Garota Exemplar - Gillian Flynn

Título: Garota Exemplar
Autora: Gillian Flynn
Páginas: 450
Editora: Intrínseca
Uma das mais aclamadas escritoras de suspense da atualidade, Gillian Flynn apresenta um relato perturbador sobre um casamento em crise. Com 4 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo – o maior sucesso editorial do ano, atrás apenas da Trilogia Cinquenta tons de cinza –, "Garota Exemplar" alia humor perspicaz a uma narrativa eletrizante. O resultado é uma atmosfera de dúvidas que faz o leitor mudar de opinião a cada capítulo. Na manhã de seu quinto aniversário de casamento, Amy, a linda e inteligente esposa de Nick Dunne, desaparece de sua casa às margens do Rio Mississippi. Aparentemente trata-se de um crime violento, e passagens do diário de Amy revelam uma garota perfeccionista que seria capaz de levar qualquer um ao limite. Pressionado pela polícia e pela opinião pública – e também pelos ferozmente amorosos pais de Amy –, Nick desfia uma série interminável de mentiras, meias verdades e comportamentos inapropriados. Sim, ele parece estranhamente evasivo, e sem dúvida amargo, mas seria um assassino? Com sua irmã gêmea Margo a seu lado, Nick afirma inocência. O problema é: se não foi Nick, onde está Amy? E por que todas as pistas apontam para ele?
No quinto dia de seu casamento, Amy Dunne simplesmente desaparece. Ao chegar em casa, seu marido, Nick, se depara com a sala totalmente revirada e nem sinal de sua esposa, e então resolve chamar a polícia. Porém, todos os vestígios de culpa caem sobre ele, deixando-o como suspeito número um. É nessa trama que a história de um casamento turbulento e amedrontador começa a se desenrolar, fisgando quem lê da primeira a última página.


Existem livros que deixam quem lê com diversos sentimentos ao final da leitura. Sim, Garota Exemplar é um livro que se enquadra nesse caso. Gillian conseguiu abordar um tema delicado de se tratar, mas fez isso com uma perfeição inexplicável. Uma mistura de suspense com psicopatia.

A narrativa já é algo que me ganhou desde o começo. A autora usou de um ceticismo e humor ácido ao mesmo tempo, dando toque especial no livro.  Em certas partes eu me vi sorrindo, porque apesar do teor de suspense que a história tem, ela conduziu tudo com maestria, sem entediar, e sim entretendo. A cada final de um capítulo surge um fato novo, e então mais uma vez via necessitado a continuar a ler.

Dividido em três partes, alternando pontos de vista de Amy e Nick, fiquei completamente perdido em quem deveria confiar. Mas eu escolhi meu lado, escolhi Amy. Eu me apaixonei pela personalidade, humor, tudo da personagem. Quis a todo o momento saber o que havia ocorrido com ela, quem a sequestrara. Creio que essa foi a ideia da autora: em qual personagem você acredita?

A inteligência na escrita foi algo incrível, também. Gillian conseguiu primeiro dar pistas e deixar pontas soltas que eu não imaginei que seriam usados no final. A última parte do livro é o ápice. Indo pra uma direção, tudo muda, e deixa quem lê de boca aberta. Realmente um livro que tive momentos “OMG” “WTF”, e pensei: Eu não teria tanta inteligência pra criar tal trama.

Garota Exemplar não é um simples livro de suspense, é o thriller do ano. Flynn conseguiu unir uma bela história com personagens muito bem trabalhados, desde o bonzinho até o mais perverso. O livro ainda traz um ponto importante que é a “cultura ao espetáculo”, que é basicamente a mídia e a população em cima de casos que repercutem em rede nacional. Toda a população dos Estados Unidos presenciou cada momento do Nick como acusado, da Amy desaparecida, tornando-se parte da história dos dois. Gostei disso porque é realmente o que acontece na realidade em que vivemos.


Se vocês estão a procura de um livro maduro, arrebatador e que realmente faça se questionar com o tipo de pessoas que vivemos, Garota Exemplar é a pedida certa. 


30 comentários:

  1. Fiquei perdida com sua avaliação no final, estou acostumada com ela no começo >.< Mas tudo bem.
    Adorei a resenha, como sempre você nos presenteando com a sua fantástica escrita. Ai posso falar? eu nem sabia da existência dessa autora, e nem fiquei tão afim assim desse livro, mas agora com a sua opinião eu quero LEEEEEEEEEEER.
    Beijoca

    ResponderExcluir
  2. Killer Love é o toque de chamado do meu celular *-------* :D
    O livro parece muito legal, a capa não me chamou muita atenção... =/
    Ótima resenha, gosto de suspense que deixa borboletas no estômago de tanto o leitor matutar sobre quem é o tal causador de problemas.

