Sem Roteiro: Leitores ou Seguidores?



Olá, queridos e fiéis leitores, ou me engano? Será que eu tenho leitores de verdade? Que dúvida cruel, mas acho que a paranoia de ter “leitores ou seguidores” é uma verdade parcial. Acontece que é muito comum nos depararmos com “Ai, adorei sua resenha, beijos”, (som de grilos ao fundo). Se a pessoa leu sua resenha, por que faria um comentário tão seco assim?


Existem milhares de blogs destinados à resenhar livros, certo? Nós, blogueiros literários, fazemos as resenhas dos livros que mais gostamos e esperamos que outros blogueiros eou simples leitores que andam por blogs as leia, e deixem um comentário sincero. Porém, às vezes (muitas vezes), não é isso que ocorre.

Um exemplo muito simples disso ocorreu outro dia, no blog da Flávia (Livros e Chocolate). Depois de uma longa conversa comigo sobre o livro O Mendigo, que não a agradou muito, ela foi fazer uma resenha dele e postar. Até o momento tudo bem. Só que haviam comentários do tipo: Aaaah, adorei a capa do livro e a sinopse, parece ser bastante interessante. Eu quero ler, adorei sua resenha. Beijos. Não precisa ser um vidente para saber que ela não leu uma linha sequer da resenha, já que a Flávia não falou muito bem do livro. E isso não é só exclusividade do Livros e Chocolate.

"Ai ,que saco ver certos comentários"
É bem frustrante você se dedicar fazendo uma resenha ou postagem, escrever, reescrever para vir alguém e comentar: “Adorei!! segue meu blog!”. O que dá a entender, é que a pessoa simplesmente quer seguidores para seu blog com a finalidade de conseguir parcerias (outro assunto para um próximo post), e só veio no seu blog para angariar mais um seguidor. Só que, nem tudo é dessa maneira. Alguns blogueiros são bem sinceros, e chegam a dizer que não tem tempo para comentar em outros blogs, mas querem comentários e visitas nos seus. Oi?! Se não tem tempo pra fazer isso, por que criou um blog?

Existe aquela palavra mágica que faz um bem: reciprocidade. Não precisa ser um Pasquale Cipro Neto para entender o que isso significa. É uma via de duas mãos: você vem no meu blog, é educado e comenta as postagens, e eu irei no seu, serei educado e comentarei as postagens. Funciona?  Em partes. Algumas pessoas tem a “cara de madeira” de não ler, comentar qualquer coisa e achar que temos o dever de ir em seu blog fazer um tour e sair deixando opinião em tudo. Sim, algumas pessoas são mais diretas em uma resenha, fazendo apenas uma breve ideia do livro. Outras colocam tanto sentimento, que a resenha fica enorme. Mas isso não importa quando o livro é bom e o blogueiro sabe escrever uma resenha da melhor maneira possível.

Antes de criar o blog eu não tinha muita ideia do que ocorria na blogosfera literária, mas com o tempo fui me acostumando com algumas coisas. Sei que tem pessoas que aparecem aqui simplesmente por aparecer, e que tem outras que leem as resenhas e deixam comentários sinceros. É por causa desses leitores que a vontade de manter o blog é mantida. Eu fico imensamente feliz quando vejo comentários sinceros e com sentido e coerência de acordo com a postagem.

Nem tudo está perdido, claro. Uma pessoa veio fazer um comentário sem ler nada no seu blog? Retribua da mesma maneira, afinal, a reciprocidade é isso: uma via de duas mãos, na qual você dá aos outros, o que eles dão a você. Obrigado a todos que acompanham o blog e leem o que escrevo. Tenham certeza tenho o maior prazer de ler o que vocês escrevem também. Beijos e abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá :D
Espaço reservado para comentários.
Ofensas serão excluídas.
Tem um blog? Deixe o link no final do comentário.
Obrigado!