Resenha: Delírio




Muito tempo atrás, não se sabia que o amor é a pior de todas as doenças. Uma vez instalado na corrente sanguínea, não há como contê-lo. Agora a realidade é outra. A ciência já é capaz de erradicá-lo, e o governo obriga que todos os cidadãos sejam curados ao completar dezoito anos. Lena Haloway está entre os jovens que esperam ansiosamente esse dia. Viver sem a doença é viver sem dor: sem arrebatamento, sem euforia, com tranquilidade e segurança. Depois de curada, ela será encaminhada pelo governo para uma faculdade e um marido lhe será designado. Ela nunca mais precisará se preocupar com o passado que assombra sua família. Lena tem plena confiança de que as imposições das autoridades, como a intervenção cirúrgica, o toque de recolher e as patrulhas-surpresa pela cidade, existem para proteger as pessoas. Faltando apenas algumas semanas para o tratamento, porém, o impensado acontece: Lena se apaixona. Os sintomas são bastante conhecidos, não há como se enganar — mas, depois de experimentá-los, ela ainda escolheria a cura?



Delírio é o primeiro livro distópico da trilogia que leva o mesmo nome. Num futuro não tão distante, o amor se tornou uma doença. O governo americano trabalha arduamente para erradicar esse sentimento com uma intervenção quando os habitantes completam 18 anos. Lena, 17, está quase perto da sua, e sente-se segura por sua “cura” estar próxima. Só que o aparecimento de um jovem, Alex, mexe com o coração da jovem. Isso é terminantemente proibido, é amor, um sentimento que não deve mais existir. O garoto misterioso vai ajudar Lena a descobrir que o governo esconde muito, e assim descobrirá que seu passado tem muito mais a mostrar do que se imagina.

Minha saga com Delírio é mais maçante do que vocês imaginam. Comecei a leitura desse livro em novembro de 2012 e só terminei agora. Calma, eu não demorei tantos meses para lê-lo (risos). Acontece que comecei a leitura e adoeci e pronto, larguei de vez. Com o lançamento de Pandemônio decidi que iria chegar ao final do primeiro livro e assim continuar com a série. Me enganei. Meu desânimo só aumentou após o término da história.

Não sou fã de distopias, mas mesmo assim insisto em ler esse gênero. O que me incomodou profundamente em Delírio foi a narrativa e os rumos da história. O tema é promissor: amor. Porém, Lauren Oliver tentou enfeitar tanto o livro, que o que primeiramente podia ser uma distopia se tornou apenas um romance.

A narrativa é como uma montanha-russa. Em alguns momentos pensei que o livro ia alavancar e se tornar emocionante, mas com o mesmo ritmo que subiu, desceu. A autora não poupou detalhes mínimos desnecessários como uma bexiga murcha pendurada na árvore, um peixe nadando, uma mosquinha na janela e por ai vai. Não gostei disso, pois o gênero do livro merecia mais ação, reação e aventura da parte dos personagens.

O final não foi dos melhores. Ocorreu a ação esperada, mas não me satisfez. Felizmente, a protagonista não é de todo mal. Ela tem seus embates internos em relação a Alex, sua família e sua melhor amiga, Hana, mas não deixou a desejar. Notei até um progresso em sua personalidade, e no final do livro a Lena do começo já não existia mais.

Título: Delírio
Autora: Lauren Oliver
Páginas: 342
Editora: Intrínseca
Avaliação: Bom
Resenha ao som de: Cut, Plumb

17 comentários:

  1. Eu fiquei muito bolada com o final do livro, sério. Spoiler!!!!!!! blablabalbalblbalaromeuejulietablabalbalbalbal. De qualquer modo, acho que, pelo gênero, deveria ter mais ação, porém vou ler o 2 só pra ver o que a autora vai inventar.

    ResponderExcluir
  2. Oi Lucas! Eu gosto de distopias, então já é um ponto positivo para ler este livro, mas você não é o primeiro que não gostou do livro. Vou ler sem expectativas, quem sabe assim curta bem mais. Você falou que começou o livro e demorou para terminar a leitura, estou assim com garota exemplar, acredita que ainda não acabei. Bjos!!!

    ResponderExcluir
  3. Tá aí um livro que estou cozinhando há séculos em minha estante!! Rsrs...
    Tem gente que fala bem, e outros como você que encontram pontos negativos significantes, então não sei o que pensar, se devo ler ou não!!
    Abraço,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  4. Oii..

    Sei exatamente o que é começar um livro e simplesmente, "colocá-lo na geladeira". As vezes fico triste em fazer isso, mas acaba se tornando inevitável.