    ResponderExcluir
  3. Oooowwww
    Ja falei que quero ler ne?
    Fiquei super curiosa pq eu gosto de livros que tem temas mais complexos mas que sao narrados desse jeito *-*

    Bju

    ResponderExcluir
  4. Oi Lucas,

    Obrigada por sua visita lá no blog! Garota Exemplar é um livro que fiquei com vontade de ler depois de ler tantas resenhas positivas, parece ser um ótimo livro. Adorei a resenha!

    Beijo:*
    Naty.

    ResponderExcluir
  5. Noss... já leu?
    hehehe O livro foi lançado a pouquinho tempo ein?

    Adorei sua resenha, me interessei mais ainda pelo livro!
    O Drama desse livro deve ser muito envolvente! Já quero ler... ushdsu
    Abraço***

    Lucas F >> http://apanhadordelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Lucas! O livro surpreende à todos, até agora não vi nehhuma resenha negativa dele, e fico até receosa de criar muitas expectativas, dei uma pausa na leitura por causa de algumas resenhas que tenho que terminar, mas logo retomo. Você conseguiu me deixar com mais vontade de chegar ao final do livro, seus argumentos convencem e sem revelar nenhum segredo. Bjos!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Lucas!!!
    Fiquei muito feliz que tenha gostado do livro, já que eu fiz tanta propaganda dele.
    O livro é mesmo arrebatador e você conseguiu mostrar bem isso na sua resenha! Parabéns!
    Beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  8. Olá Lucas!
    Sua resenha me deixou com tanta vontade de ler esse livro, sério.
    Acho que não irei esperar o cartão virar! hahaha...
    Eu adoro livros desse gênero, adoro quando a autora nos deixa tão curiosos, que não conseguimos largar o livro. A história desse livro me lembrou um pouco de um livro do Harlan Coben que li recentemente!
    Não vejo a hora de poder ler esse livro, ótima resenha!

    Beijos,
    lovesbooksandcupcakes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Que bom que você gostou do livro. Quando você comprou ele, ainda não tinha ninguém falando nele. Vou querer ler com certeza, pois adoro livros de suspense, principalmente os com final surpreendente.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Não tinha interesse nesse livro, a capa dele não me chama atenção. Mas sua resenha me deixou um pouco curiosa. Ainda mais quando você disse que ele é o thriller do ano, me deixou bem instigada.

    Abraços,
    Raquel - Viajando com Livros.

    ResponderExcluir
  11. Killer Love? Sugestiva, hein? Rs
    Mas parece ter a ver com o livro! Todos já falaram tão bem dele, e nem foi devidamente divulgado direito! A resenha que li e me fez criar interesse foi da Camila, que, até vi, comentou ali em cima, rs, e a que confirmou esta como próxima leitura foi a sua!
    E adorei o blog! Não conhecia! Já estou seguindo.
    Abraço,
    Vinícius - Livros & Rabiscos

    ResponderExcluir
  12. Eu vi esse livro na lista de lançamentos da Intrínseca, mas pela capa e sinopse não me interessei tanto. Mas a tua resenha parece dizer o contrário, que o livro é interessantíssimo. Já faz um tempo que não leio nenhum suspense, talvez seja uma boa pedida, não é?

    abraços.

    ResponderExcluir
  13. Só pela sinopse, eu já queria bastante o livro... Com essa resenha, então! haha' Sou apaixonada por narrativas bem construidas e, pelo que você comentou, essa parece ser daquelas que deixa qualquer leitor aos pés do livro. Um autor (ou uma autora, rs) que saiba utilizar de ironia e toque de humor em seu livro, com certeza, é Deus! *-* rsrs Amo! Por fim, só posso pensar que tenho que arranjar esse livro, e já!!

    Amei a resenha, inho!! Tão boa quanto todas as outras suas, rsrs.
    Beijo :3

    ResponderExcluir
  14. Apesar de ter dois narradores, que é algo que não costuma me agradar, há vários pontos no livro que me fazem deseja-lo cada vez mais, principalmente após ler sua resenha, só aumentou minha curiosidade!

    Bjs

    Da Imaginação a Escrita

    ResponderExcluir
  15. Oláa td bem?
    Estou retribuindo a visita...
    Se blog é bem da hora...

    Já to seguindo, se quiser retribuir ficaria feliz!

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    Abraço

    ResponderExcluir
  16. Nunca ouvi falar da autora. Não achei interessante a sinopse. Mas caramba! A sua resenha, hein?! Essa sim fez com que eu quisesse ler o livro. Gosto do gênero e gosto da ideia geral de nos questionarmos quem é que fez tudo.

