A Sindrome [E] - Franck Thilliez



Um estranho caso vem atrapalhar as férias de verão de Lucie Hennebelle, tenente de polícia em Lille. Seu ex-namorado ficou cego depois de assistir a um filme mudo, anônimo, com um roteiro enigmático, concebido por uma mente doentia. Simultaneamente, o comissário Franck Sharko, veterano da Divisão de Homicídios e analista comportamental na Divisão de Repressão à Violência, passa por um tratamento na tentativa de curar a esquizofrenia.No norte da França, cinco cadáveres não identificados foram encontrados sepultados a dois metros de profundidade mutilados de maneira atroz e em estado de decomposição avançada e Sharko cede ao chamado da aventura. Enquanto Lucie descobre os horrores escondidos no estranho filme, um misterioso informante do Canadá aponta-lhe o elo entre aquele rolo e os cinco cadáveres.Um único e mesmo caso, graças ao qual Lucie e Sharko, tão diferentes e ao mesmo tempo tão próximos em sua concepção do ofício, irão se encontrar. Das favelas do Cairo aos orfanatos do Canadá nos anos 1950, os dois colegas irão se deparar com um mal desconhecido, batizado como “síndrome E”. Uma realidade assustadora que revela como o ser humano pode ser capaz das maiores atrocidades.

Depois de assistir a um estranho filme, Ludovic ficou cego. Sem saber como, ele conseguiu ligar para sua ex-namorada, Lille. A policial então embarca numa jornada internacional atrás de pistas para solucionar o mistério de tal filme e os motivos para que tenham feito seu ex-namorado ficar cego. Acompanhada de um policial chamado Sharko, os dois vão descobrir coisas inimagináveis sobre o misterioso curta-metragem. 

A sinopse desse livro deixa a sinopse totalmente no ar. Digo isso, porque não é possível imaginar o que a história nos reserva apenas lendo a breve descrição da contracapa. Franck criou uma trama entrelaçada com criticas ao mundo atual, personagens bem aprofundados e uma atmosfera de arrepiar. 

Esse filme que é tão ressaltado na sinopse é muito esquisito. O autor começa a desenvolver um enredo em volta disso no começo do livro, e com o decorrer da trama, o foco é totalmente aquele, não abrindo espaço para outros questionamentos. É tudo tão arrepiante, que as descrições sobre o filme me fizeram imaginá-lo perfeitamente e sentir certo medo por isso. 

Franck faz muitas menções sobre as mensagens subliminares presentes na vida de todos nós. É interessante observar isso no nosso cotidiano, porque quantas imagens são vistas por nossos olhos diariamente? Gostei muito desses pontos levantados, até porque nós vivemos num mundo que a mídia tem muito controle sobre a massa. Existem alguns filmes, como Transformers, por exemplo, que são cheio de mensagens subliminares. 

A Síndrome [E] é o tipo de livro que te faz querer mais e mais a cada página. Franck trabalhou muito bem com um tema bem original. Tudo que está por trás desse filme é assustador: mortes sangrentas, mensagens subliminares e mentes psicopatas. A leitura é bem densa e cheia de assassinatos, ou seja, se você não gosta de livros tão pesados assim, não leia esse. A última página tem um gancho para a continuação (sim, será uma trilogia). Não sei se é positivo, já que todo o mistério foi resolvido por ora. O que nos resta é esperar pelo lançamento do próximo volume e ver o autor mantém o mesmo nível. 

Título: A Síndrome [E]
Autor: Franck Thilliez
Páginas: 360
Editora: Intrínseca

22 comentários:

  1. Caraaaaca, que interessante! =O
    Vir aqui nesse blog é um buraco no meu bolso! HEHEHEHEHE Vou por na lista! ;)

    Um beijo
    www.fizdecanetinha.com

    ResponderExcluir
  2. Estou louc por esse livro, vou ficar atenta nas promos do submarino, rs.
    Eu ouvi falar q ele é o terceiro da série. Mas pelo visto não ler os anteriores interferiu a leitura? O que vc achou?

    bjs
    Aline Lima
    http://alinenerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. A sinopse me interessou muito, sua resenha então! Parece um daqueles livros que te pega de jeito, tô precisando de um assim.

    Euu antigamente era muito fã de mensagens subliminares vivia buscando sobre isso, apesar de hj em dia não me interessar mais tanto, fiquei curiosa sobre isso no livro.

    Té mais...
    http://bmelo42.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Mais uma trilogia. Nem deveria ser surpresa né? Agora os autores só sabem escrever assim. Ganhei esse livro e estou esperando chegar. Me interessei muito pela sinopse, acho que vou gostar.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Lucas!

    Essa capa já despertou minha curiosidade, lendo a sinopse foi o segundo passo e sua resenha fechou. Quero ler. Adorei a premissa da história, pois gosto muito de suspense e mistério. Gostei muito do enredo parece mesmo original. Anotei na minha lista.

