Sem Roteiro: Outubro Rosa

Olá, leitores! Vi uma postagem sobre o "Outubro Rosa" no Ler & Almejar, da querida Re ♥, e me inspirei para falar sobre esse assunto tão importante aqui no blog também. 

A campanha tem como prol alertar contra os problemas do câncer de mama. Aqui em São Paulo para muitos lugares que vou vejo o simbolo que representa a campanha, prédios e outros lugares iluminados de rosa. Esse mês é "rosa" em todo o mundo e teve início nos Estados Unidos.

"O câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve na mama como consequência de alterações genéticas em algum conjunto de células da mama, que passam a se dividir descontroladamente. Ocorre o crescimento anormal das células mamárias, tanto do ducto mamário quanto dos glóbulos mamários. O câncer da mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres em todo o mundo, sendo 1,38 milhões de novos casos e 458 mil mortes pela doença por ano, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). A proporção de câncer de mama em homens e mulheres é de 1:100 - ou seja, para cada 100 mulheres com câncer de mama, um homem terá a doença. No Brasil, o Ministério da Saúde estima 52.680 casos novos em um ano, com um risco estimado de 52 casos a cada 100 mil mulheres. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Mastologia, cerca de uma a cada 12 mulheres terão um tumor nas mamas até os 90 anos de idade." 


O assunto tem um grande foco nas mulheres, mas nós, homens, estamos também suscetíveis ao câncer de mama. Para cada 100 mulheres com a doença, existe um homem. Embora seja raro, a despreocupação com a doença pode ser um perigo.

A incidência de câncer de mama masculino é maior após os 35 anos. O diagnóstico utilizado para detectar a doença no homem é feito através do histórico do paciente, mamografia e biópsias do tumor. O câncer mamário pode evoluir, se não detectado no começo, se espalhar para outros órgãos em um processo chamado metástase e causar a morte do indivíduo. 

Alguns médicos desconfiam que o uso de anabolizantes está entre uma das causas da doença nos homens.


Faça seu autoexame e ajude a espalhar essa ideia. #OutubroRosa. 

7 comentários:

  1. Oi, Lu!

    Adorei o post e achei muito interessante você ter entrado no assunto: homens. Como você mesmo disse, mesmo que não tenha o mesmo risco que as mulheres, tem que estar em alerta para prevenir os riscos que o câncer pode trazer.

    Parabéns e fiquei feliz por ter me citado.

    Beijos
    Rê ^_~

    ResponderExcluir
  2. Oi Lucas!

    Realmente é algo que ninguém presta a atenção. Achei muito interessante e pontual a postagem. Claro que, a incidência maior é para as mulheres, mas os homens precisam estar atentos. Parabéns pelo post.

    Beijos

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Que ótimos post, Lucas! Realmente muitos ou até nem sabem que o câncer de mama pode ocorrer em homens também, de tão raro que é. Mas ocorre, e não dá pra vacilar.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Lucas, parabéns pelo post de utilidade pública e pelo alerta em relação ao câncer de mama masculino. Realmente isso é pouco sabido e difundido e é importante ser esclarecido. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  6. Hey!

    Super legal a campanha mesmo, e parabéns por divulgar! Muito digno!

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Muito interessando a campanha e homens sempre costumam não atentar a saúde !

    Parabéns pelo post

    Beijos

    http://www.livrosechocolatequente.com.br/

    ResponderExcluir

Olá :D
Espaço reservado para comentários.
Ofensas serão excluídas.
Tem um blog? Deixe o link no final do comentário.
Obrigado!