    Té mais...
    http://bmelo42.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Gostei bastante da sua resenha, eu estou querendo muito ler esse livro porque adoro suspenses bem escritos! Assim que a Intrínseca liberar vou solicitar dentre outros "Garota Exemplar". Nessas histórias é legal ver como as coisas vão se encaixando aos poucos e às vezes quando tudo levava a crer que o assassino era uma pessoa você descobre que era outra!
    Amo isso ^^

    (desconstruindoaspalavras.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
  18. Oiii Lucaas! :D
    Quer dizer que temos 450 páginas de mistérios? Bem, nem preciso mais dizer que estou querendo ler esse livro! Não sou muito de ler romances policiais, mas tem uns que me atraem.
    Essa questão de ter dois lados da história é realmente bem complicado, às vezes tem personagens que nos ligam a eles, mas que podem ser os bandidos! Ou os que são idiotas e fazem parecer que são do mal e na verdade não fizeram nada!
    Só acho que ela não precisava comentar sobre o pênis do marido né?! kkkkkkkkkkkkkkkk
    Adorei a resenha!
    Beijoos :*
    - Gabriella Suzart

    ResponderExcluir
  19. To louco pra comprar esse livro, mas tenho tanta coisa pra estudar que se eu comprar agora eu não vou mais largar ele e vou desistir de estudar. Então é melhor esperar um pouco haha
    Abraço

    http://meupaginometro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. otima resenha!
    quero muito ler esse livro.

    http://melanciapink.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Own, tô morta de vontade de ler esse livro *-----* Eu gosto de um bom suspense e pela forma que você descreveu, a autora soube bem criar esse. O fato de você ter gostado só me deixa mais animada para ler :D

    Brunna Carolinne - My Favorite Book - @MFBook
    myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Aiii quero muito ler esse livro *-*
    Sua resenha me fez desejá-lo ainda mais. Adorei.

    Beeeijos (:
    http://literarioecultural.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Já comprei esse livro! Não aguento mais de tanta vontade de ler. Só leio resenhas falando super bem! Roendo as unhas já rsrs.
    Amei a resenha!

    Beijos.


    http://navirj.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Já ouvi tanto falar desse livro... e outro dia li uma resenha negativa que fiquei com medo de apostar na história.

    Como sempre Luquinhas... suas resenhas me fazem vê o livro de outra maneira. Não vou dizer que o enredo é meu estilo ... mas preferi seu lado de vista! Acho que também vou me simpatizar com a Amy.

    Bom, acredito que vá dá sim uma oportunidade para o livro... porém ... não agora, tenho uma lista enorme.. vai concerteza vai para a minha lista de desejados do Skoob.. um dia.. eu leio!!!!

    bjokas e até breve!

    Roberta Sheyler
    http://sonhosliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Preciso muuuito ler esse livro. To super curiosa!
    Acho que a próxima febre literária envolve suspenses policiais :D
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  26. Annw, amei sua resenha!!
    Minha vontade de ler esse livro está explodindo já! *o*

    http://www.nossaestante.com/

    ResponderExcluir


  27. Será que fui a única que não gostou do livro? Evito ler best-sellers porque sempre acabo lendo com minhas expectativas lá em cima, e o que acaba acontencendo é que minhas expectativas raramente são atendidas.

    Dou crédito para a escritora pela forma em que escolheu fazer a narrativa da história, tendo os pontos de vista de Amy e de Nick, mas penso que é algo que seria até mesmo obvio, já que ela procurava mostrar o que acontece num casamento. Amy, tem seus encantos e idiossincrasias, porém Nick é apático, sem graça e sem atitude, parece alguém que morreu e não sabe. A polícia parece não saber fazer seu próprio trabalho, fica muito a desejar. E o pior de tudo, na minha opinião, foi o final, extremamente decepcionante. Dou no máximo, no máximo mesmo, duas estrelas.

    ResponderExcluir
  28. Adorei esse livro. É de tirar o fôlego. Interessante como os personagens vão se alterando ao contar a história. Realmente me surpreendeu.
    Venha conferir nossa resenha dele
    http://sosobrelivros.blogspot.com.br/2013/03/um-dos-melhores-do-ano-renata-lima.html

    E não esqueça de nos seguir.
    Bjs
    Só Sobre Livros

    ResponderExcluir
  29. A sinopse e a capa do livro não tinham me chamado muita atenção dentre todos os livros de estreia desse ano, mas agora, com a sua resenha, preciiiiiiiso adquirir o meu pra já!! Nunca tinha ouvido falar da autora, mas acho que vou dar uma chance e colocar ela no topo da wishlist =)
    Beijinhos :*

    ResponderExcluir
  30. Olá!!
    Adorei sua resenha!!
    Uma colega minha leu Garota Exemplar e adorou, também virou favorito dela. E parece realmente ser muito bom.
    Mais curiosa ainda para ler com sua resenha!
    Beijos.

    http://vivianpitanca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá :D
Espaço reservado para comentários.
Ofensas serão excluídas.
Tem um blog? Deixe o link no final do comentário.
Obrigado!