Sem Roteiro: A Magia Infanto Juvenil



O gênero literário Infanto juvenil não faz a cabeça só das crianças.  Nós, adultos, também às vezes nos deixamos encantar por esse mundo de fantasia. Esse gênero abrange histórias fictícias infantis e juvenis, novelas, poemas, obras folclóricas e/ou culturais.

A britânica JK Rowling soube como juntar todos os ingredientes perfeitos para uma franquia de livros de sucesso, Harry Potter. Mesclando magia, amizade, amor e valores humanos, a autora conseguiu criar uma série que vendeu um bilhão de livros até dezembro de 2011. É inegável que o universo único criado por ela foi o suficiente para arrebatar milhões de fãs ao redor do mundo.

A literatura infanto juvenil tem características próprias que a diferenciam dos livros voltados para o público jovem/adulto: ausência de temas não apropriados para crianças, como guerras, drogas, crimes hediondos. Possuem mais diálogos e menos descrição de cenas. Crianças são os personagens principais. Tem linguagem simples e um final feliz.

Meu livro de literatura infanto juvenil preferido (sim, eu adoro esse gênero) é Morga, A Maga do Vento. Ao contrário do comum, a linguagem do livro demora a ser compreendida por quem lê. Vejam a sinopse e a capa do livro abaixo.



Ano 500. Planeta Emiós. Morga tem 12 anos, cabelos curtos – negros como o piche –, o rosto salteado com sardas roxas sobre a pele branca e olhos azuis. Ela vive em uma casa escondida na floresta com Eremia – a Bramante Branca dos poderosos Fhar, governantes absolutos de Emiós –, e Wapi, seu amado Piróssio, um ser incrível de longas penas como as de um avestruz cobrindo o corpo. Morga sabe como usar a magia, lê o céu através das nuvens e estrelas e fareja o vento para saber onde exatamente tem de seguir. Terra e pedras fazem Morga sentir vibrar as forças da natureza, ela bebe a chuva para limpar seus pensamentos e ouve o silêncio para descobrir os segredos da energia. Em Emiós, ela é o único ser “imperfeito”, pois porta em seu corpo DNA humano, substância proibida pelas leis dos Fhar. Quando um repentino vírus se alastra, pondo em risco a existência dos Fhar – que até então se julgavam imortais – é revelado o segredo sobre a identidade de seu pai. Morga, a Maga do Vento, se torna ao mesmo tempo a maior ameaça ao império dos Fhar e a única esperança do povo do Emiós, que há muito tempo já tinha se esquecido sobre amor, liberdade e a origem terrestre. 

Morga é um livro de leitura um pouco difícil, mas depois a história se torna maravilhosa. A protagonista, apesar de ter apenas 12 anos, é destemida e forte como ninguém. O livro se torna bom pela ausência de romance e presença de muitos valores a quais quem lê pode se espelhar. O universo criado por Moony está no mesmo nível de Harry Potter, em minha opinião. Se vocês ainda não conhecem o livro e gostam do gênero, pensem em comprar.

Histórias de livros infanto juvenis são leves e encantadoras. Geralmente eu procuro ler o gênero após uma leitura muito “pesada”, o que ameniza um pouco o teor de estresse também. Se você não gosta ou ainda não teve a oportunidade de ler um infanto juvenil, tente mudar, pois são histórias assim que nos fazem viajar e nos deliciar nas páginas de um livro.

27 comentários:

  1. Apesar de ter 20 anos, leio livros infanto juvenis e adoro. Bem melhor do que leituras pesadas. Leio para ir para um mundo que não é o meu... Beijos

    Mundo de Nati
    @meuamorpravoce

    ResponderExcluir
  2. Adoro livros nesse gênero, não importa a idade que eu tenha. Como você falou no post, é bom para ler depois daquela leitura pesada. ;)

    Ah, tô seguindo você!

    Um beijo, Karine Braschi.
    http://geekdebatom.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, Lucas!
    Gostei muito do tema que você abordou em seu texto, livros que nos tiram da nossa zona de conforto e nos levam para um mundo totalmente diferente, são os melhores. Cada autor possui uma essência incrível, e encontramos os melhores autores no gênero infanto juvenil. Nestes livros o autor consegue abordar um mundo singular e encantar a todo momento o leitor, o que é maravilhoso.

    A capa e a premissa de "Morga" são interessantes. Com certeza leria o livro, e já que você gostou, creio que possa vir a dar uma chance!

    Um abraço, http://umleitoramais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Bom já passei dos 30 e adoro livros infanto-juvenil. Depois que vi o post aqui, fui dar uma olhada na minha estante e o que mais tem são livros dessa categoria. Sem falar que são os melhores.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Adorei a indicação, é muto bom conhecer novos horizontes no mesmo g~enero que tanto amor.
    Adoro dessa categoria, fantasia e afins.
    beijos.
    clicandolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Já li muitos livros desse genero e realmente é uma otima escolha pra quem esta procurando uma leitura mais leve.
    beijo


    http://melanciapink.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu gosto de literatura infanto-juvenil quando a temática é magia ou aventura. Quando é romance costumo a achar as narrativas um pouco chatinhas, com ingenuidade até demais rs
    Amo Harry Potter *----*

