Sem Roteiro: Como fazer uma resenha?


O objetivo de todos os blogs literários, antes de tudo, é resenhar livros. Claro que apenas resenhar pode se tornar enfadonho, e muitos blogueiros tendem a abrir espaço para outros tópicos em seus blogs. Porém, o mais importante de tudo será sempre a resenha, que é a porta de entrada, o convite que faz um leitor se afeiçoar pelo conteúdo que você escreve. Pensando nisso, resolvi (mesmo que isso já tenha sido falado em muitos blogs) escrever este post com algumas dicas para fazer uma resenha melhor.


Ortografia

O português é um dos, se não o mais critico de todos os quesitos. É comum errar, até porque ninguém é perfeito. Só que passeando por diversos blogs já encontrei erros como “intendendo”, “novo conseito”, “faze”, e por aí vai. Assustador, não é? E o pior é que existem corretores ortográficos online, e o conhecido Word. Se atentem a pontuação, coesão e estrutura da resenha. Não é tão difícil e faz bem aos olhos de quem lê.

Se inspirar não é copiar

Antes de fazer a própria resenha, certamente nós lemos algumas outras antes. Mas nunca, jamais, em hipótese alguma, copie conteúdo alheio. Isso é fruto de discórdia na blogosfera. Primeiro: quem copiou está errado. Segundo: alguém vai descobrir e vai contar para o autor do texto original. E a partir daí a reputação de quem plagiou vai para o buraco, com certeza. Então, seja original. 

Resenhar é o mesmo que opinar

Uma resenha basicamente é: situar o leitor em poucas linhas descrevendo o conteúdo da obra (livro), descrever a estrutura, o conteúdo, analisar de forma crítica, e indicar o livro, caso tenha gostado. O que não acontece na realidade, na maioria das vezes. É comum encontrar resenhas em que o blogueiro resume a história toda, quase contando o que acontece no final, e usa um último parágrafo pra falar: huuum, gostei do livro, ele é legal, leiam! Em minha opinião, opinar sobre um livro é muito mais do que escrever simples cinco linhas a respeito. 

Ser educado não mata

Imagina se você escreve um livro e alguém faz uma resenha negativa ofendendo tanto seu livro quanto você? Isso seria muito desagradável, certo? Claro que um autor que cedeu um livro dele para resenha não vai querer ser ofendido. Seja educado, mesmo que a história não tenha te agradado. Dessa maneira, certamente quem o escreveu mandará um e-mail sobre a resenha e você poderá expor ainda mais os pontos negativos, para assim ele melhorar num próximo livro. Nada de dizer que a obra é um lixo, ou algo semelhante. 

Revisar é tudo

Revisar um texto para mim é igual escolher uma roupa: mudo quantas vezes necessárias até ficar bom. Só assim para eu ter certeza que o conteúdo que eu vou postar no blog seja a altura de quem o lê. Sendo assim, releiam muito a resenha antes de publica-las. No ápice do momento, na euforia de resenhar um livro tão amado, nossos olhos deixam erros bobos passarem despercebidos. Peça para um amigo, faça você mesmo, mas revise sempre. 



Espero que as dicas tenham sido úteis, gente! E lembre-se que não sou perfeito, tá? Mas tento fazer o máximo para ter um conteúdo de qualidade no blog e adoro visitar blogs que também tenham! Beijoooos <3




32 comentários:

  1. Otimas dicas comecei a fazer resenhas no meu blog, e estava precisando de ajuda...Seguindo.

    Formula-amor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Bom post, adorei. É sempre bom reler o que você escreveu, pois tem noção do que escreveu e dos erros, eu sempre estou relendo minhas resenhas antes de postar pra ver o que tem de errado e o que tenho que mudar. As vezes alguns erros ortográficos da pra levar em conta, mas alguns como esses que você citou, realmente são muitos assustadores.
    http://leituramagnifica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post, comecei meu blog a pouco tempo, e é sempre bom ter dicas assim né?