    Poxa, ao ver o livro, confesso que fiquei super animada em lê-lo. Não sei se seria o estilo de leitura que me agradaria agora, mas.. me interessou de certa forma.

    Beijos, Lu ♥
    http://luizando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Lucas,não estou muito animada com esse livro,é agora lendo sua resenha fiquei ainda mais desanimada,vou esperar ate lançar o terceiro livro,pra começar a ler delirio.
    Acho que só não desisto de ler esse livro,pq estamos falando da lauren oliver,já li um livro dela que foi antes que eu vá,e é muito bom.
    Sou fã de distopias,simplesmente amo.
    Adorei seu blog!!!

    ResponderExcluir
  6. A sinopse me interessou, mas pela sua resenha... Fiquei na dúvida. Vou por na listinha do "talvez" xD

    Distopia até hj só li uma (saga Jogos Vorazes) e tenho curiosidade de ler mais.

    Té mais...
    http://bmelo42.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Lucas!
    Muito sincera a sua resenha. Ainda antes do lançamento nacional eu já acompanhava as opiniões dividas sobre Delírio. Quando chegou por aqui, a situação se repetiu. Eu tenho uma imensa curiosidade de saber como a autora transformou o amor em doença e, ao mesmo tempo, um certo receio pelo rumo e como o romance toma conta. No final das contas eu sei que quero ler para matar a curiosidade, mas não consigo imaginar quando! >.<


    Beijo!
    Nine | Estante da Nine

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho tanta vontade de ler esse livro!
    E saiu o segundo né?
    As opiniões são bem relativas, alguns amam, tem outros que não gostam.
    Acho o que me chama mais atenção nele é a capa, acho lindíssima.
    Beijos
    http://souseuastral.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Esse livro, com certeza, não é o melhor do mundo, mas, de alguma forma, ele conseguiu me tocar e eu não o detestei. Tá certo que os acontecimentos são muito devagar e a narrativa da Lena não é a melhor do mundo, mas mesmo assim eu consegui gostar desse livro.
    Lu, sei que você não é fã de distopias (eu sou demais!), mas recomendo você ler Divergente. É uma das melhores distopias que eu já li e acho que talvez você goste. Claro que ele tem algumas ressalvas, nada é tão perfeito, mas acho que é bem capaz de você gostar dele (: Quando puder, dá uma chance!

    Brunna Carolinne - My Favorite Book - @MFBook
    myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Quando li esse livro tinha acabado de ler a serie Feios e achei muito parecido as histórias. A unica diferença é que em um a operação é para ficar perfeito e no outro é para não amar. Mas eu gostei. Também tinha umas partes em que eu ficava agora vai e não ia nada. Gostei do final e quero ler a continuação. Já li algumas resenhas e estão falando que é melhor que o primeiro.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. "Detalhes mínimos desnecessários": pra mim não tem coisa que estrague mais o livro do que isso. Na verdade, tem, quando o(a) autor(a) se perde na própria história.

    Eu li algum tempo atrás uma resenha muito positiva, tão positiva que eu cheguei a achar que o livro era quase uma perfeição, mas que bom que li tua resenha pra abrir meus olhos, rsrs.

    Eu confesso que apenas lendo a sinopse e essa ideia de amor proibido, distopia, etc. eu achei interessante, mas agora, quero passar longe, hehe.

    Elder Ferreira, O Epitáfio

    ResponderExcluir
  12. Tô querendo ler esse livro a um tempinho ^^' Pelas opiniões que tenho visto dele, é meio que um "divisor de águas": uns amam, outros odeiam. Vou ter que ler p/ tirar minhas conclusões ^-^
    Parabéns pela resenha; amei.
    Beijinhos
    Isabelle - http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Parabéns, belo trabalho com o blog.
    http://palavrapequenas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. De todas as resenhas que li desse livro devo dizer que a sua foi a mais pessimista kkkk Por que não gosta de distopias?! Enfim, mas é claro que nem tudo vai agradar a todos, o importante é que você leu e tem sua opinião, espero ler em breve esse livro porque ele me instiga muito.

    Abraços,
    Raquel.

    ResponderExcluir
  15. Esse livro deve ser uma loucura! Estou louca pra ler!
    é uma pena que vc não tenha gostado! Eu amo distopias!

    beijos

    Livro de Capa Dura

    ResponderExcluir
  16. É uma pena vc não ter gostado, pois eu amei o livro.
    Merecidas 5 estrelas.

    http://thebooksmylife.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá :D
Espaço reservado para comentários.
Ofensas serão excluídas.
Tem um blog? Deixe o link no final do comentário.
Obrigado!