    Beijos

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Nossa menino sabia que devia ter uma continuaçao porque acabou bem esquisito! Mas eu adorei o livro *-*

    (desconstruindoaspalavras.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
  7. Lucas, realmente nunca entendi sobre o livro através da sinopse, mas curti muito sa resenha, me deixou curiosa quanto ao livro. Na verdade o ponto fatal foi esse filme. QUE FILME É ESSE? hahha
    me fez lembrar de O Chamado xD
    Beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Primeira vez que lia algo sobre o livro. Você simplesmente me fez ter muita vontade de ler ele. Há pouco tempo eu redescobri meu amor por thrillers. E esse parece ser muito bom. Eu fico meio tensa, quando leio histórias mais pesadas, mas mesmo assim não consigo solta-las.
    Beijinhos ;*

    ResponderExcluir
  9. oi, tudo bom?
    adorei a sua resenha, gosto de resenhas que me deixam curiosa para ler o livro e a sua fez isso kkk
    Seguindo seu blog, pode retribuir? Obrigada :]
    Beijocas, http://meuvicioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Já tinha ouvido falar muuuito bem sobre esse livro, e estou bastante curiosa para ver. É, definitivamente, uma estória inovadora.
    Não consigo entender porque fazer uma trilogia sendo que os mistérios foram todos resolvidos, mas, acho que para descobrirmos teremos que esperar mesmo!

    Beijo
    Mariana | Sem querer me intrometer

    ResponderExcluir
  11. Olá!

    Quando vi esse livro no sorteio de cortesias do Skoob já fiquei com muita vontade de lê-lo, mas infelizmente não ganhei. E sua resenha me deixou ainda mais ansiosa.

    Abraço, Gabriela
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Sua resenha conseguiu me deixar curiosa, não sei porque ainda não tinha parado para ver do que se tratava esse livro e fiquei bastante instigada com essa trama densa. Não imaginava que esse livro falasse sobre isso, me impressionou bastante. Devia ter lido antes sobre ele, vou adicionar na minha lista.

    Abraços, Raquel.

    ResponderExcluir
  13. Adorei sua resenha, Lucas! Parece ser um livro muito interessante :)

    Beijos!
    http://viajantesdaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Opa.. Tenho que admitir que o final da postagem me chamou a atenção e deixou-me com vontade de ler: assassinatos e tal.
    Não, não sou uma psicopata (hahaha), mas mudar de gênero é sempre bom para não ter ressaca.
    Estou mudando agora. Saindo do romance para um meio termo de "ficção científica/futurística". Veremos :)

    Beijinhos, Lu ♥
    http://luizando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Ei fiquei meio "boiando" quando li a sinopse, meio curiosa tentando adivinhar o que seria tudo isso ...
    Se eu não tivesse gostado do livro pela sua resenha, acho que só ia ler ele por conta da curiosidade que me deixou hahaha

    Fiquei intrigada com a mensagem do livro,
    tenho a impressão de que vou ficar com medo(?) lendo hahahaha

    Achei interessante, até pra variar um pouco a minha leitura, acho que nunca li nada parecido.
    E gosto quando a resenha me deixa curiosa e com vontade de ler o livro, o que foi o caso, então com certeza vou por na minha listinha!

    Bjs ;*
    Vícios em Três. (@viciosemtres)

    ResponderExcluir
  16. Oi Lucas, tudo bem?

    Eu já tinha comentado aqui que li esse livro. Eu o achei bem interessante também, acho que o Franck Thilliez é um autor bem promissor no thriller.
    Sobre o misterioso filme que você disse que ficou imaginando as cenas, eu recomendo que você assista "Um Cão Andaluz", de Luís Buñuel e Salvador Dalí, já que o filme descrito no livro é inspirado nesse curta metragem, principalmente a cena da navalha. Eu já tinha visto o filme do Buñuel há algum tempo e quando tava lendo A Síndrome E fiquei me perguntando "Nossa, o cara ficou cego assistindo Um Cão Andaluz?!!". rsrs
    Quanto à trilogia, provavelmente não terá grandes ligações, com exceção dos dramas dos protagonistas, como a maioria das séries de romances policiais, onde são casos independentes com os mesmos detetives.
    Eu fiz uma resenha desse livro também, passa por lá depois se puder!
    Beijos

    http://coolturalblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  17. Cara, fiquei com muita vontade de ler, sério.
    Eu to com tres livros pra ler, mas to com ressaca de livros sabe ? Sem vontade de fazer nada que me cobre alguns neoronios em funcionamento. Mas estava com suaaddes de vim no seu blog :)
    Beijos
    barradosno-baile.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. adorei seu blog estou seguindo deixei uma tag lá no meu blog
    http://adorotechica.blogspot.com.br/2013/06/tag-liebster-award.html

    ResponderExcluir
  19. Oi, Lucas!

    ótima resenha. curti muito o estilo do livro, já li algumas resenhas sobre ele, parece ser mesmo interessante (hoje eu tava procurando uns blogs pra comentar, eu tinha quase certeza de já ter lido esse post rs)
    Ah, eu gosto de livros densos, pesados, então esse aí deve ser boa pedida. Já li várias resenhas sobre esse livro, sempre me interessei pela leitura, mas não sei quando isso vai acontecer =P

    abração!

    Pedro Almada
    http://inspirados-oandarilhodotempo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Esse livro não chamou muito a minha atenção pois nao curto o estilo, mas as resenhas que tão saindo tem elogiado tanto que tô pensando em reconsiderar! A sua está ótima, minha curiosidade com o tal filme foi ás alturas!

    Beijokas
    escolhasliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. OI nunca tinha ouvido falar desse livro!
    Vou procura-lo para ler!
    BJs, me segue por favor?
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2013/06/os-filhos-do-tempo.html

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Olá :D
Espaço reservado para comentários.
Ofensas serão excluídas.
Tem um blog? Deixe o link no final do comentário.
Obrigado!