    Beijos
    Mari
    http://www.quinzeprimaverasescritas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Concordo totalmente, Luks! *-*
    Ficou muito bom o texto. Eu "intendo" totalmente o que você quer dizer HAHAHAHAHA e fico feliz em saber que existem tanto blogueiros bons e responsáveis... e mais feliz ainda em saber que eles são meus amigos \o/

    ResponderExcluir
  5. Sobre a ortografia gostaria de acrescentar que colocar espaço entre "!" "?" "," "." e etc é HORRÍVEL. Quando vejo um blog com esse tipo de erro eu surto mentalmente, simplesmente não consigo aceitar esse espacinho desprezível; de qualquer modo, não gosto e automaticamente não gosto do blog quando encontro erros assim. Acho que, se alguém quer ser um escritor e/ou postar textos de qualquer tipo num blog ou qualquer tipo de site, que pelo menos escreva direito e respeite as regras de ortografia, porque, sinceramente, o que é isso?! Erros no texto como confundir uma letra/acento, tudo bem, pois na maioria das vezes a pessoa fica em dúvida ou acha que é assim mesmo, ou quando foi digitar pegou 2 teclas sem querer e não viu, mas esses espacinhos não tem desculpa que justifique, eles são visíveis há metros de distância, então... sem espacinho, ok?

    Gostei do post, com certeza irá ajudar muitos blogueiros a melhorar e muito o conteúdo de seus blogs. Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Oie :)

    Nossa você disse tudo viu, adorei suas dicas para escrever uma boa resenha, acho que educação realmente é tudo e quando vamos escrever uma resenha a atenção deve ser redobrada, abraços !!!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  7. Oi Lucas!

    Muito bacana sua postagem, além de esclarecer várias dúvidas, dá ótimas dicas! Acho que errar é próprio de todos nós, mas realmente há algumas situações que são bem complicadas. Além do Word, o próprio blogger possui um corretor, que funciona muito bem. Re-ler é sempre a melhor saída, pois realmente algum coisa pode passar despercebida. Costumo revisar quando termino, ainda no word e na hora de visualizar a postagem, e claro, sempre leio novamente quando já foi publicada, pois podemos não ver, mas pode ter sempre um errinho.

    Enfim, comentário longo né, rsrs. Gostei muito das suas dicas, pude aprender muitas coisas, afinal todos nós podemos aprender um com o outro :D

    Bjs

    Da Imaginação a Escrita

    ResponderExcluir
  8. Pois é Luh, uma grande parte dos blogueiros fazem blogs só para conseguirem parcerias e ganharem livros, para isso fazem de tudo, imploram para seguir o blog, comentar e o pior de tudo: plagiam resenhas feitas por(geralmente) blogs famosos, afinal é mais fácil dá um ctrl+c e ctrl+v do que quebrar a cabeça e fazer uma boa resenha, nha... isso me dá muita raiva, ainda bem que ninguém copia as minhas resenhas (pelo menos não que eu saiba).

    Temos ainda outro problema: a ortografia. Meu Deus! Já vi cada erro tão absurdo quanto escrever "sensassional", brincadeira...

    Beijokas Luh :*
    Blog da Mylloka

    ResponderExcluir
  9. Concordo com tudo que disse. As pessoas tem que tomar cuidado antes de criticar o livro, afinal vc esta formando opiniões e o autor pode ficar bem chateado se você for mal educado (e quem não ficaria?)

    Adorei o post :)

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  10. Ortografia é quase tudo! Se a pessoa não sabe nem escrever, eu logo desconfio de outras coisas que têm no blog dela. Claro que um errinho de digitação aqui, outro ali pode ser relevado (até porque uma coisinha ou outra pode sim passar despercebida), mas erros grotescos como o que você citou já é demais!
    Não aceito plágio de forma alguma. Será se a pessoa não percebe que plagiando ela está se autodenominando incapaz?
    E você citou um ponto importante. A pessoa não tem que apenas "resumir" a história, ela tem que ser crítica, dizer os porquês de ter gostado ou não da obra. Falar sobre o que gostou e sobre o que não gostou, aquilo que achou desnecessário ou aquilo que achou importante. Mas, claro, respeitando o autor e sua obra, nada de ser mal educado.
    Lu, gostei muito do texto *---* Bem explicadinho e útil (:

    Brunna Carolinne - My Favorite Book - @MFBook
    myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Adorei. Super certo. u.u
    No começo eu ficava meio em dúvida sobre como fazer uma resenha, então sei que esse post vai ajudar bastante blogueiros literários iniciantes :D
    Beijão.

    - VITAMINA DE PIMENTA -

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Lucas,

    Gostei das dicas e concordo plenamente....gostei do blog e estou seguindo...parabéns pelo post...abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/2011/12/o-genio-do-crime-uma-historia-em-sao.html

    ResponderExcluir
  13. Oi Lucas!

    Disse tudo! Não suporto quando entro no blog e o que eu encontro é um resumão do livro. Sou daquelas que gosta nem de ler a sinopse, que é para não ter surpresas!! hahaha E sobre corretor ortográfico, o próprio blogger tem. E eu sempre visualizo a resenha para revisar e saber se está agradável aos olhos a disposição das informações. Super válido o seu post!

