A Hospedeira: filme e livro


A espera terminou! Dia 29 de março deste mês ocorreu a estreia mundial de A Hospedeira, inspirado no romance de Stephenie Meyer. Eu já assisti e quero compartilhar minha opinião com vocês. Confiram!


O LIVRO:
Tive meu primeiro contato com o livro em 2009 (no ápice da febre Twilight). O que eu não esperava era não conseguir lê-lo. Simplesmente não desceu e abandonei. Com a notícia da adaptação, precisei ler, e posso admitir: me arrependi do abandono.

A história criada por Stephenie é sem dúvidas digna do sucesso que fez. Narrando sob o ponto de vista de Peregrina, a alma, e Melanie, a hospedeira, o livro é fascinante. Ao contrário de Crepúsculo, que nada acrescenta culturalmente a quem lê, A Hospedeira mostra muito mais que um romance entre dois corpos e três indivíduos. Notei lições de amor e aceitação, independentemente se tais valores fossem aplicados entre uma “alma” e um humano.  Apesar do começo maçante, eu me ambientei com o livro a partir da página cem, e desenvolvi um sentimento de carinho pelas protagonistas. Motivos para ódio mútuo não faltaram, mas elas se tornaram "irmãs".

A Hospedeira foi um livro capaz de extrair de mim diversas emoções. Constatei no final que Stephenie Meyer é ótima autora, só não acertou muito com a saga que narra a história de amor  entre uma humana e um vampiro.

O FILME:
No livro temos quinhentos e sessenta páginas de muita história, tanto pelo que acontece na terra, e as outras vidas de Peg. E é claro, a luta interna das duas. No filme, perdeu-se um pouco dessa essência, porque não dava para adaptar cada diálogo entre elas. Isso não foi negativo (ao menos pra quem leu).

A trilha sonora misturada com a fotografia (luz, estrutura dos planos, e etc) do filme foi responsável por um clima extremamente envolvente. Não há nenhuma música além de Radioactive (música tema), e sim instrumentais que combinaram perfeitamente com o enredo.  

Conhecia o trabalho da atriz que interpretou Melanie do filme Um Olhar no Paraíso , longa que me emocionou muito. Como protagonista desse eu vi que ela continua a mesma ótima atriz, mas não consegui ver a profundidade do livro. As conversas internas ganharam uma pitada de humor e sarcasmo, fundamentais para arrancar risadas dos expectadores no cinema.  E o lado emocional teve sua função desempenhada com sucesso, já que o final é capaz de arrancar lágrimas de quem assisti.

Vale lembrar que quem não leu o livro vai assistir apenas “mais um filme”. A história continua a mesma, mas a ordem dos fatos foi mudada, personagens foram retirados e acontecimentos novos acrescentados. Ou seja, quem foi assistir a um filme esperando entender cada detalhe sem ter lido o livro, perdeu a viagem. A adaptação é uma peça e obra literária é outra: juntas funcionaram bem, mas o filme sozinho, não.

Termino esse texto e confesso: eu simplesmente amei o filme e quase chorei no final. A Hospedeira é uma história de amor diferente e que permanecerá na memória de todos que a vivenciaram durante muito tempo. Quem ainda não viu, corre para o cinema mais próximo. Quem não leu, leia, porque vale a pena.  


32 comentários:

  1. Voltei a ler A Hospedeira ontem só para poder comparar com o filme, da primeira vez que eu peguei para ler achei super chato. Espero mudar de opinião. Ah, tô seguindo o blog.

    Um beijo, Karine Braschi.
    Geek de Batom.

    ResponderExcluir
  2. Começando a pensar em acatar o seu conselho, e ler o livro. haha \o Mas aquelas 70 primeiras páginas me desestimulam T-T Porém, estou ficando meio ansiosa para assistir o filme >< Estou lendo muitas criticas positivas do mesmo...
    Amei o post, ninho *-* Bem escrito *o*
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Nossa faz tempo que quero ler esse livro..há mto tempo..
    E agora já saiu até o filme..rs
    Preciso ler logo!!
    Otimo o post!
    Queria fazer parceria com você, podemos?

    Beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá. Acabei de descobrir seu blog no de uma amiga *-*
    Bom, eu li a hospedeira e confesso que amei. Em comparação com crepúsculo, não posso negar que achei a hospedeira super superior.
    Estou louca para ver o filme e eu sei bem como é isso de ficar nervoso com as coisas do tipo, "como assim fulano não tá no filme?" ou "Por que não aconteceu isso agora?" :s
    Mas concordo com sua opinião e assim que o assistir, direi a minha e vamos ver se concordamos mais, qeu tal? rs
    Te espero no meu. E to seguindo e curtindo aqui. Beijão.

    - VITAMINA DE PIMENTA -

    ResponderExcluir
  5. Eu vi o filme e pensei a mesma coisa... acho que quem vê sem ter lido o livro é mais pra encher linguiça pq não vai pegar o que é a historia a fundo...
    É que nem esse povão que assiste HP e fala que é fã mas nunca leu os livros... Posers de merda...
    Eu ja assisti um filme com a atriz principal e achei muito bom, tanto pela historia, qto pela interpretação da garotinha, "Um Olhar do Paraíso", com Mark Wahlberg, Stanley Tucci e a diva Susan Sarandon

    E meu.. o Max Irons é um GATO! Homilindu

    Sinceramente, eu só perdi a paciencia com a beijação e rebaba sem compromisso dessa historia... rsrsrs

    Bjos
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  6. Own, ainda bem que você gostou *----* Realmente o início do livro é um pouco chato, mas aí quando passa dessa fase de explicações fica muito show! Também gostei do filme, senti falta de algumas cenas que eu julgava importantes, mas nem por isso deixei de gostar, pois compreendo que eles também não podem colocar tudo!
    A atuação deles está boa, gostei dos diálogos e dos não-diálogos também UAHSUHAS
    Preciso destacar o Jake porque simplesmente fiquei encantada com ele. Não imaginava que ele poderia ser tão bom atuando! Ele me surpreendeu demais e agora ganhou mais uma fã (: Além do fato dele está liiiiinnnnddddooooo *-*
    Seria ótimo se todas as adaptações tivessem A Hospedeira como espelho, porque esse filme conseguiu extrair a essência do livro! E isso é a base para uma adaptação começar.
    Assisti junto com uma amiga que não leu o livro e ela gostou demais! Algumas coisinhas que ela não conseguiu captar tive que explicar para ela, mas mesmo assim ela não deixou de gostar.
    Ah, a música do Imagine Dragons ficou perfeita para A Hospedeira! AMEI!

    Brunna Carolinne - My Favorite Book - @MFBook
    www.myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oie Lucas,

    Adorei seus comentários sobre ambos. Também demorei um pouco para pegar no tranco quando li o livro, e hoje o tenho como favorito. Acho que a história engloba tantas coisas, tantas lições, isso a deixou sensacional. Realmente quem leu o livo e viu o filme sentiu uma emoção diferente, eu cheguei a chorar nas últimas cenas. Para quem não leu a obra até que dá para se emocionar, mas a história não se torna tão abrasadora.
    No fim das contas fiquei feliz por eles não terem estragado a belíssima história de Peg e Mel.

    Beijos,
    http://www.segredosentreamigas.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi oi oiii..
    Vim responder sua pergunta, rs!
    SIM! Eu trabalho com Crianças "especiais". Estou terminando Pedagogia, mas pretendo continuar direto com uma pós para me especializar em Educação Especial <3

    Dê uma olhadinha NESTE post :) que você vai entender um pouquinho mais do que eu gosto!

    Agora, claro que tenho que comentar sobre o post. Céus! Eu abandonei "A Hospedeira" e todos me dizem que é muito bom. Depois do seu "depoimento"; acho que sou "obrigada" a retomar minha leitura, rs.
    Ainda mais que estou super curiosa pelo filme :D

    Seguindo rapaz.
    Beijão e uma linda semana!

