Resenha: A Seleção


Título: A Seleção
Autora: Kiera Cass
Editora: Seguinte
Páginas: 359
Classificação: 3/5
Sinopse: Para trinta e cinco garotas, a “Seleção” é a chance de uma vida. Num futuro em que os Estados Unidos deram lugar ao Estado Americano da China, e mais recentemente a Illéa, um país jovem com uma sociedade dividida em castas, a competição que reúne moças entre dezesseis e vinte anos de todas as partes para decidir quem se casará com o príncipe é a oportunidade de escapar de uma realidade imposta a elas ainda no berço. É a chance de ser alçada de um mundo de possibilidades reduzidas para um mundo de vestidos deslumbrantes e joias valiosas. De morar em um palácio, conquistar o coração do belo príncipe Maxon e um dia ser a rainha.


Depois de receber um convite para participar da Seleção, America Singer não pretende aceitar. Mas após a insistência de sua família e namorado, ela cede. Já competindo com 34 garotas, America vê no Príncipe Maxon um garoto mimado e vazio. Com o passar do tempo e o surgimento de uma amizade, ela acaba descobrindo que o jovem tem mais qualidades do que ela pensava.

Confesso que comprei A Seleção primeiro pela capa linda. Resenhas não foram o ponto que me fizeram querer lê-lo, mas sim a curiosidade. Posso dizer que em resumo eu achei o livro apenas bom, uma leitura fácil, só que sem nenhum compromisso.

A personagem America é agradável. Felizmente, Kiera não nos trouxe uma personagem chata e enjoativa. Porém, a atmosfera que envolveu a trama que não me agradou. Depois de irem para o palácio real, America e mais 34 garotas começam a “competir” pelo príncipe. Podem me chamar de chato, mas achei tão “programa dominical aonde mulheres vão atrás de namorados”. É diferente, eu sei, mas por que cargas d’água um príncipe lindo teria que promover um concurso para arrumar uma esposa? A proposta do livro era essa, mas não me convenceu por completo, achei superficial. 

Por ser uma distopia eu já tive um receio de ler. O livro se parece com Jogos Vorazes pela questão das castas e tal. Mas para ser sincero, acho que o livro mostra nada mais que a nossa sociedade de hoje de uma forma imaginária no futuro. Se pegarmos alguns elementos como a realeza, castas e rebeles e substituirmos por governo, população e bandidos, teremos a sociedade atual. Isso é um ponto positivo que eu tenho que ressaltar, que apesar de não ser tão original, A Seleção me fez pensar a respeito disso.

Achei o livro meio vazio como um todo. Nada acontece além de encontros entre príncipe e candidatas a esposa e intrigas entre elas. A parte mais interessante é com certeza a história que o país tem. A Seleção foi de uma leitura fácil, rápida e sem enrolação, mas nada muito impressionante. 


O piloto de tevê já foi aprovado. Vi algumas pessoas reclamando dizendo que “estragaram” o Aspen colocando ele na adaptação como negro. Primeiro: isso é preconceito, sim. Segundo: preconceito é algo horrível. Os atores são lindos, inclusive o que fará Aspen. A intérprete de America também. Acho que a série demandará uma produção enorme em termos fotográficos. Imagino o trabalho de cada vestido descrito no livro. E vocês, o que acharam do livro e o que esperam da adaptação? Abraços.

Gostou da resenha? Deixe um comentário com o link do seu blog para eu retribuir a visita (: 




16 comentários:

  1. Não, o que fará o Aspen não é bonito! UAHSUHAUS Bom, pelo menos pelas fotos que vi não achei ¬¬ E nem achei ele com cara de príncipe!
    Acho que o lance do príncipe ter que fazer um "reality show" desses para encontrar um par vai ser explicado nos próximos livros (porque com as princesas isso não acontece ou então, pelo que eu andei pensando, é tudo questão do povo não se rebelar e tal).
    É uma leitura bem levinha, mas eu gostei bastante, foi bem agradável (: Agora é esperar pelo piloto pra ver o que eles irão aprontar.

    Brunna Carolinne - My Favorite Book - @MFBook
    myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Preconceito mesmo, fiquei horrorizada! Ainda não li o livro, mas está na minha lista e pretendo ler em breve já que ele não é extenso e você disse que a leitura flui tranquilamente.
    Em outros aspectos você me deixou bastante em dúvida se lia ou não, mas pretendo tirar minha própria conclusão. Ótima resenha.


    Abraços,
    Raquel - Viajando com Livros.