    Beijos,

    Marcelle
    bestherapy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Lucas!

    Suas dicas são IMPRESCINDÍVEIS sobre como escrever uma resenha. :) Ótimo post, de verdade. :)

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  15. Era a postagem que eu precisava!! Obrigada.
    Beijos.
    www.diariodostreze.blogspot.com

    fixo: Desculpa não ter vindo aqui esses dias estava estudando para a prova e mudando o layout.

    ResponderExcluir
  16. Com toda a certeza este texto veio em uma boa hora. Há tempos uma amiga me incentiva para eu começar a escrever resenhas e estou precisando de um empurrãozinho com este! E sem dúvida este texto resume, opina, alerta de uma forma muito boa, parabéns!

    www.fenix-es.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Adorei as dicas. Ninguém é perfeito, mas tem coisas que é só dar uma lida antes de publicar que resolve. As vezes passa mesmo. Já achei erros nas minhas resenhas depois de meses. Tem gente que é bem isso que você falou, faz uma resenha de 10 parágrafos e cade a opinião do fulano? Não gostou fala, ta com medo porque o livro é de parceria, então nem resenhe. Outro dia vi uma menina postar em um grupo no face. Tem posti novo no blogue. Acha que eu fui conferir?
    Bjs

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi, Lucas.
    Suas dicas são importantes demais. Creio que quando nós, leitores, vemos algum erro em qualquer que seja o blog, o correto é avisarmos o blogueiro para que ele possa reorganizar da melhor forma a postagem. Espero que muitos aprendam com as suas dicas :)

    Um abraço, http://umleitoramais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. ótimas dicas, adorei!

    Pergunta do dia: O que vai fazer de legal no final de semana? #curiosidade!
    Beijos anjo, até mais!
    @esteffanifontes, do blog Aos Dezesseis Anos
    aosdezesseisanos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Ótimas dicas, Lucas! No começo às vezes escrevemos resenhas péssimas, mas depois vamos melhorando.
    Beijos!

    http://www.odomdaescrita.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi, Lucas! Gostei bastante do post, muito úteis as dicas. Erros ortográficos grosseiros me incomodam demais!

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  22. Oi Lucas... muito bacana seu post. Muito útil na verdade, pois vemos cada "resenha" na blogoesfera que só Deus, né!

    Beijoos
    Meus livros, meu mundo.

    ResponderExcluir
  23. Olá Lucas!
    Ótimas dicas, adorei!
    Cada vez que escrevemos resenhas vamos aprimorando!
    Adorei o post!!

    Beijos,
    lovesbooksandcupcakes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Adorei o sem roteiro dessa vez, e sabe q eu t preparando um tb... Acho que temos mesmo que nos atentar muuuuito para escrever, ainda mais quando o assunto é literário!

    Adorei!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Adorei as dicas, você ditou erros que são realmente muito comuns em vários blogs.

    http://pausaparanerdice.blogspot.com.br/

    Beijos.

    ResponderExcluir
  26. Oi Lucas, muito bom o seu post, eu falei sobre esse mesmo tema no meu blog na coluna Dicas para Blogueiros, é inacreditável os erros de português que eu encontro por aí, se fossem apenas erros como acentuação ou crase (dos quais eu vivo cometendo também) eu até relevaria, mas quando vejo algo parecido com esses exemplos que você colocou sinto vergonha alheia, e na maioria das vezs esse erros ocorrem simplesmente por causa da falta de revisão, o qual você também citou no seu artigo, talvez pelo blog ser algo muito pessoal as vezes as pessoas não ligam em revisar o que escreveram, mas devido a detalhes como este dificilmente o blog do indíviduo prosperará.
    Abraços.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  27. A sinceridade das palavras e a ortografia correta são as melhores dicas para se fazer uma resenha de qualidade e que prenda a atenção do leitor. É repugnante chegar em um blog e ler "mais" no lugar de "mas". rsrs

    Parabéns pela postagem!

    http://desbravandolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Valeu. Sempre tenho medo que nas minhas resenhas eu acabe falando de mais. Vou seguir as dicas. Obrigada!

    http://maravilhosasdescobertas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  29. Gostei muito das dicas e com certeza vou usá-las, beijos.

    http://meninoironia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Obrigada pelas dica.
    Vou usar o meu blog.
    Beijoos

    ResponderExcluir

Olá :D
Espaço reservado para comentários.
Ofensas serão excluídas.
Tem um blog? Deixe o link no final do comentário.
Obrigado!