Série Fallen - Lauren Kate


Fallen, aquele tipo de séries que uns amam e outros odeiam. A minha aventura na história de Lauren Kate começou apenas porque os três primeiros livros da série estavam dez reais cada um no Submarino e minha mãe os comprou. Ai uma querida amiga me deu o último, Êxtase, e pronto, não tinha motivos para não ler, não é mesmo? O começo não é ruim, pelo contrário, gostei. O problema é que com o passar dos livros a autora meio que começou a cair numa ribanceira sem saber o que fazer e no final eu constatei que ela não tem talento e não sabe conduzir uma boa história.



Fallen: O primeiro livro da série leva seu título, Fallen, e muitas pessoas me alertaram que eu iria odiar. A verdade é que gostei da história, do clima sombrio e do enredo criado. A maldição que unia Luce e Daniel para sempre é muito interessante à primeira vista. Por ser o primeiro volume, fiquei com a impressão que foi realmente para introduzir o leitor no mundo dos anjos caídos e tudo o mais. O final é, sim, emocionante e já nos prepara para a continuação.

Tem seus poréns? Tem. A Luce já se mostra uma songa nesse começo, muito sem sal, falando uma ou duas linhas de coisas raramente aproveitáveis. A mudança na personalidade de Daniel é repentina demais e fiquei com a impressão que a autora não estruturou isso antes de escrever.

Tormenta: Muitos me alertaram também que eu viveria uma tormenta, mas não foi uma leitura ruim. Luce, felizmente, não estava com muito mimimi ainda. Depois que ela descobriu sua história teve que se mudar para outra escola. No novo ambiente criado por Lauren conhecemos a Sheroline, um lugar tranquilo, bonito e cheio de nefilins. 

O grande porém da história está no ritmo e na trama mal desenvolvida. O Daniel Mongoloide (vou usar esse termo pra descrevê-lo, pois é muito cabível) some do mapa e deixa a Luce lá na escola. Ele não diz para onde foi, o que está fazendo, nada. Ok, se ele não aparecesse na história eu diria que teria sido muito melhor. Juro para vocês, minha gente, em todos os momentos que ele voltava de sei lá onde era pra brigar com a sua amante eterna. Nossa! Teve uma hora que me cansei meeeeeesmo de acomapanhar esse romance sem noção. 

Pra melhorar tudo, o final foi épico, muito bom mesmo. Parece que a querida Lauren viu que o livro foi bem razoável e deu um desfecho digno pra ele com muita ação e emoção. Só que Luce abriu um anunciador e entrou no pior livro da série.

Paixão: Argh. Este é um livro mais que péssimo, é detestável. É um grande exemplo de coragem: coragem da autora mandar uma história dessa para uma editora mais corajosa ainda publicar.

Imaginem uma pista de corrida em forma de circulo em que os ciclistas passam toda hora pela linha de chegada. Paixão é exatamente isso, sem tirar nem pôr, uma história que gira, gira, gira para chegar ao mesmo lugar. A chata da Luce entra em um anunciador e vai indo de vida em vida, isso com o Daniel atrás dela, sempre burro e lento. Mas, minha gente, não tem explicação de nada com nada o livro todo. Ela vê o seu amor em outra vida, sente um fogo e pronto, vai pra próxima. O final é totalmente sem graça, com uma explicação meia-boca sobre uma coisa aqui e ali. Um desastre do começo ao fim.

Êxtase: Esse livro podia muito bem ter salvado a série, até porque ela não começou tão mal assim. Mas não adiantou e Lauren decepcionou de novo. A história é cheia dos frufrus e descrições detalhadas e monótonas da autora. Colega, alou, acho que entendemos desde o primeiro livro que os olhos do Daniel são lindos, violetas e que despertam em Luce diversas sensações. Não precisava ficar descrevendo isso toda hora. Irrita, né?

Outro ponto visível é que a Lauren tenta colocar alguma cena interessante aqui e ali, mas simplesmente não sabe escrever de forma atrativa. Ela precisa repensar muito se ser autora foi a carreira certa a ser escolhida. É um amontoado de coisas sem noção, jogadas na cara do leitor de um jeito que fica muito difícil de engolir.

Esperei um fim com, no mínimo, uma batalha épica entre o Céu e o Inferno, mas não foi bem o que houve. Teve lá um papinho mais ou menos pra resolver a questão da história toda e foi isso. Horrível. Posso dizer que o último capítulo e o epílogo foram responsáveis por deixar a história um pouco mais fofinha no seu final, mas não salvou todos os erros grotescos que ela cometeu de Paixão pra frente.

Enfim, Fallen merece 2,5 estrelinhas. É óbvio que Lauren não nasceu para escrever, pois um bom tema ela teve, mas se perdeu totalmente dentro da própria cabecinha. Só ficarei com saudades do Cam e da Ariane, que foram bons personagens ao decorrer da série.

E vocês, amam ou odeiam a série?

14 comentários:

  1. Tenho amigas que leram a série e gostam, mas simplesmente, não tenho um pingo de vontade para ler Fallen, primeiro por ser sobrenatural, ter anjos, e romance clichê, e segndo, é de Satanás - brincadeirinha, kkk, mas também acho que tem essa pegada, e nem vou entrar em detalhes porque senão os fãs vão dar ataque. Enfim, TALVEZ eu leia Teardrop da autora, mas como você disse que a escrita dela é ruim, as chances tão ficando nulas... Ótimo post!

    - pensamentosdojoshua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Hey querido!

