Resenha: A Última Carta de Amor

Título: A Última Carta de Amor
Autora: Jojo Moyes
Páginas: 378
Editora: Intrinseca
Avaliação: 5/5
Sinopse: Londres, 1960. Ao acordar em um hospital após um acidente de carro, Jennifer Stirling não consegue se lembrar de nada. Novamente em casa, com o marido, ela tenta sem sucesso recuperar a memória de sua antiga vida. Por mais que todos à sua volta pareçam atenciosos e amáveis, Jennifer sente que alguma coisa está faltando. É então que ela descobre uma série de cartas de amor escondidas, endereçadas a ela e assinadas apenas por “B”, e percebe que não só estava vivendo um romance fora do casamento como também parecia disposta a arriscar tudo para ficar com seu amante. Quatro décadas depois, a jornalista Ellie Haworth encontra uma dessas cartas endereçadas a Jennifer durante uma pesquisa nos arquivos do jornal em que trabalha. Obcecada pela ideia de reunir os protagonistas desse amor proibido — em parte por estar ela mesma envolvida com um homem casado —, Ellie começa a procurar por “B”, e nem desconfia que, ao fazer isso, talvez encontre uma solução para os problemas de seu próprio relacionamento. Com personagens realísticos complexos e uma trama bem-elaborada, A última carta de amor entrelaça as histórias de paixão, adultério e perda de Ellie e Jennifer. Um livro comovente e irremediavelmente romântico.

 “Devia vir com uma advertência: vai fazer você chorar.”

Jennifer e Ellie viveram em décadas completamente diferentes. Jennifer, na década de 1960 viveu um grande amor, mas não sabia muito sobre isso. Depois de um acidente ela perde parcialmente sua memória, e através de cartas endereçadas a ela por um homem “B”, Jennifer descobre que estava traindo seu marido. Ellie vive quatro décadas depois, e com um relacionamento instável com um homem casado. Ela descobre uma dessas cartas e a partir daí fica obcecada para juntar os dois protagonistas de uma linda história de amor. Mal sabe ela que, ao fazer isso, poderá encontrar as soluções para seus problemas amorosos também.

Primeiro de tudo, tenho que deixar claro que eu só comprei esse livro porque custava 10 reais e porque minha amiga comprou mais uns comigo na promoção do Submarino, se não era possível que nunca o comprasse. O destino então veio e “tcharan”, me deu essa oportunidade, eu agarrei.

No começo a leitura é confusa. Não consegui entender qual era o tempo, a ideia das passagens de um momento para outro. O ruim era que uma hora a história pulava para outro lugar, outros personagens, e eu me perdia. Eu precisei de mais de cem páginas para entender o que a autora propôs, mas não pensei em desistir.

A trama é tão envolvente e foi capaz de me levar junto para a vida do casal Jennifer e B. O suposto amante dela fica oculto por um tempo, mas depois que ele surge a história fica melhor ainda. Sabe aquela torcida que cada leitor faz para seus personagens favoritos? Eu fiz isso. O livro é um romance tão tocante e com personagens tão reais, que é impossível não se apaixonar. As cartas que vão sendo mostradas são uma prova de que o amor é uma coisa defasada hoje em dia, mas que ainda há uma esperança.

‎"Você e eu não poderíamos deixar de nos amar, assim como a Terra não pode parar de girar em torno do Sol".

A história de Ellie é mais complicada. Ela tem um amante, J, que não dá muita atenção para ela. Logo no começo eu torci para que ela desse certo com ele, mas meus pensamentos foram mudando ao decorrer da leitura.

O desfecho dado para história não poderia ser melhor. Eu fiquei tão angustiado pensando no que poderia acontecer, porém, gostei bastante do destino dado aos personagens. No final tudo que não imaginei aconteceu.

Não gosto de ler romances, principalmente Nicholas Sparks, mas A Última Carta de Amor se tornou meu romance favorito. O livro é bem construído, bem pensado e criativo. Cada capítulo se inicia com uma carta, e-mail, ou mensagens de amor reais. Segundo Jojo, demorou muito até conseguir todos os textos, e ela ainda manteve o anonimato de todas as pessoas que preferiram assim.

Não deixem de ler esse livro, minha gente. Ele é confuso no começo, mas quando você pega o jeito não quer largar mais. Vocês com certeza ficarão na torcida por Jennifer e B, e talvez, assim como eu, pensarão: “Meu Deus, quando eu vou ter um amor desses na minha vida?”. (risos).

Gostaram da resenha. Não deixem de comentar e deixar o link do blog de vocês para que eu possa retribuir a visita. Beijos e até a próxima.

2 comentários:

  1. Estou lendo e amando o livro.
    Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  2. Eu comecei a ler esse livro, e confesso que abandonei, eu pretendo voltar a ler. Mais eu não gostei muito porque achei muito chato o começo e tals...e acabei abandonando, quem sabe um dia eu ainda to uma chance pro livro!
    Beijinhos :)

    naylanaomi.blogspot.com

    ResponderExcluir

Olá :D
Espaço reservado para comentários.
Ofensas serão excluídas.
Tem um blog? Deixe o link no final do comentário.
Obrigado!