    ResponderExcluir
  3. Estou dividida quanto a ler A Seleção. Já li várias resenhas do famigerado e muitas delas - principalmente a sua - me encorajaram a dar uma chance à estória. Porque minha maior impertinência era justamente essa coisa de "Jogos Vorazes versão 3.0 glitter" e ainda por cima com uma cara de programa de casais do Rodrigo Faro XD mas, sendo sincera, me parece que vale a pena arriscar.

    Abraço!
    Clara
    labsandtags.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu amei o livro. Foi digno de 5 estrelas para mim. Que pena que você não gostou tanto. Como disse no face: gostei, somente. kkkk'
    A capa é lindamente diva. Ótima resenha!
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. além de preconceito, é também falta de atenção, porque a Kiera, na página 2 descreve o Aspen como moreno. u.u tuudo bem que ela podia ter reforçado um pouco mais nas descrições, mas, apesar disso, faz total sentido ele ser negro

    ResponderExcluir
  6. Olha a louca... Lu, eu errei, mil perdões, queria dizer que o MAXON não é bonito ¬¬' por isso depois eu disse que ele não tem cara de príncipe. Sim, o que vai fazer o Aspen é bonito :D Também achei isso *-----*

    ResponderExcluir
  7. Eu gostei do livro. Achei uma leitura simples, sem muita coisa nova. As castas e a disputa pelo príncipe não me pareceu ser nenhuma novidade.
    Estou curiosa para ver como a adaptação e para mim não teve problema nenhum na escolha dos personaens.Achei o Aspen mais gato do que no livro..rs
    Bjinhuxxx
    Jeh Polato
    Eu li e Divulgo
    http://euliedivulgo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu gostei muito do livro. Gostei especialmente por ser parecido com Jogos Vorazes que eu amei. Acho que a intenção de colocarem um principe lindo pra disputar e par mostrar que eles não tem preconceitos em relação as castas e que qualquer uma podeira ser a princesa. Não sei o que esperar da serie e achei o ator que vai fazer o Aspen lindo. Só que torço pelo Maxon.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá Lucas!

    A capa desse livro é muito linda mesmo!
    acho que a maioria dos livros distópicos hoje estão se baseando em Jogos Vorazes, com essa divisão de castas, em outros é facção e por ai vai..
    tenho muita vontade de ler esse livro, apesar da proposta não se das melhores, bem engraçado essa comparação, vamos substituir por governos e bandidos rs.. bem relista esse seu ponto de vista! não sabia que iria virar série, tomara que seja boa né, não só mais uma para ser cancelada!
    E é puro preconceito mesmo, com o ator por ser negro, nada a ver isso minha gente, o cara é lindo!

    Beijos,

    lovesbooksandcupcakes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Ainda não li A Seleção e, para ser honesto, sequer sei se lerei. Minha fila está extrema e absurdamente enorme, então se eu tiver de lê-lo será, muito provavelmente, em 2014. Enfim, sua resenha está muito bem escrita e você conseguiu passar todas as críticas em seu próprio ponto de vista com louvor. Parabéns por isso.


    Assim me despeço.
    E como há braços, abraços.
    Caleb Henrique - Viajante Literário
    www.viajanteliterario.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olha, por ser um livro nada muito impressionante*, não senti vontade de ler. Pelo fato de que eu estou em um momento de ler coisas emocionantes. Hehe A história parece ser boa, mas clichê, intrigas entre participantes... parecem aqueles filmes de dança que tem as equipes rivais e as líderes ficam se enfrentando, meio cansativo isso pra mim. E pelo fato de ser tornar série, da um crédito ao livro. Deve ser bom para virar série em uma tv. que negócio é esse do autor negro? Você quanto mais o tempo passa mais as pessoas ficam ignorantes. Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi Lucas! Adorei sua resenha. Todos os pontos que ressaltou me chamaram a atenção. Eu também te confesso que se for ler será por curiosida e pelas diferentes opiniões que já ouvi do livros. Alguns odiaram, outros adoraram, mas fiquei um pouc mais animada por saber que ao menos a personagem principal parece não irritar.

    Beijos

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Não gostei do ator que fará o Maxon >.< . Mas achei o outro super a cara do Aspen, e ele é lindo *O*
    AAAAAAAAAAAAADOrei a resenha, porém eu dei nota 5 para o livro, como eu já disse para você. Você sabe que eu adoro essa parada MEGA romântica e disputa por homens lindos. hahahah

    ResponderExcluir
  14. Ooowww.. eu gostei tanto de A Seleção... Achei a História do país ótima, os personagens super bem construidos, até a odiosa da Celeste (sempre tem que ter uma vadia). E o "triangulo", que nem é tão triangulo assim, tb gostei muito.

    Bjuxx

    ResponderExcluir

Olá :D
Espaço reservado para comentários.
Ofensas serão excluídas.
Tem um blog? Deixe o link no final do comentário.
Obrigado!