Resenha: O Fio





Tessalônica, 1917. No momento do nascimento de Dimitri Komninos, o fogo devasta a cidade multicultural onde cristãos, judeus e muçulmanos convivem. Cinco anos depois, a jovem Katerina foge para a Grécia quando sua casa na Ásia Menor é destruída pelo exército turco. Ao se perder da mãe em meio ao caos, ela acaba em um navio cujo destino é desconhecido. Desde esse dia, as vidas de Dimitri e Katerina se entrelaçam: entre si e com a história da cidade. Fruto de uma pesquisa meticulosa, O fio tem como cenário a tortuosa história política da Grécia no século XX. A narrativa emocionante de Victoria Hislop — também autora de A ilha e O retorno — une ficção e história ao contar a saga de duas famílias na segunda maior cidade grega.

Em uma Grécia antiga o destino de várias famílias se cruza no meio de um cenário de desastre. Após uma catástrofe na sua cidade natal, Katerina parte em um barco para Tessalônica junto com uma desconhecida, enquanto sua mãe é enviada para Atenas. Já em Tessalônica, Olga e Konstantinos estão passando por dificuldades, já que uma tragédia também se abateu ali. Em meio a tanta calamidade, a vida de Katerina se entelaça com a de Olga, Konstantinos e da família Moreno. A partir desse encontro, a história de uma modista do início do século XX começa a envolver o leitor, mostrando exemplos de amizade, solidariedade e carinho em tempos de mortes e muita guerra.

Escrever a resenha de um livro como O Fio é um tanto difícil. Victoria Hislop tem um talento notável. Essa obra é a prova que uma pesquisa árdua pode chegar a um resultado excelente, juntamente com a criação de personagens tão singulares e cativantes. Em meio a um cenário de tanta tragédia, fiquei torcendo por um final feliz, e a autora não me decepcionou.

A narrativa é um ponto da história que merece muito destaque. Ao chegar a página cem imaginei que muitos fatos já haviam ocorrido e o ritmo de leitura iria diminuir. Fui enganado, felizmente (risos). Victoria fez em pouco mais de 350 páginas o que muitos autores não conseguem em 600. A trajetória do livro transcorre mais de sessenta anos até o fim. Isso foi importante, pois a história do país, as guerras e revoluções que ocorreram naquela época estão relatadas na trama. Vale lembrar que todos os fatos são verídicos, e só os personagens fictícios.

Katerina, Eugenia e suas duas filhas gêmeas foram acolhidas de modo carinhoso pelas pessoas da Rua Irini. Em um mundo que ser solidário está cada vez mais raro, imaginem como é ver isso em um livro? Mesmo sendo algo fictício, foi prazeroso vivenciar a relação que todos os vizinhos tinham ali. O amor que a pequena Katerina criou pela costura tornou a leitura menos densa. A história gira em torno desse ofício, e pode parecer inútil, mas fez toda diferença.

O Fio, editora Intrínseca, é uma história que guardarei no coração. Victoria reuniu elementos tão importantes num livro só que fica difícil não gostar. Apesar de não ser um amante de história (confesso que era minha pior matéria na escola), tive que fazer uma breve pesquisa sobre alguns assuntos para entender melhor o livro. A pacata vida de todos os personagens em Tessalônica, em meio a turbulências da guerra e nazismo, exemplifica que apesar de qualquer diferença cultural e religiosa, as pessoas podem e devem ajudar umas as outras. Recomendadíssimo! 

Título: O Fio
Autora: Victoria Hislop
Páginas: 365
Editora: Intrínseca
Avaliação: Ótimo

18 comentários:

  1. Estava aguardando sua resenha e fiquei aqui querendo saber mais da história do livro. Não sou fã de história, mas sempre que leio um livro que fala de histórias antigas que aprendemos na escola fico mais instigada a conhecer. Afinal a narração de um livro escolar é diferente de um literário.
    Espero poder ler O Fio logo, porque a cada resenha que leio vejo que essa é uma leitura que irá me agradar.

    Abraços,
    Raquel - Viajando com Livros.

    ResponderExcluir
  2. ADoro história e a Grecia é tudo, mas admito que, mesmo contando isso e sua resenha tão elogiosa, não consegui me interessar muito pelo livro não.

    Mas é legal quando os autores usam fatos verídicos, mesmo sem tentar acabamos aprendendo algo (que já me provou útil em vários momentos)

    Té mais...
    http://bmelo42.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oie,
    eu não conhecia o livro e confesso que não é um livro que me interesse muito, mas sua resenha me deixou curiosa para lê-lo.

    Bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho muita vontade de ler esse livro. Quando vi a capa me encantei, e lendo sua resenha me deu mais vontade ainda :)
    Beijos
    http://souseuastral.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Gostei da sua resenha, mas esse livro não chama a minha atenção.
    Li algumas resenhas dele, porém acho que não vou gostar dele. Mas quem sabe mesmo assim ainda não leio.

    BjO
    http://www.the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi,Lucas!
    Que resenha divina! Podemos notar o trabalho delicado e minucioso da autora através da sua análise sempre cautelosa. Adicionei o livro no Skoob e espero ter a oportunidade de adquiri-lo num futuro próximo.
    Gosto de narrativas densas e, pelo que pude notar essa é uma delas.
    Bj grande!

    Zilda
    http://www.cacholaliteraria.com.br
    Tem resenha de Reiniciados no blog. Passa lá!

    ResponderExcluir
  7. PERFEITO !!! *-*
    Sério. Eu julguei o livro pela capa e juro que não estava com a mínima vontade de lê-lo, mas tu atiçou a minha curiosidade... Preciso dar meu jeitinho de ler ele e resenhá-lo para uqe possamos comparar nossas opiniões. É bom quando, como tu mesmo disse, guardamos uma leitura no coração. :D
    Beijão.

    - VITAMINA DE PIMENTA -

    ResponderExcluir
  8. Porque sera que quanto melhor o livro, mais difícil é de fazer a resenha? Sabe que eu sempre fui ruim em história também? hehehehe. Ai falavam pra mim, mas você lê tanto, como você não gosta de história? Quanto ao livro, não é um livro que eu leria no momento. Estou mais no momento de ler histórias policiais.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oiii..
    Ah, fiquei feliz em saber que curti Nora Roberts também ^^
    Eu já ouvi falar da trilogia das Flores, mas ainda não sai em procura, rs!

    Vi este livro "O fio" em algum blog, não me recordo qual agora, mas você me deixou um pouco curiosa! O mais legal é saber que os acontecimentos são reais. Boa pedida!

    Beijos, Lu
    http://luizando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Lucas! Eu gosto muito de livros que tem como pano de fundo a guerra. Quando você fala de solidariedade eu lembrei da Menina que Roubava Livros, pois senti a mesma coisa ao ler este livro. É tão bom ver as pessoas unidas pela vida, não apenas por interesse, mas para sobreviver mais um dia. Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cida, você e eu, tudo a ver ahhaha eu também me lembro desse livro lendo O Fio!
      Beijos

      Excluir
  11. Estava mesmo esperando pela resenha,
    Adorei *O*
    Quero com certeza ler, mas como você sabe minha lista tá pra lá de grande.
    beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi Lucas,
    Eu adoro livros históricos e por isso esse livro me chamou a atenção. Nunca tinha lido nenhuma resenha dele mas achei bem interessante.
    Adorei a resenha.
    bjs

    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Já estava de olhos nesse livro ao ver a sinopse em algum blog da vida. E depois dessa sua resenha, não há dúvidas: preciso lê-lo!!

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  14. Oooowww, que livro mais legal! Nunca tinha ouvido falar. Me lembrou O Menino do Pijama Listrado, pq é duro ler uma historia sabendo de todos os horrores que se passaram em tempos de guerra e afins, por mais que os personagens não sejam reais...
    Vou por na minha lista de desejados!

    Bjuxx

    ResponderExcluir
  15. O livro é muito interessante, gosto muito de histórias que ficam em nossa mente nos levando a épocas diferentes e nos trazendo sentido para a vida, amizade e solidariedade quando a vida é difícil, vc está resenhando cada vez melhor.

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi, Lucas!
    A sua resenha está maravilhosa! Depois de lê-la pude me convencer de que "O Fio" merece sim, uma chance. A estória possui uma premissa interessantíssima, e a capa uma simplicidade incrível! Creio que esta seja a combinação perfeita. Pelo que pude perceber a autora escreve com intensidade e nobreza, estou ansioso demais para ler este livro.

    Grande abraço, http://umleitoramais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Só o fato da história se passar na Grécia já fez sua resenha me prender total atenção, depois de terminar de lê-la então, me convenceu a dar uma chance ao livro, mesmo com uma capa e título tão simples. A resenha está maravilhosa =)
    Beijinho :*

    ResponderExcluir

Olá :D
Espaço reservado para comentários.
Ofensas serão excluídas.
Tem um blog? Deixe o link no final do comentário.
Obrigado!