Resenha: Antes de Dormir





Título:Antes de Dormir
Autora: S.J. Watson
Editora: Record
Páginas: 400
Classificação: 5/5
Sinopse: Todas as manhãs, Christine acorda sem saber onde está. Suas memórias desaparecem todas as vezes que ela dorme. Seu marido, Ben, é um estranho. Todos os dias ele tem de recontar a vida deles e o misterioso acidente que tornou Christine uma amnésica. Encorajada por um médico, ela começa a escrever um diário para ajudá-la a reconstruir suas memórias, mas acaba descobrindo que a única pessoa em quem confia talvez esteja contando apenas parte da história.



Christine Lucas tem 47 anos. Ou 20? Ela não sabe. Depois de um acidente, Christine perde todo dia sua memória recente, vivendo assim num ciclo sem fim. Um dia ela acorda sem saber onde está, e um homem chamado Ben começa a contar a história da sua vida, e se diz ser marido de Christine. Logo depois que ele sai para o trabalho ela recebe uma ligação. O homem que diz ser seu médico conta a ela que existe um diário, no qual Christine vem registrando seus dias. O que ela não podia esperar é que ao abrir o diário, a seguinte frase está escrito em letra grande e muito legível: Não confie em Ben.

Antes de Dormir, Galera Record, é sem dúvidas o melhor thriller que eu li. Recebi a indicação por uma funcionária da editora na Bienal e não me arrependi de ter comprado, afinal, se tornou a melhor leitura de 2012.

Ao começar a ler o livro eu já fui fisgado pela narrativa, tanto que demorei apenas dois dias para ler. A estrutura é tão diferente e apaixonante. No começo da leitura temos o “hoje”, e logo após começa o diário da protagonista.  Com o auxílio do seu médico, Christine começa a desvendar pouco a pouco o seu passado sombrio. O que é interessante é que ela não se tornou uma personagem martirizante, que todo dia escreve a mesma coisa no diário. Ao avançar as páginas é possível enxergar uma evolução na personagem, principalmente na parte da inteligência.

“Preciso melhorar. Não consigo me imaginar seguindo desse jeito por muito tempo. Eu sei que vou dormir esta noite e que amanhã irei acordar novamente sem saber de nada, e o mesmo no dia seguinte, e depois dele, para sempre. Não consigo imaginar isso. Não consigo enfrentar isso. Isso não é vida, é apenas uma existência, saltar de um momento para outro sem ter ideia do passado, sem planos para o futuro. É como penso que deve ser a vida dos animais. É pior que eu nem mesmo sei o que não sei. Pode haver muitas coisas me aguardando para me ferir. Coisas sobre as quais jamais sonhei.” (pág 222)

Ben foi uma incógnita o tempo todo, pois eu não sabia se confiava nele ou não, e isso me deixou aflito. A leitura vai fluindo e vários pontos vão sendo deixados em aberto, como uma foto, uma atitude ou fala dos personagens, para só no final tudo ser juntado em um quebra-cabeça. Por isso eu fiquei pasmo com a inteligência de S.J. Em vários momentos me vi pensando: Acho que isso tem alguma coisa a ver com aquilo.

Christine é, no mínimo, uma personagem apaixonante. Ela é inteligente, forte e mesmo sabendo que no final do dia, tudo será perdido, ela não desiste de descobrir o que houve com ela. A narração feita por ela mesma é incrível, e me deixou com os sentimentos a flor da pele. Ela recapitula um pouco sobre sua vida, suas sensações sobre si mesma, Ben e sua vida todo dia, mas há uma evolução notável na narração.

O tema pode não ser original, mas a forma com que ele foi trabalhado é única. A melhor parte do livro com certeza são as últimas setenta páginas. Não achem que estou exagerando, mas eu senti meu coração bater mais rápido com a enxurrada de revelações que o autor dá nesse fim. Li nos dia 7 e 8 de setembro do ano passado, e não consegui me desgrudar um instante. Quando eu virei mais uma página e percebi que havia chegado ao fim, fiquei desapontado por saber que não iria mais vivenciar essa história maravilhosa. Se vocês querem uma trama que traga várias emoções de uma só vez, Antes de Dormir é a pedida perfeita.

Curiosidade: Os direitos já foram vendidos e o filme será estrelado por Nicole Kidman. Ou seja, ela com certeza será brilhante no papel. 


Essa resenha é um repost. Gostou? Comente com o link do seu blog, para eu retribuir a visita.

19 comentários:

  1. Oiee, nossa amei a sua resenha, ficou muito boa :)
    Amei o livro tambem, nunca vi um livro assim, que a personagem tem que redescobrir sua vida, achei muito interessante :)
    Seu blog é demais ^.^
    Já estou seguindo!
    Depois vai la no meu ^.^

    http://www.mmanythings.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Aaah eu já li uma resenha deste livro, e a resenha foi tão positiva quanto a sua *_* me deixou bem curiosa HAHA'
    E ah sobre o comentário da resenha de Feios, se você tem os livros, se joga, talvez goste mais do que eu :D
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Este livro me fisgou e fui correndo no skoob marcar como ''vou ler'' e ''desejado''.
    Parece mesmo muito bom, só não gostei da capa! :(
    Sua resenha está ótima, gostei mesmo!
    E... Não confie no Ben. kkkk' :D
    Beijo
    Gabriel - Corações de Neve

    ResponderExcluir
  4. Caralho, desse jeito eu também quero ler esse livro, adoro esse gênero!!

