Sem Roteiro: A Corrida por Parcerias



Quem não quer parceria com editora?  Ter um reconhecimento como esse é algo que deixa qualquer blogueiro literário muito feliz. Mas até que ponto essa necessidade de ser parceiro pode interferir no seu maior prazer: ler livros? Vou tentar de maneira clara e direta expor minha opinião para vocês, leitores do blog.

Ao entrar no mundo literário, eu mal sabia o que era “parceria”. Como está na descrição, eu criei o blog após minha visita na Bienal. Lá a palavra que eu mais ouvi foi “parceria”, e continuei boiando no meio de vários blogueiros. No mesmo dia que cheguei em casa comecei a navegar pelos diversos blogs que eu peguei com algumas pessoas e comecei a entender o conceito. Você ganha o livro, lê, resenha e faz um sorteio. Ótimo, não? Em partes, sim. Mas é fato que algumas pessoas só fazem o blog para conseguir parceria e ter seus livros de graça, iludidos pensando que depois disso nunca mais precisarão compra sequer um novo livro.

O resultado disso é um mar de blogs com conteúdos fracos que só querem ganhar parceria para receber livros novos. Isso acaba de tornando maçante. E longe de mim querer ser “o dono da verdade”, mas isso é real. Conheço gente que já fez chilique porque a NC não o aceitou como parceiro, e ameaçou até excluir seu blog, deixando claro que só tem o blog para ganhar livros. Outra diz não se importar com comentários, e que só quer seguidores para conseguir parceria
.
Depois de ter tantas parcerias, e não conseguir resenhar tudo, o que ele vai fazer? Sorteios. Alguns blogs se sustentam apenas disso. Muitos não se importam em produzir um conteúdo e interativo na própria página, e isso acaba tornando o blog monótono. Agora é só imaginar isso em grande escala e pronto, uma corrida maluca por parceria e status.
Parcerias com editoras são realmente muito gratificantes. Porém, muitas pessoas não querem realmente debater e promover aquele livro tão querido. Seguidores não significam nada, já que vemos blogs com 1000 seguidores e tem alguns significativos 20 comentários nas postagens.

Creio que as pessoas devem pensar: eu criei o blog para ganhar livros ou pra compartilhar um gosto? Se a resposta for a primeira, com certeza é o caminho errado para se começar. Eu criei o blog com o intuito de dividir com várias pessoas, donos de blogs ou não, uma paixão que eu tenho. Eu seria hipócrita de falar que eu não desejo parceria de alguma editora, claro. Porém, eu quero que isso se torne uma via de duas mãos e que tudo funcione de maneira correta. Se chegar a um ponto que não puder mais ter responsabilidade/tempo para levar tudo adiante, cancelo. 

Espero que vocês que leram tenham compreendido o meu ponto de vista. A parceria é de bom grado, é uma coisa ótima, mas não é o motivo essencial para criação de um blog. E já que eu tenho contato com vários blogueiros, pedi a opinião de 3 das minhas preferidas. Não deixem de ler a opinião delas.

Naiane, Vício em Páginas: Parceria com editora é algo que todo blogueiro quer, por soar como "reconhecimento profissional" de seu próprio trabalho. Porém, essas parcerias acabaram sendo o único objetivo dos blogueiros, e ai já começa a ser algo errado. Parceria não tem que ser o foco de um blog, mas um bônus que vem com o blogar.


