Resenha: Água para Elefantes


Título: Água para Elefantes
Autora: Sara GruenPáginas: 272
Editora: Arqueiro
Avaliação: 5/5
Sinopse: Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas e fantasmas do passado. Por 70 anos Jacob guardou um segredo. Ele nunca falou a ninguém sobre os anos de sua juventude em que trabalhou no circo. Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária. Mas sua sorte muda quando seus pais morrem num acidente de carro. Sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de prestar os exames finais e acaba pulando em um trem em movimento - o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra.


Encantador e apaixonante, assim foi Água para Elefantes para mim. Através de décadas, o velho Jacob, de 90 ou 93 anos, narra sua trajetória quando jovem dentro de um circo. Depois da morte dos pais e sem saber para onde ir, ele embarca no trem do Circo dos Irmãos Benzini, O Maior Espetáculo da Terra. Só que não é tudo feito de rosas. Por trás das cortinas e da magia do circo, segredos eram escondidos e muita tensão rondava os trabalhadores daquele lugar. Uma das atrações era Marlena, uma jovem domadora de cavalos. Jacob e Marlena vivem um lindo amor, envolto na magia e encanto de um circo.

Quando comprei esse livro não tinha expectativa (frase clichê). Apenas comprei. E como todo bookohalic, tenho vários livros para serem lidos, e um dia olhei esse e peguei. Não sabia que ia me encantar tanto com a narrativa, personagens e cenário que foram criados.

O livro é divido entre o presente e o passado, e Jacob narra os dois tempos em primeira pessoa, dando um toque especial aos fatos. O interessante já começa pelo seguinte: é uma história do ponto de vista de um homem. Muitos livros são contados a partir do ponto de vista de mulheres. Em Água para Elefantes é diferente, e eu achei tão original. É um romance, que quando contado por um homem, chegou a ter partes até engraçadas que me fizeram rir.

A capacidade de Sara de conduzir a história fez o livro ficar ainda melhor. Não podia faltar, claro, o triângulo amoroso. Todos sabem que odeio isso quando feito de uma maneira errada, só que o triângulo circense foi diferente. August que era o marido de Marlena tinha uma dupla personalidade de dar medo, e sua descrição, para mim, foi perfeita. O bom é que Sara descreve sem deixar cansativo ou repetitivo, e ela soube criar um protagonista ótimo, que não é tarefa fácil. Jacob é divertido, tanto jovem quanto velho, e me encantou muito. As situações que ele passou no circo foram tão mágicas e surpreendentes ao mesmo tempo, que fiquei ávido para saber mais e mais.  

Outro exemplo de criatividade? O amor por uma elefanta. Parece meio estranho, e até ridículo, mas a relação de Jacob com Rosie, a grande elefanta atrapalhada, é tão cativante, que não tem como não se apaixonar. A narrativa detalhada das atitudes do animal foram tão bem feitas e tão reais que eu gostei bastante.

Eu recomendo muito a leitura. Não vou esticar tanto a resenha para não ficar chata, mas se vocês gostam de um romance bem feito vai adorar. O melhor ainda é que todos os personagens são cativantes, desde Jacob e Marlena até o mais simples palhaço circense e sua cadelinha. As passagens de tempo entre passado e presente foram bem colocadas, de modo que não nos perdemos no meio da leitura.  E o casal formado entre Jacob e Marlena é tão, tão, tão convincente e natural que eu desejei em todo o momento que eles se entregassem logo um ao outro e fossem felizes para sempre (romântico, eu? rs).

Enfim, pessoal. É isso. O livro não tem um final apoteótico cheio de revelações e reviravoltas, mas sim um final prazeroso e cabível. Eu não levei em consideração que falaram muito mal dele antes de eu começar a ler. Valeu muito mesmo ter dado uma chance para essa história, que me emocionou e se tornou uma das minhas favoritas. Abraços e até a próxima. 

3 comentários:

  1. Fiquei curioso pra ler o livro, com certeza deve ser melhor que o filme! Parabéns pelo blog, abraços.

    ResponderExcluir
  2. Aah esse eu já li! Confesso que tinha expectativas muuito altas para o livro, e que, de acordo com o que ouvi sobre, achei que seria muito mais emocionante. No entanto, não deixou de ser uma leitura encantadora, da qual gostei de verdade! O filme, embora tenha gostado de alguns momentos, sempre que assistimos ao filme de livros que lemos, ficamos um tanto desapontados né?
    Mas enfim, eu também recomendo a leitura dele! =D
    Beijos!

    overdose-de-ideias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Já li. Não sabia nem de que se tratava. É uma leitura chata, confesso, e confusa, que com o tempo fui entendendo e fiquei até animado pra ler! Mas no finalzinho, quando faltavam 50 páginas pro fim.

    ResponderExcluir

Olá :D
Espaço reservado para comentários.
Ofensas serão excluídas.
Tem um blog? Deixe o link no final do comentário.
Obrigado!