    Sua resenha me convenceu; ainda esse ano lerei "Antes de Dormir"!!

    E ele ainda vai virar filme O.O

    Abs

    ResponderExcluir
  5. Adoreeeei o livro, e olha que ele parece tão simples, sei lá!

    Adorei sua resenha.

    Beijos *-*

    clicandolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu conheci esse livro através de um livreto que eu ganhei em uma promoção e fiquei louca para ler ele. Mas o bendito do preço não baixa nunca. A história deve ser fascinante.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi, adorei a resenha. Não conhecia esse livro, e amo historias recheadas de suspense. Gostei muito mesmo e com certeza vai pra minha listinha de leituras futuras.

    Beijokas

    Jaque - Meus
    livros, meu mundo.

    ResponderExcluir
  8. Nunca ouvi falar desse livro, mas existe um filme com uma tematica similar do Adan Sandler, "Como se fosse a primeira vez". E como eu adoro esse filme (mesmo não havendo ligação), me interessou o livro, sua resenha também ajudou que foi muito boa. Entrou para lista de desejados

    Té mais...
    http://bmelo42.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Ouvi falar desse livro ano passado pela Record. E como sua resenha parece ser um livro com muito conteúdo. Anotado em minha lista.

    Philip Rangel
    Entrando Numa Fria
    www.entrandonumafria.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Lucas! Simplesmente adorei sua resenha e essa história. É o tipo que gosto, aquelas que te instigam e que te fazem entrar de cabeça junto com o personagem para desvendar um mistério. Parabéns! Vou anotar aqui.

    Beijos

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/2013/03/resenha-jogos-vorazes-de-suzanne-collins.html

    ResponderExcluir
  11. Puxa Lucas, eu não conhecia esse livro. Mas foi ótimo ler sua resenha e descobrir o quanto ele foi mágico para você... Você ficou com ressaca literária após a leitura? Porque sua rsenha transpareceu muita emoção... e livros que nos predem e emocionam deixam aquela ressaca 'braba'.


    bjs,
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    De Livro em Livro
    Devaneios Fugazes

    ResponderExcluir
  12. Olá, bom dia ^^
    Obrigada pela visita lá no blog. Amei seu blog, muito legal :)
    Estou louca para ler esse livro, parece ser uma história muito boa *-*
    Parabéns pela resenha. Amei, me deu muita curiosidade sobre a história. Espero também que façam um bom filme.
    Beijinhos e boas leituras.
    Isabelle -http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Lucas,
    Eu tinha visto esse livro várias vezes mas nunca me interessei em ler,nem mesmo procurei saber mais sobre ele. Acho que estou perdendo tempo,porque eu adorei. Sua resenha me deixou com vontade de quero mais. Adoro livros assim...
    Ótima resenha e ótima indicação.
    bjinhuxxxx
    Eu li e Divulgo
    http://euliedivulgo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Isabella Marie Swan8 de março de 2013 11:22

    Realmente não é um tema novo, mas juro que sua resenha me deixou com muita vontade de ler este livro!! Demorei para retribuir a visita pq andei afastada da internet por esses dias, mas já estou seguindo seu blog é lindo e adorei sua maneira de resenhar! Parabéns!!

    xoxo

    http://amigadaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oie Luh, tudo bem? Eu acho essa capa bem bonita, mas sinceramente não me interessei pela história, mas que bom que você gostou! ;)


    Beijokas :*
    Blog da Mylloka

    ResponderExcluir
  16. No começo da resenha lembrei de Como se fosse a primeira vez, rs, bem que você disse que o tema não foi muito original, mas pelo modo que essa história se desenrolou, segundo a sua opinião, me fez querer ler o livro :D

    Com certeza daria uma chance, adoro livros nesse estilo.

    Beijos, Ju- Céu de Letras

    Seguindo de volta ;*

    ResponderExcluir
  17. Legal esse livro, uma boa pedida, se quando a gente lê rápido é porque o livro é bom e não é cansativo. Vou deixar anotado para futuras compras. Hehe Beijos


    Livros... Eu quero ler sempre

    ResponderExcluir
  18. Depois dessa resenha, é certo que preciso desse livro já! Sou apaixonada por livros que me deixam ali no suspense, que me fazem pensar sobre o real caráter de determinada personagem... Ai! Foi pro topo da wishlist, olha a responsabilidade u.u haha
    Beijinho :*

    ResponderExcluir

Olá :D
Espaço reservado para comentários.
Ofensas serão excluídas.
Tem um blog? Deixe o link no final do comentário.
Obrigado!