Bárbara Sá, Segredos entre amigas: Eu acredito que a parceria com Editoras veio para auxiliar o blogueiro  literário, mas temos ai uma via de mão dupla. Por um lado o blogueiro receberá livros gratuitamente para ler e opinar sobre a história, isso garante uma publicidade para editora, que seria o outro ponto.
Mas essas parcerias acabaram por gerar uma nova rama de blogueiros, que na verdade não são blogueiros. Eu os defino como aproveitadores. Criam um blog, opinam sobre alguns livros, faz uma besteirinha aqui e outra ali afim de, apenas, conseguirem livros gratuitos. Para mim, isso é o cúmulo do absurdo. Falta de vergonha na cara e caráter. Essas pessoas, na verdade, não tem a leitura como prazer. O grande prazer está em mostrar a estante cheia de livros e se dizer ‘culto’.
Para deixar tudo ainda mais lindo, eles acabam por atrapalhar os blogueiros sérios, aqueles que falam sobre o que entendem e que estão ali para opinar e gerar opiniões; muitas vezes os blogs literários são lotados por spams do tipo ‘Seguindo, me segue?’ por uma pura falta de consciência de pessoas que querem as coisas fáceis.
Sim, editoras parceiras são ótimas formas de ampliar as leituras – e os horizontes – de pessoas que tem os livros como prazer, mas acabou por infestar a blogosfera por falsos leitores interesseiros. Acredito que a melhor forma de lidar com isso seria com uma melhor política de parceria, e com equipes de pesquisa nas editoras, equipes essas que observariam os blogs parceiros e definiriam se eles devem ou não continuar recebendo esses ‘livros gratuitos’. Bom, esse é o meu ponto de vista.



Flávia Penido, Livros e Chocolate: Acho que se dedicar ao blog por gostar e pelo prazer de ler e falar sobre aquilo com outras pessoas que curtem o mesmo assunto é ótimo. E a parceria só vem a acrescentar. Pra mim é uma forma de reconhecimento de que o seu trabalho no blog é bacana e está sendo visto e agradando os outros.
Só que muitas pessoas descobriram a “mina de ouro”, acreditando que parceria com editoras é sinônimo de estante gorda, independente de o tal livro fazer, ou não, o estilo literário do sujeito. Diante disso, surgem dezenas de blogs por dia, com conteúdo pobre e/ou batido, super mal escritos e mal formulados, numa corrida desesperada e desenfreada para conseguir seguidores a todo custo, como se isso fizesse com que o blog seja visto como “movimentado e famoso” e consequentemente conseguindo livros de parceria grátis. E uma observação sobre esses blogs cheios de erros de português: uma pessoa que se diz culta, que lê tanto assim, tão interessada e desesperada por livros, criar um blog literário e ainda escrever errado, é clamar por vergonha, e esfregar na cara dos outros que o interesse pode ser qualquer coisa, menos falar do que gosta, pois se realmente gostasse, teria senso para, pelo menos, se dar ao trabalho de escrever corretamente. É o mínimo que uma pessoa que cria um blog literário, mesmo que por interesse, tem obrigação de fazer.
Editoras grandes que já tem seus parceiros, a quem confiam o trabalho de divulgação que eles querem, dificilmente irão trocá-los por blogs recém criados, com conteúdo ruim e mal escritos...
Algumas editoras olham, sim, o número de seguidores que o blog tem, mas é necessário um conjunto para que seja no mínimo atrativo pra ela. Não adianta um blog com 10 mil seguidores, com cinco acessos diários e dois comentários por post... A editora precisa da ajuda dos blogs com relação à publicidade e divulgação, e se o blog tem poucos acessos, poucos comentários e pouca visibilidade, não é interessante. E pra um blog ser bem visto e ter conteúdo que possa ser analisado, é necessário tempo e muita dedicação. Às vezes até investimento caso a pessoa além de querer falar do que gosta, procure algo a mais. A parceria, aos olhos da editora, é pra beneficiar e ajudar o marketing da própria           editora.
Acho que esses blogueiros despreparados deveriam pensar da seguinte forma: “Tenho uma empresa, quero lucrar e preciso vender os meus produtos. Vou procurar alguém com experiência, bem visto, e que faça um bom trabalho pra me ajudar a divulgar o que quero vender pra que eu tenha lucro, ou vou confiar essa tarefa a alguém analfabeto, sem senso e que com certeza só me fará gastar em vez de me dar algum retorno?”
Fica a dica...



Um comentário:

  1. Isso é verdade, concordo. Mas estou no inicio do meu blog, e sonho em fazer uma parceria com alguma editora. Eu simplesmente amo ler
    http://www.simplesmenteumleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá :D
Espaço reservado para comentários.
Ofensas serão excluídas.
Tem um blog? Deixe o link no final do comentário.
Obrigado!