    (desconstruindoaspalavras.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
  8. Confesso que adoro o gênero. Para descontrair, nada melhor do que ler uma estória leve e com final feliz, não é mesmo? Gosto muito de ler livros infanto-juvenis :)

    Beijos
    http://www.semquerermeintrometer.com/

    ResponderExcluir
  9. Muito legal o post. Eu no começo torcia o nariz e achava infantil, mas foi só até começar a ler Harry Potter e Percy jackson pra mudar totalmente de ideia e me apaixonar. Hoje amo!
    Ah, ja estou seguindo aqui ^^
    boa semana
    ;*

    www.redbehavior.com

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia o livro, mas não é meu estilo.

    http://iasmincruz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Ah com certeza agente também gosta..
    Tenho uns em casa e as vezes me pego lendo..
    Legal o post...

    Beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Lucas!

    Assim como você também gosto bastante do gênero e sem dúvida Harry Potter é um ótimo exemplo e o que mais gosto. Não conhecia esse outro que você indicou, mas certamente vou anotar a dica! Adorei o texto *-*

    Beijo:*
    Naty.

    ResponderExcluir
  13. Harry Potter é épico e acredito que nada conseguirá desbancar o seu trono.
    Morga parece um livro bem legal... :D Abraço

    ResponderExcluir
  14. Hey Lucas!

    Eu adoro o gênero, não é a toa que uma das minhas séries preferidas até hoje, são livros do Pedro Bandeira hehe.
    Como você disse, são livros leves e que aguçam nossa criatividade.

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Nossa.. Não conhecia o livro, mas pelas suas opiniões, deve ser mesmo bom. Fiquei curiosa pela leitura deste livro. Vou procurar e adicionar no Skoob agora para não esquecer :D

    Beijos
    http://luizando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Independente da minha idade, gosto do gênero, e não tenho nenhum problema quanto a isso. Acho que o mais importante é que o livro tenha uma boa história, que seja bem desenvolvida e que nos faça ficar ligados nela até o fim...
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi, Lucas.
    Também gosto de literatura infanto-juvenil. Fiquei muito interessada nesse livro! Vou colocar na lista! ;)
    Obrigada pela visita. Seguindo também.

    Beijos.

    http://navirj.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi Lucas

    Gosto muito de literatura infanto-juvenil, acho que muitos desses livros deveria ser recomendado para adultos. O que se aprende sobre respeito, solidariedade e amor próprio é incrível.

    Se puder segue o blog? Te sigo de volta

    www.reticenciando.com

    Milhões de beijos

    ResponderExcluir
  19. Oi, já não leio mais o gêenro,( só para uma pesquisa) mas gostei muito da psoitagem. Ficou bem legal.
    Beijocas.
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Realmente eu concordo com vc! A leitura desse genro é super valida quando queremos aliviar a tensão de um livro mais pesado, e vale a pena sim!! Vou por este livro na minha lista de compras ;D

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi Lucas, eu também adoro esse gênero, acho o mesmo que você. Que é algo leve, gostoso de se ler.
    Vale muito a pena, e HP se tornou um clássico, né!?
    Conquistou de adultos a crianças em diversas partes do mundo.
    Eu adoooro!

    Beijokas
    Meus livros, meu mundo.

    ResponderExcluir
  22. Verdade Luh!
    Hmm... o primeiro livro infanto juvenil que me veio na cabeça (e que eu adorei) foi Como treinar o seu dragão. É muito bonitinho a relação do Soluço e Banguela. A Cressida Cowell nos deixa uma mensagem a cada livro da série, é muito bacana. Acho que todos deveriam ler e assistir o filme, ambos são incríveis.

    Beijokas da Mylloka :*

    ResponderExcluir
  23. Oi Lucas! Já li muito romance, suspense policial e muitos outros estilos, mas acho que nenhum é tão satisfatório quanto o infanto-juvenil. São sempre livros cheios de aventura e muito inteligentes, que nos divertem de maneira única.

    Boa Páscoa. Bjos!!
    Cida

    ResponderExcluir
  24. Gosto de fantasia, com magia de preferencia, mas nao descarto infanto juvenis! Amoo <3

    Bjos
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  25. Aaaahhh, Harry Potter *-* é o livro que eu vou ficar velhinha e continuar lendo, e continuar gostando e continuar chorando na morte do Snape e do Dumbledore... huahuahuahua
    Adoro!

    beijos
    Kel
    http://porumaboaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. è verdade do infato juvenil pegar a todos. Lembro que quando comecei a ler HP (tinha 11 anos na época) eu jamais imaginaria que minha mãe fosse gostar. Então um dia ela decidiu pegar o livro para ver porque eu e minha prima (de doze anos) falávamos tanto e se apaixonou.

    Nunca tinha ouvido falar desse Morga. Mas já li vários outros no estilo, a saga vaga-lume que o diga.

    Té mais...
    http://bmelo42.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Adoooooooooooooooro a série Harry Potter, estou com vontade de ler novamente. Só conheço Morga porque você me disse que era seu livro preferido no gênero, quero tanto ler *O*

    ResponderExcluir

Olá :D
Espaço reservado para comentários.
Ofensas serão excluídas.
Tem um blog? Deixe o link no final do comentário.
Obrigado!