    Concordo em parte com você. Sim, ela não sabe conduzir uma boa história. Se perdeu e ficou uma bosta. Mas acho que ela tem sim talento, do ponto de vista narrativo. Se ela lançasse um livro único, por exemplo, eu iria ler. Só não tenho paciência pra enrolação dela com as séries. Eu gostei do primeiro, amei o segundo (pra mim foi o apice), o terceiro foi uma porcaria sem fim e o ultimo extremamente previsível. Nem o de contos salva, aprofundou pouco os personagens e ainda deixaram o Cam de fora. Um dos mais complexos personagens, e eles só ignoram! Affz raiva eterna disso.

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Essa série definitivamente nunca me interessou, e já ouvi tantos comentários negativos, principalmente comparando com os livros da Becca, que me fizeram tirá-los da lista, afinal, tenho tantos bons para ler antes. Mas valeu por dar sua visão da história Lucas. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Lucas!
    concordo com você, de Paixão pra lá a autora cagou feio, não soube conduzir a história e muitas vezes ficava muito confuso! Não tive coragem de ler o livro final ainda, devido a minha decepção com o livro Paixão! E acredito que eu nem vá ler, também adorei os personagens Cam e Ariane eles tiveram um diferencial na série!
    Estou até com medo desse livro novo da Lauren, será que amadureceu?

    Beijos!
    lovesbooksandcupcakes.blospot.com

    ResponderExcluir
  5. Tinha bastante duvida sobre ler ou não ler, Fallen. E obrigada por essa resenha, Lucas, pois decidi que não vou ler. [rs] Percebi que temos opiniões bem parecidas, e se você achou sem fundamento...

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Caramba, nunca li nada da série e, realmente, não é uma das que me interesse. Embora eu ache algumas das capas BEM bonitas. Ah, agora deu pra saber mais um pouco sobre...

    http://booksdeluxe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu nem amei, nem odiei a serie. Gostava de um livro e odiava o outro. O ultimo livro foi sofrível, ela conseguiu estragar tudo e inventar uma coisa descabível na minha opinião. Também esperava a batalha que não aconteceu. Você viu que vão lançar outra serie dela? hehehehhee

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Oi Lucas! Eu não odeio a série, acho que é como Os Imortais, tem livros bons e ruins, mas ao final foi uma leitura satisfatória, não é a melhor de todas, quando falamos de anjos, Hush, Hush é a minha preferida, mas eu leria sim outros livros da autora, inclusive estou esperando a chegada de Teardrop para novembro.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  9. Não tenho sentimento algum por essa série, nem a curiosidade hahahahahah
    Lu tu foi muito corajosa e te admiro. Todo mundo diz que a Lauren faz uso de ervas e alucinógenos pra escrever as histórias dela e fica tudo confuso, em pé nem cabeça.

    Beijos
    Fernanda - Leitora Incomum

    ResponderExcluir
  10. Sabe, eu gostei/não gostei de Fallen. É engraçado porque consegui visualizar tudo, e ainda consigo lembrar da escola, do cemitério... até do bar por onde eles passam! Mas a história é MUITO monótona! Ela deixou o ápice para o final do primeiro livro e ainda fez a maior burrada da vida (pfvr, nunca vou superar Penny).
    Em Tormenta eu já tava de saco cheio e, apesar de visualizar tudo, não tive paciência e acabei abandonando. Me enchia o saco essa menina se colocando em encrenca depois de TUDO que ela viu no final de Fallen e o Daniel estava tão sem sal... até pra mim.

    Bom, fica a recordação de capas lindas na estante e rende coisas bonitas esteticamente, mas só.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Eu estava com muita vontade de ler estes livros, mas eu não sabia que autora ao invés de melhorar, ela piora no decorrer da série :(
    Acho que estou meio que decepcionada. Agora fiquei na duvida se embarco ou não nesta história.

    Adorei o post, Lucas ♥

    Beijos
    http://www.culturaliteraria.com/

    ResponderExcluir
  12. É muito ruim mesmo, a autora se perdeu totalmente, o ultimo livro como você disse podia ter melhorar, tentado salvar a serie, mas foi ruim também , muito chato massante a leitura!!!
    E a temática é boa, foi um desperdício.

    ResponderExcluir
  13. Essa é a primeira e ultima vez q entro nesse blog,primeiramente,vc fala dos livros como se eles fossem assim:se quer falar de um livro,é so o enredo ,nao se faz a cabeca das pessoas.segundo:vc provavemente é o tipo de pessoa q acha q sabe d livros,pq essa historia é linda,uma mortal,um anjo,um amor amaldiçoado por milenios,e nessa vida,luce muda essa maldição,um amor sem limites e terceiro:lauren kate é uma excelente escritora,a,narrativa é bem envolvente,e por isso q fallen tem milhões de fãs do q esse blog com suas centenas de seguidores.

    ResponderExcluir
  14. Poxa é uma história tão linda.... A autora se perde um pouco mesmo em Paixão, e nos faz até sentir um pouco de raiva da protagonista Luce, mas acho que como um "romance", que é o gênero do livro, a história é belíssima!!! Não se trata de um conto épico sobre a batalha entre o céu e o inferno, apenas isso surge como pano de fundo para o desenrolar da trama.
    E o enredo inventado para esclarecer a Queda, ao meu ver, foi una uma ótima tirada!!! Adoro a série!!!!

    ResponderExcluir

Olá :D
Espaço reservado para comentários.
Ofensas serão excluídas.
Tem um blog? Deixe o link no final do comentário.
Obrigado!