    ResponderExcluir
  9. Eeei, tudo bem?

    Hmmmm acho que a Hospedeira não faz muito o meu estilo não. Apesar de eu nesse caso, julgar o livro pela autora huahuahua (não gostei mt de Crepúsculo), acho que o livro em si não faz muito o meu gênero literário!

    beijos
    Kel
    http://porumaboaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Quero muito ler esse livro,é ótimo né ? Boa resenha.
    Já estou seguindo seu blog,parabéns :*
    Beijos.
    www.diariodostreze.blogspot.com (visita ? )

    ResponderExcluir
  11. Oii Lucas, como vai?
    Ouvi falar da estreia , queria ler apenas o livro, mas nem isso deu . Um dia quem sabe.
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  12. se rendeu aos encantos da Peg e Mel, não? hahaha eu to quase infartando aqui, porque ainda não consegui ir ao cinema! #chatiada

    ResponderExcluir
  13. Oi Lucas, tudo bem?
    Eu não li o livro e não pretendo ver o filme antes de ler. Na verdade não consegui terminar a leitura, achei um pouco massante, mas como 100% dos que leram dizem que depois melhora, vou arriscar, para poder conferir o filme depois.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
  14. Oi Lucas! Eu já deixei passar a oportunidade de ler o livro várias vezes, até dei ele de presente, mas desde que o filme vem sendo assunto eu ando repensando. Foi bom saber que sem ter lido o filme não faz tanto sentido, então acho que vou ter mesmo que ler antes. Enfim, o que me anima é saber que foi uma boa adaptação, e vou ver mesmo que seja em DVD,pois não estou com tempo para encarar as 560 páginas agora. Bjos!!!!!

    ResponderExcluir
  15. Oi, Lucas.
    Estou louca pelo livro e pelo filme. Vou ler primeiro para depois assistir. :) No início, quando ouvi falar do livro, achei que seria parecido com Invasores de Corpos que já teve várias versões no cinema (e eu assisti a todas rs), mas depois que li as resenhas vi que é bem diferente e adorei. Adaptações dificilmente são tão boas quanto os livros mesmo, né?

    Bjs.

    http://navirj.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá Lucas retribuindo sua visita, Amei seu blog achei muito lindo já estou seguindo claro! Eu ainda tenho certo “preconceito” com essa autora (porque será? Haha), mas confesso que estou louco de ansiedade para ver este filme desde que saiu o primeiro trailer. Eu acho que a estória se destaca pela originalidade e provavelmente irei ver o filme antes de ler o livro por conta da autora. Pois é me julguem. Rs

    Abraços, Manu Blog Cereal Things.
    cerealthings.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Não tenho vontade de assistir, nunca me interessei pela história.

    http://iasmincruz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi Lucas, veja bem nao querer ser influenciada, mas não gosto de Crepusculo e tenho plena certeza que não gostarei de A Hospedeira.
    Isso porque o grande motivo de eu não curti Twilight é a escrita da Meyer.
    Acho chata, enrolada, nada cativante.
    Enfim uma pena, mas se depender de mim é mais fácil, a Meyer se sustentar vendendo acarajé durante o Carnaval aqui de Salvador ou invés de escrevendo livros ~ ai como sou má HAHAHA~
    Beijos e obrigado por sempre visitar o meu blog ;D Seu lindo

    Baiana Literal
    http://tharcilalima.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Eu amo amo amo esse livro. O começo realmente é cansativo, mais depois que você se envolve na história, não tem como largar.
    Eu ainda não assisti o filme pois no cinema perto de mim não estar passando, fiquei indignada! Mais eu vou dar um jeito de ver com certeza! Adoro a Saoirse e Max Irons, já to imaginando que deve ser perfeito esse filme *-*
    Beijos
    http://souseuastral.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Quero muito ver o filme!
    http://blogadolescentequalquer.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Oi Lucas, tudo bom? Acabei de conhecer seu blog e estou seguindo!
    Eu já li A Hospedeira mas não vi o filme. Como você, abandonei a leitura a princípio. Daí, uns dois meses depois, retomei e levei quase quatro meses para ler o livro, por que o começo é lento e bem chatinho.
    Mas eu li as últimas 250 páginas em três dias (observe a diferença!!).
    Eu ainda não vi a adaptação, mas estou ansiosa e tenho certeza que ficou bom!

