muito.
    Em relação ao conteúdo do post, eu acompanhei mesmo o do Alf e da família dinossauro. Apesar de macabro (e de todas as críticas da época), eu os acho bem possíveis (e críveis).
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Todo esse assunto sempre me chamou a atenção eu me lembro desse episodio do tom e jerry, tbm me lembro de um episodio da familia dinossauros em que eles comem uma "Planta" para se sentir bem, a mesma representa o consumo de drogas... e esse da punk vi os videos hoje mas tbm um dos que eu me lembro e que mais me marcou foi o final da primeira temporada de digimon onde o digimon conhecido como Myotismom sei lá acho que escreve assim: evolui para sua forma suprema e se torna a besta exatamente as 6 horas seis minutos e seis segundos... sinistro...

    visitem meu blog: http://e-medonho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Pensem numa pessoa de 31 anos que amaaaava a Punk... Essa sou eu.. até hoje,, até assistir (na verdade sequer consegui assistir,.. .fiquei alternando o canal porque tava com minha pequena de 2 anos.. pois a linguagem já estava tensa, até que pra piorar, quando volto pra ver se tinha terminado o episódio, aparecem os amigos com cabeças como decapitadas nas rochas com uma cara espantosamente horripilante... E agora vendo no YouTube tem caveiras, e a Katia, amiga da Punk parece a personificação do diabo... Enfim, lamento, pois sempre defendi como uma série que fala de princípios de amizade, lealdade, verdade... Pra mim, caiu por terra... seria uma hipocrisia dizer que não lamento, mas como nada é por acaso, acredito que os autores deste e outras séries e desenhos têm algum "objetivo" a atingir com isso... Triste senão absurdo!

    ResponderExcluir
  18. Obs. A série está sendo reprisada no SBT! num horário bem impróprio para tais cenas! (13h)

    ResponderExcluir

Olá :D
Espaço reservado para comentários.
Ofensas serão excluídas.
Tem um blog? Deixe o link no final do comentário.
Obrigado!