    Beijos!
    www.nathlambert.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Oi Lucas!!! :)

    Adorei o livro a Hospedeira, achei que a autora evoluiu muito quesito escrita! A história de ficção ficou muito boa! Adorei o filme também achei mmmmuito fiel!
    - claro que algumas coisas mudaram mas sempre ocorre... -

    Também conhecia a Mel/Peg do filme : Um olhar do paraíso! Amei aquele filme,.. depois que assisti tive que comprar o DVD!

    Adoreiiiiiiiiiiiiiii o posttttttttttttttttttt!!! Amei mesmo*
    - Apanhador de Livros -

    ResponderExcluir
  23. O início de A Hospedeira é realmente massante. Mas depois que passa alguns capítulos o livro acaba se tornando viciante. Ainda não assisti o livro, mas percebi que quem não leu o livro não gostou e não entendeu completamente. Infelizmente muitas pessoas só vão assistir ao filme e dizer que ele é péssimo pela falta do complemento do livro e por ser simplesmente uma obra baseada por algo da Stephenie Meyer.
    Estou louca para assistir ao filme!! Só preciso de tempo. Um pouquinho de tempo. = /
    Ah, seguindo...

    Bjoos
    Érica_M
    http://leiturarecomendada.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  24. Eu li esse livro também na mesma época que você abandonou, mas eu li e não gostei. Acho que pela narrativa ser diferente, sei lá achei tão maçante. Não dá para mim reler, pois era emprestado e nem tenho mais contato com a pessoa. Vou assistir o filme para ver se eu gosto.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. Eu ainda não li o livro.
    Não gostei muito de umas resenhas que li sobre o livro, e acabei trocando ele pelo Skoob.
    Mas, vou ver o filme pra ver se animo ler o livro.

    http://feliciity-unjourdepluie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Olá Lucas!

    Eu tinha/tenho criosidade de ler esse livro, mas só de olhar o tamanho dele, me desanima totalmente! ~estranha eu!!
    Acho que a história não iria me agradar muito,mas estou querendo ver o filme, ainda não está nos cinamas daqui =\

    Beijos
    lovesbooksandcupcakes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. O início do livro é realmente lento, mas depois da página cem, como você falou, o livro é viciante e é praticamente impossível largar a leitura. Mas a adaptação não foi tão boa quanto eu achei que seria.

    Beijos,
    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  29. Crepúsculo acrescentou muito a minha vida Okay >.< ?
    Cara é o que te falei esse livro também não me desceu assim como a primeira vez que você leu. Mas diferente de você eu ainda não tive coragem de ler novamente. A sei lá quando comecei a ler achava tão chato que dormia MESMO depois que eu lia 10 páginas do livro, parei na 200 e pouco e dali não sai mais. Vou ao cinema ver o filme essa semana, se gostar, vou ler o livro.
    beijos

    ResponderExcluir
  30. Eu abandonei A Hospedeira logo nas 200 páginas... :( Não curti muito, espero que seja como você que tempos depois leu e se surpreendeu!
    O filme deve ser divo. Ficava namorando os trailers e banners.
    Beijo

    ResponderExcluir
  31. Gosto MUITO do livro! Super original e com uma estória muito boa. Também acho que quem só assistir o filme sem ler o livro, não vai curtir muito. Já eu gostei! :D :D

    Beijos!
    www.desejoliterario.com

    ResponderExcluir

Olá :D
Espaço reservado para comentários.
Ofensas serão excluídas.
Tem um blog? Deixe o link no final do comentário.
Obrigado!